Skip to content

As rochas de Matinhos EarthCache

Hidden : 3/7/2018
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato

As rochas de Matinhos
Neste afloramento há uma série de blocos rochosos de diabásio e granito, conjuntamente possuem origens similares.
Ambas são rochas ígneas, originárias do resfriamento do magma ou da lava fundida.
Apesar destas rochas possuírem muita similaridade, elas também apresentam muitas características que as distinguem uma da outra.
Também chamadas de magmáticas, são rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma. Magma é o material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre e que pode extravasar através dos vulcões (passando então a se chamar lava). De sua composição vai depender a composição da rocha magmática a se formar.
Se o magma resfria na superfície da Terra, após ser expelido por um vulcão, origina uma rocha ígnea vulcânica (também chamada de extrusiva). O exemplo mais comum é o basalto. Se o magma sobe através da crosta, mas resfria ainda dentro dela, em grandes profundidades, ele origina uma rocha ígnea plutônica (também chamada de intrusiva). O exemplo mais comum é o granito. Rochas que se formam no interior da crosta, mas a pouca profundidade, são chamadas de hipoabissais. Um exemplo é o diabásio.
(Obs: Próximo à calçada há também um terceiro tipo de rocha, blocos cúbicos de gnaises cinza claro, porém essa não deve ser levada em consideração por ter sido trazido de alguma pedreira distante para auxiliar na barreira do local.)



Composição
De acordo com a maior ou menor presença de minerais escuros (minerais ferro-magne-sianos) nas rochas, elas podem ser leucocráticas (claras), melanocráticas (escuras) ou mesocráticas (intermediárias). Quando possuem mais de 90% de minerais escuros, podem ser chamadas de hipermelanocráticas.
Granito
Contém grandes quantidades de quartzo. O quartzo é um mineral que se parece com o vidro mas é muito mais forte, de forma que não apresenta clivagem ou pontos fracos. A ortóclase, outro mineral, apresenta uma clivagem de 90 graus e uma coloração rósea, branca e com tons de cinza. Ela contém grandes quantidades de quartzo em algumas regiões, tornando-as mais duras e difíceis de quebrar. O terceiro mineral na composição do granito é a plagióclase, que possui dois graus individuais de clivagem, ambos de 90 graus. O granito quebra em planos horizontais.
Diabásio
É uma rocha magmática hipabissal, de textura ofítica, constituída essencialmente por plagioclásios básicos, piroxênio, magnetita e ilmenita.

 

Identificação
A textura das rochas magmáticas se define pelo tamanho dos grãos minerais que as constituem e pelas relações espaciais entre eles. Se os grãos têm aproximadamente o mesmo diâmetro, a rocha é equigranular; do contrário, é inequigranular. Se os grãos têm até 1 mm de diâmetro, ela é fina; se têm de 1 a 5 mm, é média; se têm mais de 5 mm, é grossa. Se os grãos têm uma distribuição homogênea, é isótropa; se estão alinhados segundo uma dada direção, então é orientada.
Granito

É a rocha mais abundante na superfície terrestre. O resfriamento lento permite que os cristais sejam grandes o suficiente para serem vistos a olho nu.
Granito é denominado leucocrático quando em sua composição existe uma grande proporção de minerais claros. Possui cores muito mais suaves que o diabásio
Diabásio
De coloração cinza escuro a preto, melanocrática. É uma das rochas mais comuns do Brasil.
Descrição da textura (ao tato): a granulação fina dá uma textura mais lisa para esta rocha.
Possui estrutura maciça, o quartzo ocorre somente como mineral acessório.  

 

Formação
Granito
Ele se forma no subsolo dos continentes. Essa rocha se esfria lentamente, levando de milhares a milhões de anos para completar sua formação, o resfriamento bem mais lento, dá tempo para que os cristais de quartzo e feldspato cresçam mais. Assim, podem-se ver nele grãos de cores diferentes, com alguns milímetros ou centímetros de diâmetro. Essas rochas são classificadas como faneríticas (tipo de textura de rochas ígneas nas quais é possível observar os cristais individuais à vista desarmada)

Diabásio

O diabásio se forma quando um magma de composição basáltica é injetado em fraturas e diáclases nas rochas encaixantes. Estas diáclases podem ser originadas pelo fraturamento hidráulico causado pelas intensas pressões do magma de uma câmara magmática. A rocha assim constituída forma diques e outras formas concordantes e discordantes. Os diques podem variar de alguns centímetros até vários metros de espessura.


Degradação
A degradação, ou a forma como as rochas se quebram, pode acontecer de várias maneiras, entre elas a adição de água, o resfriamento, o impacto de raízes de plantas ou outros objetos e a expansão dos minerais. O diabásio se degrada mais rápido que o granito porque ele não é tão duro, o que facilita que substâncias externas causem impactos e manipulem sua estrutura.
Quanto ao resultado da degradação, a areia é quartzosa e oriunda da decomposição de rochas como o granito. A decomposição do diabásio gera um solo predominantemente argiloso.


Se você visitou este local e leu corretamente a descrição PODE FAZER O LOG no Earthcache, envie as respostas via mensagem, se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato
Questões:
1- Dentro dos conceitos aplicados cite uma semelhança e uma diferença entre esses dois tipos de rochas.
2- Temos ciência que ambas sofrem o mesmo processo de intemperismo neste local, porém cada uma resultou em um aspecto distinto, identifique as rochas e cite as diferenças que podem ser vistas (Tamanho dos blocos, desgaste, textura, cor, composição...)
3- Analisando as areias desta praia, coloração, composição, etc... Podemos afirmar que estas tem origem de qual dos dois tipos de rocha vistos?
4-Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)
 

 
GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 
 

 

Additional Hints (No hints available.)