Skip to content

LAGT CASA DO ROMEIRO Multi-cache

Hidden : 11/15/2017
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



 

CASA DO ROMEIRO

ROMEIROS DE S. MIGUEL

Português

O objetivo desta cache é sómente dar a conhecer a

CASA DO ROMEIRO

localizada na cidade da Lagoa

A CASA DO ROMEIRO

“A Casa do Romeiro, que integrará o futuro Museu de Lagoa – Açores, tem patente uma exposição celebrativa das romarias quaresmais micaelenses, de modo a que seja possível à população lagoense, assim como a visitantes nacionais e estrangeiros, terem conhecimento sobre a história, costumes e identidade cultural lagoense, recorrendo-se à disponibilização bilingue de toda a informação patente ao público.

A casa do Romeiro representa uma homenagem a todos os romeiros da ilha e a valorização de uma manifestação religiosa multisecular que surge no século XVI como uma prece que procura a proteção divina para os terramotos e erupções vulcânicas que assolavam a ilha e, perdura até hoje na forma de uma peregrinação quaresmal. As romarias micaelenses constituem uma forma de expressão cultural que pela sua relevância e ancestralidade integram a categoria de património cultural imaterial, reconhecimento que a Câmara Municipal de Lagoa pretende ver consagrado junto da UNESCO, organização que desde 2003 valoriza este tipo de expressões, o que fundamenta a intenção da autarquia de instruir o respetivo processo de candidatura. A abertura da Casa do Romeiro vem, deste modo, contribuir para o conhecimento e preservação das tradicionais romarias quaresmais micaelenses. O edifício, cedido pela Câmara Municipal de Lagoa à Associação Movimento de Romeiros de São Miguel, ao abrigo de um protocolo celebrado entre as duas entidades, abrigará também a sede daquela associação”.

 

 

Romarias Quaresmais da Ilha de São Miguel

 

“Quem visita São Miguel durante a Quaresma apercebe-se logo de que há algo de diferente na ilha. Ranchos de homens de todas as idades e classes sociais, com semblante austero e vestes penitenciais, calcorreiam as estradas e os atalhos da ilha, cantando Ave-Marias. São as Romarias Quaresmais deSão Miguel, manifestação religiosa original que intriga tanta gente, dentro e fora da Igreja.

As Romarias são uma vivência de fé, de algum modo inefável, que até os que nelas participamtêm dificuldade em descrever. Muito mais quem as olha de fora. Só mesmo participando se poderáter uma ideia do Mistério da Graça que aí se passa.

Para além de toda a roupagem exterior, as Romarias partem basicamente de uma atitude de

religiosidade e fé cristã. Nascem num contexto sócio religioso diferente do nosso, mas mantêm

toda a sua atualidade, precisamente como uma forma de inculturação da fé do povo…”

 

(D. António, EX - Bispo de Angra e ilhas dos Açores)

 

 

Já o tempo passou sobre a memória…

 

 

“Já fazquase 500 anos desde que os romeiros de São Miguelcomeçaram a calcorrear os caminhos da ilhaVerde. Já o tempo anoiteceu sobre a memória, desdeque, pela altura da Quaresma, grupos de homenscomeçaram a circular a ilha em fila dupla, formandoum anel sagrado.Hoje, é fácil arrolar os esplendores destas ilhasatlânticas. É quase impossível olhar para estes picos de fogo ou para as caldeiras onde repousam asplácidas lagoas imaginando os confrontos de titãsque aqui ocorreram.

