Skip to content

EUR/EC37 -Fósseis e Arenitos em Bacias Terciárias EarthCache

Hidden : 12/4/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Flag Counter
A fim de reivindicar um found nesta EarthCache dirigiam-se às duas coordenadas fornecidas. Aqui reúne os dados necessários para poderes responder às seguintes perguntas, a visualização é feita a partir da praia, ou seja do ponto inferior para o superior.
Poderás ver os afloramentos numa das duas praias, ou na indicada como GZ ou como stage 1, o aconselhável é observar dos dois locais.
1-A parede inferior do afloramento possuí arenitos e lutitos, qual a cor predominante dos lutitos?
a) Avermelhados
b) Azulados
c) Esverdeados
d) Acinzentados 

2- Quantos metros de espessura mede o conjunto de descontinuídade inferior?
a) 12 a 25 metros
b) 26 a 45 metros
c) 46 a 60 metros
d) 61 a 79 metros
e) 80 a 90 metros

3- Os níveis superiores são constituídos por arenitos, qual a sua cor predominante?
a) Pretos
b) Verdes
c) Amarelos
d) Cinza
e) Vermelhos

4- A parede superior dos arenitos atinge até quantos metros de espessura?
a) menos de 35 metros 
b) entre 35 e 40 metros
c) mais de 40 metros
Se achas que tens as respostas correctas, faz o teu log de "found", e envie-me suas propostas de respostas através do meu perfil ou via messaging geocaching.com (Message Center), e entrarei em contato consigo em caso de problema.

A Earthcache
Esta Earthcache está situada e permite visualizar as arribas litorais entre as praias de Vale Furado e Paredes de Victória onde estão expostos depósitos atribuídos à apelidada Formação do Bom Sucesso. 

Esta formações rochosas assentam naquilo que é chamado de  discordância angular e é efectuada sobre Calcários do Cretácico. 

Ao fazer a observação poderá identificar que estão representados dois conjuntos separados por uma superfície de descontinuidade. 

A superfície mais inferior,  é constituída por conglomerados, nos quais se destacam as rochas arenitos e lutitos.

Sendo que por Arenitos entende-se que o termo arenito corresponde à areia litificada. É composto por quartzo, feldspato (ou outros minerais de origem ígnea) e fragmentos líticos. Foi classificado com base em diagramas triangulares, considerando apenas as frações detríticas e os três componentes principais: quartzo, feldspato e fragmentos de rocha. 
Nesta classificação o critério mais importante é a composição mineralógica. Posteriormente, foi introduzido o tamanho dos grãos como critério, graduando de areias a argila; e ainda a abundância de argila como índice de maturidade.

E que por Lutitos como sendo uma Rocha detrítica cujos componentes principais são da fração argilosa e do silte e que se originam pela litificação de lamas. 

Quando ao olharmos o afloramento da earthcache, vemos que o tecto das sequências corresponde a paleossolos carbonatados representados por níveis concrecionados. 

Todo este conjunto está datado do Luteciano a Bartoniano inferior, podem analisar no quadro estratigráfico onde se situam, em termos geológicos e em que era se situam estas duas épocas. 



Neste local, de intensa exploração geológica, e onde já nos deslocámos em termos de aula de campo, já foram ali recolhidos fósseis de Iberosuchus macrodon (crocodilo), que na época se passeava, caçava e vivia por aqui.


Também foram encontrados fósseis de Paralophiodon cf. leptorhynchum (grupo dos tapires), que por aqui também pululavam na época.



Estes dois tipos de fósseis foram aqui encontrados, para além de outros crocodilos, quelónios e pequenos mamíferos não identificados, ou seja esta era uma zona rica de fauna e flora.

Quando olhamos para os níveis superiores do afloramento da Earthcache, vemos que são constituídos por arenitos, geralmente grosseiros, às vezes consolidados. 

Estes preservaram e forneceram fósseis de Paranchilophus lusitanicus (equídeo), uma espécie de cavalo da época, cujo fósseis foram aqui também encontrados. 

Já este tipo de fósseis e o afloramento estão atribuídos ao Bartoniano superior. 

Bibliografia:
Antunes, M. T. (1975) - Iberosuchus, crocodile Sebeosuchien nouveau, l´Eocène ibérique au Nord de la Chaine Centrale et l´origine du canyon de Nazaré. Comun. Serv. Geol. de Portugal, Lisboa, t. LIX: 285-330. Antunes, M. T. (1986) - Paralophiodon cf. leptorhynchum (tapiroidea, mammalia) à Vale Furado: contribution à la connaissance de l´éocène au Portugal. Ciências da Terra (UNL), Lisboa, 8: 87-98. Antunes, M. T. (1995) - On the Eocene Equid (Mammalia) from Feligueira Grande, Portugal, Paranchilophus lusitanicus (Ginsburg, 1965). Taxonomic status, stratigraphic and paleogeographical meaning. Comun. Inst. Geol. e Mineiro, Lisboa, 81: 57-72.. Pena dos Reis, R. (1983) - A sedimentologia de depósitos continentais. Dois exemplos do Cretácico Superior - Miocénico de Portugal. Dissertação de Doutoramento, Univ. de Coimbra, 404 p.

Additional Hints (No hints available.)