Skip to content

Buraco das Araras EarthCache

Hidden : 8/23/2017
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Buraco das Araras


Para poder completar esta Earthcache, tem de agendar um passeio na trilha contemplativa no Buraco das Araras.
Este passeio pode ser agendado diretamente no local ou em alguma agência de turismo da região, foi o meu caso e paguei por tudo R$68.
A trilha tem a duração aproximada de 1.30 H e passa por 2 mirantes com o destaque para observação de aves.
Espero que desfrutem da vossa visita!

Para registar esta Earthcache, necessita responder-me a estas perguntas por e-mail:


1- Explique por palavras suas o que é uma Dolina?
2- Qual a dimensão do buraco, comprimento, largura e profundidade?
3- Quantos tipos de Dolinas existem, quais são?
4- Que tipo de Dolina é o "Buraco das Araras"?
5- Que anfíbio vive nas águas deste buraco?
6- Qual a rocha que forma as paredes deste buraco?
7- Observe os painéis de informação e diga-me o tempo na escala geológica em que se deu o abatimento desta Dolina.
8- Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Para consultar as novas Earthcache guidelines

In order to complete this Earthcache, you must schedule a walk on the contemplative trail at Buraco das Araras.
This tour can be scheduled directly on the site or in some tourism agency in the region, it was my case and I paid for everything R$68.
The trail lasts approximately 1.30 H and passes through 2 viewpoints with the highlight for bird watching.
I hope you enjoy your visit!

To register this Earthcache, you need to answer these questions by email for me:


1- Explain what is a Dolina?
2 - What is the size of the hole, length, width and depth?
3- How many types of Dolinas are there, what are they?
4- What kind of Dolina is the "Buraco das Araras"?
5- What amphibian live in the waters of this hole?
6- What is the rock that forms the walls of this hole?
7- Look at the information panels and tell me the time in the geological scale in which the Dolina abatement occurred.
8- Additional task (after 2019-06-12), each record lacks a photo of you in the coordinates or your hand holding a paper with your nick written on it. Photos that serve as spoilers will be erased without prior notice.

To view the Earthcache guidelines



Dolinas


Dolina é uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Geralmente possuem formato aproximadamente circular e são mais largas que profundas. Podem ser inundadas por lagoas ou secas e cheias de sedimentos, solo ou vegetação. Quando inundadas e ligadas a uma caverna marinha, são chamadas cenotes.
Dolinas formadas pelo rebaixamento lento do terreno são chamadas dolinas de subsidência lenta. Quando causadas por desmoronamento de cavernas, são chamadas dolinas de colapso, que também podem dar origem a uma abertura na caverna. Quando formadas sob o curso de um rio podem dar origem a um sumidouro.

Formação:

Em relevos cársticos, as rochas são dissolvidas pela água ácida resultante da combinação da água da chuva com o gás carbônico (CO2) da atmosfera ou do solo. Ao passar por frestas da rocha, a água dissolve e carrega os minerais rumo ao lençol freático. Isso pode alargar as aberturas na rocha e formar cavernas e diversas outras feições no terreno. À medida que as rochas sob a superfície são dissolvidas, o terreno cede e formam-se dolinas ou outros tipos de vales. Muitas vezes, várias dolinas próximas se unem por erosão, formando úvalas (depressões de contornos irregulares).

Dolinas de subsidência lenta:

Também chamadas dolinas de dissolução. Quando a rocha é lentamente removida por infiltração em rachaduras o solo é rebaixado lentamente, sem formar cavidades subterrâneas. À medida que a rocha é removida o terreno pode ser rebaixado vários metros, formando grandes vales. Em muitos casos há exposição de rochas nas laterais da dolina. Podem ser inundadas, mas freqüentemente são secas e apresentam vegetação em seu interior.

Dolinas de colapso:

Quando uma caverna cárstica é formada dentro da zona freática, as galerias podem se alargar e tomar grandes proporções. Em geral o teto dessas galerias é sustentado pela pressão da água que corre em seu interior. Quando o nível freático é rebaixado, o teto perde a sustentação e pode desabar, provocando o rebaixamento de toda a camada rochosa acima da caverna e formando dolinas de colapso, que podem atingir centenas de metros de profundidade.
Em alguns casos essas dolinas podem dar acesso à caverna através de janelas ou clarabóias. É comum que sejam inundadas e permitam o acesso a rios e lagos subterrâneos. Este tipo de dolina era chamado pelos maias de cenotes, nome que deriva do termo maia dz'onot, sagrado, devido ao seu uso ritual. Cenotes podem ter ligação direta com cavernas marinhas e em alguns casos possuem uma camada de água doce em cima e água salgada por baixo. Este tipo de dolina é muito comum no México e na Flórida. Os cenotes da península de Yucatan são populares pontos de mergulho.

Características:

Dolinas naturais são encontradas em todo o mundo, geralmente ligadas a relevos cársticos. Na maior parte desses terrenos existem dezenas de dolinas muito próximas umas às outras. Em alguns casos, dolinas podem se expandir linearmente, formando longos vales semelhantes a cânions, não associados à presença de rios. Em outros casos, três ou mais dolinas próximas podem se unir formando conjuntos semelhantes a cachos de uva, chamados uvalas.
Em áreas habitadas, as dolinas podem ser um risco de contaminação de águas subterrâneas. Uma vez que formam o caminho preferencial da água em direção ao lençol freático, o despejo de detritos ou o uso turístico de dolinas pode levar contaminantes diretamente para a água, sendo uma das principais fontes de poluição nesse tipo de terreno.
Dolinas naturais podem atingir centenas de metros de profundidade e são muito procuradas para a realização de esportes de aventura, tais como rapel, escalada, canyoning e caminhadas. Também são muito procuradas para mergulho e como pontos de acesso para cavernas. Como são características do relevo cárstico, são estudadas por espeleólogos.



Additional Hints (Decrypt)

Qrfsehgrz rfgr zbzragb úavpb. Rawbl guvf havdhr zbzrag.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)