Skip to content

Paderne Medieval Virtual Cache

Hidden : 8/24/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   virtual (virtual)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Paderne Medieval

A cerca de dois quilómetros a sul de Paderne ergue-se um dos seus ex-libris, em posição dominante sobre a ribeira de Quarteira, segundo alguns historiadores é um dos sete castelos representados na bandeira de Portugal, os sete castelos são tradicionalmente considerados um símbolo das vitórias portuguesas sobre os seus inimigos mouros, durante o reinado de D. Afonso III, que supostamente conquistou sete fortalezas inimigas durante a conquista do Algarve, concluída em 1249.

As suas ruínas, de cor avermelhada, constituem um dos exemplares mais significativos da arquitectura militar muçulmana na Península Ibérica,.

A referência mais antiga sobre o castelo remonta a 1189, quando foi conquistado em um encarniçado assalto noturno pelas forças de D. Sancho I  (1185-1211), com o auxílio de uma esquadra de cruzados ingleses. Esse domínio, foi efêmero, uma vez que, em 1191, foi recuperado pelas forças Almóadas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur.

A sua posse definitiva para a Coroa Portuguesa só viria sob o reinado de D. Afonso III (1248-1279) com a conquista pelo Mestre da Ordem de Santiago, D. Paio Peres Correia, em 1248.

Devido a alguns fenómenos e imaginação popular,muitas são as lendas sobre o castelo de Paderne.

 

A sul do Castelo encontramos outro ex-libris a ponte  medieval , terá sido construída para servir o castelo e é formada por um tabuleiro rectilíneo assente em três arcos de volta perfeita de alvenaria, reforçados por dois talhamares prismáticos.

Desconhecesse a época de construção da mesma, a inscrição do ano de 1711 sobre o arco central indicia possíveis obras de remodelação.

É possível vislumbrar-se as ruínas do açude da ponte, de um moinho e ainda de um forno. A levada, canal que fazia o transporte da água até ao moinho, estava ligado ao açude que existia a nascente da ponte, e que actualmente se encontra muito destruído. Este açude possuía a forma de calçada pouco inclinada. O moinho encontra-se muito destruído, mas era aqui que se moía o trigo e se obtinha a farinha de moagem.

Para reclamar esta cache:

1:Nas coordenadas publicadas tirar uma selfie de modo a ver a ponte romana, se não gosta de mostrar a cara, em alternativa tirar uma foto de acordo com o spoiler 1

2: Nas coordenadas N 37 09.336 W 08 11.889, qual o nome do ultimo moleiro e enviar por e-mail para o owner da cache.

Espero que se divirtam e apreciem o passeio.

O castelo está aberto ao público as Quartas-feiras

English:

To claim this cache:

1: In the published coordinates take a selfie so as to see the Roman bridge, if you do not like to show the face, in alternative take a picture according to the spoiler 1

2: In the  coordinates N 37 09.336 W 08 11.889, search the name of the last miller and send by email to the owner of the cache.

I hope you have fun and enjoy the ride.

The castle is open to the public on Wednesdays

Virtual Reward - 2017/2018

This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between August 24, 2017 and August 24, 2018. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards on the Geocaching Blog.

Additional Hints (No hints available.)