Skip to content

Processos Erosivos de Vila Velha🌬️ EarthCache

Hidden : 3/26/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 
Google Translator Bandeira dos Estados Unidos  Bandeira da Espanha  Bandeira da Alemanha

 
Apesar do relevo de Vila Velha ser conhecido há muito tempo, tanto a literatura leiga quanto a especializada têm consagrado e difundido uma informação equivocada sobre sua gênese.
Livros do ensino fundamental e médio, enciclopédias, folders de propaganda do turismo e páginas da internet, têm afirmado que as feições do relevo de Vila Velha resultam da ação erosiva do vento (teoria que nós conhecemos nas aulas de geografia quando éramos crianças, aqui nas escolas paranaenses)
Esta Earthcache se baseia em uma teoria parcialmente oposta à esta.

Vila Velha constitui um marcante exemplo de relevo ruiniforme, desenvolvido sobre o Arenito Vila  Velha (Carbonífero Superior da Bacia do Paraná). Lapiés, juntas poligonais, caneluras, pequenos túneis anastomosados, escavações alveolares erosivas, superfícies côncavas basais e fraturas preenchidas com óxidos de ferro e manganês são algumas das feições mais comuns no local. A textura e porosidade da rocha, a cimentação por óxidos de ferro e manganês, as fraturas verticais ou suborizontais, a posição topográfica atual do platô arenítico, a insolação diferencial, a ação das águas das chuvas e de organismos são os principais fatores naturais controladores da erosão que modela esses arenitos.
 

Processos e Feições Erosivas

O principal agente erosivo em Vila Velha é a água pluvial, auxiliada por processos intempéricos promovidos por organismos (plantas, animais, liquens) e pelo sol.
As águas das chuvas, ao escorrerem superficialmente, promovem erosão mecânica, dissolução e reprecipitação. A erosão mecânica, associada à dissolução do cimento, no topo do platô pode formar feições semelhantes a lapiés. Nos paredões rochosos, podem formar reentrâncias, que tendem a isolar formas em torre com topos alargados.
As águas das chuvas promovem, ainda, um tipo peculiar de perfurações superficiais que poderemos verificar no ground zero deste earthcache, denominadas "erosão alveolar", resultantes da ação combinada de remoção mecânica e dissolução de componentes solúveis. Outras vezes, sobretudo nos paredões nesta face norte mais expostos à insolação, as águas superficiais são responsáveis principalmente pela precipitação de película de óxidos de ferro, que atuam no sentido de proteger os arenitos da erosão. Quando ricas em ácidos orgânicos de vegetais em decomposição, os filetes de águas superficiais, mais corrosivas, podem desenvolver nítidos sulcos na superfície do platô.
Penetrando no maciço rochoso, seja através de fraturas ou poros intergranulares, a água da chuva elabora curiosas feições de escavação, denominadas "túneis anastomosados". Usualmente tais feições, com diâmetro centimétrico, mostram marcante controle pelas fraturas suborizontais, e apresentam cones de corrosão que muitas vezes lembram feições de dissolução (Figura abaixo). Remoção mecânica e dissolução devem associar-se na elaboração destas feições.

 

foto3.jpg (27117 bytes)

Cones de corrosão formados por túneis anastomosados em fraturas horizontais atectônicas e perfurações devidas à erosão alveolar.

 

Observa-se a presença de processos biogênicos (raízes de árvores e de plantas rupícolas) como co-responsáveis pelos processos de desagregação e decomposição das rochas.
Liquens são muito abundantes nas paredes úmidas das esculturas, as quais ocorrem principalmente nos locais protegidos da insolação direta, como na face sul do platô (waypoint 02), contribuindo para criar localmente condições favoráveis aos processos erosivos, como na elaboração das superfícies côncavas da base de algumas formas e no aprofundamento de fraturas, reentrâncias e alvéolos.
Perfurações de cupins, posteriormente retomadas por raízes de plantas, também representam ação biológica promovendo a desintegração da rocha.
A ação do sol, aquecendo a superfície dos arenitos e originando fraturas (gretas) pelo fenômeno sucessivo de expansão e contração, origina muitas das feições superficiais tanto do platô quanto dos paredões verticais voltados para norte. Nos casos em que o arenito é mais uniforme (aspecto maciço), há tendência de se formarem hexágonos, figuras que exigem a mínima energia de ruptura (Figura abaixo). As fraturas superficiais iniciadas pela insolação são subseqüentemente aprofundadas e alargadas pela ação das águas e organismos.

 

foto4.jpg (38544 bytes)

  Fraturas poligonais atribuídas à insolação associadas a fraturas lineares subverticais.

 

Segundo as fontes de pesquisa utilizadas na criação deste Earthcache, não foram encontradas evidências da atuação significativa de processos eólicos na elaboração das esculturas naturais de Vila Velha. As bases côncavas de várias das formas são atribuídas à erosão diferencial de estratos menos resistentes, sobretudo por diferenças de textura e cimentação por óxidos de ferro e pela ressurgência de águas de infiltração e água capilar ascendente do solo saturado.


Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.
Questões:

 
1- Quais são os processos e agentes erosivos efetivos na elaboração deste relevo?
2- Nas coordenadas listadas se pode verificar a chamada erosão alveolar, como ela é causada?
3- Quais as dimensões dos alvéolos expostos neste ground zero? 
4- Como a ação do sol influencia a erosão neste relevo? 
5- Qual a diferenciação desta ação do sol no paredão norte/platô; e no paredão sul?
6- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)


Links e Fontes: alem dos outdoors - sigep - uepg
GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 

 

Additional Hints (No hints available.)