Skip to content

Diamictito da Igreja do Tamanduá EarthCache

Hidden : 4/22/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 
Google Translator Bandeira dos Estados Unidos

portada central de entrada da Igreja do Tamanduá (1730), emoldurada por requadros de verga reta, foi feita à séculos atrás por uma antiga técnica de trabalho em rochas, trazida pra cá pelos portugueses no período colonial, chamada CANTARIA.
Esse é o ofício ou arte de talhar blocos de rocha bruta para formar sólidos geométricos, normalmente paralelepípedos, de variável complexidade, para utilização na construção de edifícios ou de muros. 
Como se nota aqui, não era costume aplicar a cantaria na edificação por completo, por conta da escassa mão de obra e alto custo do material. Dessa forma, a técnica podia ser encontrada apenas em pontos específicos das edificações, como nos frontispícios, umbrais, pilastras, cornijas, portais e janelas.
Por ter sido feito nesta rocha o corte longitudinal para formar esses enormes blocos, é perfeito para se visualizar toda a litologia da rocha e suas propriedades físicas, estrutura, aparência, ocorrência e associações dos minerais.
 

http://institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2016/12/igreja-tamandua-4-540x272.jpg


A rocha utilizada é um diamictito arenítico que devido o corte feito pelo canteiro (profissional da cantaria) se apresenta bastante didático, possui origem da unidade basal do Grupo Itararé, de natureza muito variada, reflexo dos muitos sub-ambientes do ambiente glacial. Onde ocorrem além dos diamictitos, argilitos, folhelhos e arenitos.
Este grupo, de idade permo-carbonífera, possui 300 milhões de anos, representa um dos mais impressionantes registros de sedimentação glaciogênica.

Sobre o Diamictito, vem à ser uma rocha de origem sedimentar, macia, de granulação grossa, opaca, textura clástica e com alta porosidade.
Formada por clastos e fragmentos de rochas pré-existentes com uma grande gama de tamanhos e com abundante matriz lamítica, síltico-argilosa. O termo diamictito (Do grego "dia" "através de" e "meiktós" "mista" ) foi cunhado para rochas tanto pobremente selecionadas quanto pobremente laminadas, sendo puramente descritivo e, portanto, não tendo nenhuma conotação genética. É aplicado a rochas de diversas origens, como por exemplo, tilitos de origem glacial, deslizamentos em taludes continentais, deslizamentos causados por vulcões, conhecidos como lahar e etc. A forma mais comum de formação é através de deslizamentos submarinos no talude.
Diamictito é uma rocha sedimentar que consiste em não-classificadas para partículas de sedimentos contendo terrígenas mal selecionados que variam em tamanho de argila para pedregulhos, suspensas em uma matriz de mudstone ou arenito
Composição: Calcita, Argila, Feldspato, micas, Quartzo

Um detrito ou clasto é um fragmento de uma rocha preexistente (quer ela seja uma rocha magmática, metamórfica ou rocha sedimentar), solto através dos fenômenos meteorização e erosão. Os detritos podem ser transportados e posteriormente depositados. Se as condições do meio forem propícias pode compactar e cimentar dando origem a uma rocha sedimentar consolidada.


Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.

Questões:

Visualize toda a litologia da rocha e suas propriedades físicas, estrutura, aparência, ocorrência e associações dos minerais... Baseado na sua observação responda:
 
1- Analisando quanto ao suporte, você acha que esta amostra possui maior porcentagem de matriz ou de clastos?
2- Quanto ao tipos de clastos nesta rocha em questão, são de diferentes tipos de minerais ou são de apenas um tipo?
3- Quanto à calibragem dos clastos, possuem uma grande variedade de tamanhos ou os tamanhos são similares? Quais as medidas dos clastos que você vê?
4- Ainda sobre os clastos, eles são angulosos, com muitas arestas ou arredondados?
5- Localize o maior clasto, que está em um dos lados,mais ou menos na altura dos olhos, descreva sua coloração, forma e demais detalhes que achar interessante.
6- Descreva a aparência geral desta rocha exposta. Coloração, textura, etc.
7
- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)


Fontes: Mineropar - Wikipedia - Teses.usp
Links: História da Igreja do Tamanduá

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg

 

Additional Hints (No hints available.)