Aqui, no meio do Atlântico, jazem estas ilhas da bruma,ilhas de basalto negro, fruto da tectónica cópulaentre as placas litosféricas europeia e americana.Há cerca de cinco séculos, uma crise vulcânica degrandes proporções alarmou os povoadores, trazendoas gentes com o credo na boca. A terra, sangrandoa sua essência, rebelava-se e saracoteava-se,alternando inofensivos tremores epidérmicos comterramotos disruptivos, abalos em que se ouvia obramir da terra num ronco surdo, animalesco, de animal ferido. Jatos de gás incandescente incendiavamo ar. Depois, veio uma chuva de cinzas quetudo submergiu, como uma avalancha. Rios de lavaincandescente queimavam tudo à sua passagem, indo derramar-se no mar, num chiar imenso. Aindanão havia acabado este fogo-de-artifício dantesco ejá se enterravam os mortos que a terra, ela própria,não havia sepultado nas suas entranhas.Muita gente pereceu neste cataclismo. Pensa-seque, por essa altura, começaram a aparecer incipientes romarias apelando à misericórdia divina.Era já tão difícil arrancar o sustento nestas ilhas bravias, quanto mais viver no permanente susto derebentar um vulcão ou advir um sismo! Muito maistarde, a eclosão da erupção dos Capelinhos na ilhado Faial fomentou um enorme surto de emigraçãopara as Américas, sangrando a população a modosde deixar freguesias desertas.A dor partiu o muro que fechava a população em siprópria, abrindo-lhe um novo Universo, o da espiritualidadegenuína e profunda. Nessa altura nasceram,paralelamente, duas manifestações de intensareligiosidade: o culto do Senhor Santo Cristo dosMilagres e as Romarias Quaresmais, que evoluírampara os Romeiros de São Miguel.

 

Desde aí, quer para redimir fraquezas, quer por puracompaixão, grupos de homens põem os xailes pelosombros, atam um lenço colorido ao pescoço, umbornal para o viático e lá vão com o bordão numamão e na outra um terço dependurado. E, se antesa vida era insípida, agora vão a cantar, pois Deus éo sal da vida”.

(do livro “A Irmandade do Romeiro”)

 

 

MULTI – CACHE

Esta multi-cache é composta por dois pontos: o pronto inicial localizado no exterior da Casa do Romeiro (WP0) e o GZ. Para encontrar o GZ deverá encontrar os valores de A, B e C, sendo:

A = número de letras existente no azulejo (com a imagem do Romeiro)

       existente à direita da porta da Casa do Romeiro;

            B = número da porta (“número de polícia”) do edifício onde se situa a

 Casa do Romeiro,

            C = ano de inauguração da Casa do Romeiro.

 

Para encontrar o GZ desta multi:

N 37º 44, (A+B+C-1268)

W 025º 34, (1) (C-10A-100B- 689)

A CAIXA

A caixa tem um formato convencional.

Por favor, sejam discretos, não façam logs forçados, nem postem fotos que possam denunciar a cache.

Deixem o contentor tal como o encontraram!

 

 

 

 

 

“PILGRIMS HOUSE”

PilgrimsoftheislandofSao Miguel

ENGLISH

The purpose of this cache is to let know only
CASA DO ROMEIRO
located in the city of Lagoa

 

 

THE PILGRIMS HOUSE

"PilgrimsHouse, whichwillbepartofthe future MuseumofLagoon - Azores, has a memorableexhibitionoftheLentenpilgrimagesof Micaelense, sothatitispossible for theLagoonpopulation, as well as nationalandforeignvisitors, to knowaboutthehistory, customsand cultural identity lagoenses, resorting to thebilingualavailabilityofalltheinformationpatent to thepublic.

Romeiro'shouserepresents a tribute to allthepilgrimsoftheislandandthevalorizationof a multi-secularreligiousmanifestationthatarises in century XVI like a prayerthat looks for thedivineprotection for theearthquakesandvolcaniceruptionsthatdevastatedtheislandand, todayin theformof a Lentenpilgrimage. The micaelenses pilgrimagesconstitute a formof cultural expressionthat, due to theirrelevanceandancestry, are partofthecategoryofintangible cultural heritage, a recognitionthattheMunicipalityof Lagoa intends to seeconsecratedby UNESCO, anorganizationthatsince 2003 hasbeenvaluingthistypeofexpression. theintentionoftheautarchy to instructtherespectiveapplicationprocess. Theopeningofthe Casa do Romeiro, in thisway, contributes to theknowledgeandpreservationofthetraditionalLatinAmericanLentenpilgrimages. Thebuilding, providedbytheCityCouncilof Lagoa to the Movementof Romeiros Associationof São Miguel, under a protocolsignedbetweenthetwoentities, willalsohousetheheadquartersofthatassociation”.

 

 

 

 

 

 

LentenpilgrimagesoftheislandofSao Miguel

 

   Whoevervisits San Miguel duringLentsoon realizes thatthereissomethingdifferentontheisland. Ranchos ofmenofall ages andsocial classes, withsolemn face andpenitential robes, calcorreiam roadsandbywaysoftheisland, singing Ave Maria. Are theLentenpilgrimagesof San Miguel, uniquereligiousmanifestationthat intrigues somanypeople, insideandoutsidetheChurch.

ThePilgrimages are anexperienceoffaith in some ineffableway, thateventhosewhoparticipate in themhavetroubledescribing. Much more thosewho look fromoutside. Onlyparticipatingevenifyou can getanideaoftheMysteryofGraceis happening there.Beyondalloutergarments, thePilgrimagesrunbasicallyanattitudeofreligiosityand Christian faith. Born in a differentcontextofour socio religious, butretainallhertoday, precisely as a formofinculturationofthefaithofthepeople ...”

 

(D. Anthony,exBishopof Angra andAzores)

 

 

 

 

Havethe time spentonmemory ...

 

“It'sbeennearly 500 yearssincethepilgrims of St. Michael began calcorrear pathsof Green Island . Havethe time nightfellonmemory ,since , bythe time ofLent , groupsofmenbegan to circletheisland in a doublerow , forming a sacred ring . Today ,itiseasy to listthesplendorsoftheseAtlanticislands . It'salmostimpossible to look atthesepeaksfireorboilerswhere lie theplacidlagoonswonderingclashesoftitansthatoccurredhere .

  Here , in themiddleoftheAtlantic , lie theislandsofmist, islandsofblackbasalt , theresultoftectoniccopulationbetweentheEuropeanandAmericantectonicplates . Aboutfivecenturies , a volcaniccrisisof major proportionsalarmedthesettlers , bringingthepeople to thecreed in themouth . Theground ,bleeding to itsessence , rebelled - and - saracoteava , alternatingwithtremorsharmlessepidermaldisruptiveearthquakes , aftershocksthatcouldbeheardtheroaroftheearth a dull , animalisticroar , like a wounded animal. Jets ofglowinggastorchedtheair .Then came a rainofashthatengulfedeverything ,likean avalanche . Riversofincandescent lava burnedeverything in itspath ,going to spillintothesea , a hugesizzle . HehadnotyetfinishedthisfirefireworkDantesqueandalreadyburiedthedeadthatthelanditselfwasnotburied in hisbowels .Manypeopleperished in thiscataclysm. Itisthoughtthat ,bythat time , incipientpilgrimagesbegan to appearappealing to divinemercy . Itwasso hard to wrest a livelihood in theseuntamedislands , as most live in permanentscarebust a volcanooranearthquake come ! Muchlater ,theoutbreakoftheeruption Capelinhos in Faial fostered a huge surge ofemigration to theAmericas , bleedingpeople to modesleavingdesertedvillages . Thepainbrokethewallthatclosedthepopulationitself ,openingit a newuniverse , thegenuineandprofoundspirituality . Atthat time theywereborn , in parallel , twomanifestationsof intense religiosity : thecultoftheHolyChristofMiraclesandLentenpilgrimages , whichevolvedintothePilgrimsof St. Michael .

 

  Sincethen ,wants to redeem weaknesses , eitherbypurecompassion , groupsofmenputtheshawlsbytheshoulders , Lace a colorfulscarfaroundherneck , onehaversack for Viaticumandgotherewith a staff in onehandand in theother a danglingthird. And ,beforelifewasdull , nowgoing to singbecauseGodisthespiceoflife”.

(In thebook "TheFellowshipofthePilligrims”)

 

 

 

MULTI – CACHE

 

This multi-cache is composed of two points: the initial setup located outside Casa do Romeiro (WP0) and GZ. To find the GZ you should find the values of A, B and C, being:


A = number of letters in the tile (with the image of Romeiro)
        existing to therightofthedoorofthe Casa do Romeiro;


B = door number ("police number") of the building where the
            Casa do Romeiro,

C =year of inauguration of Casa do Romeiro.

 

To find the GZ of this multi:

N 37º 44, (A+B+C-1268)

W 025º 34, (1) (C-10A-100B- 689)

 

THE CACHE

 

 

 

 

 

 

The box has a conventionalformat.

Pleasebediscreet, do not do forcedlogs, or to postphotosthatthey can reportthe cache.

Leavethecontainer as theyfoundit!


Additional Hints (Decrypt)

CG - Ab pnagb qvervgb, ngeáf qb tenqrnzragb r cbe geáf qbf pnabf. Aãb é arprffáevb ragene. RA - Va gur evtug pbeare, oruvaq gur envyvat naq oruvaq gur cvcrf. Vg vf abg arprffnel gb ragre.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)