Skip to content

GeoMonumento Traditional Geocache

Hidden : 5/16/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


GeoMonumento


Translation
Belo pela sua forma natural e ao mesmo tempo enigmático é com esta cache que pretendemos partilhar este geomonumento, situado na localidade Fumadinha.
Pode-se ainda contemplar o rochedo por muitas razões, especialmente pelo seu tamanho e diferente forma devido a erosão dando-lhe um cenário espectacular para umas belas fotos.
Talvez esta antiguidade fosse um local de culto.
Além disso, com um pouco de atenção pode-se reparar num dos lados (sentido da cruz) a ausência onde outrora, existisse alguma informação do mesmo, pelo menos é o que nos dá a pensar devido a sua marca ali existente e que tão perfeita é.
Após alguns dias de pesquisa acerca do enigmático, infelizmente nada encontramos em especifico além de cruzeiros. Fica-nos só o que está a vista, imaginando o que poderia ser ou representar este marco. Caso alguém conheça a sua história ou lenda que queira partilhar teremos todo o gosto em adicionar a listing.

Os Cruzeiros têm aquela rara e única beleza que a alma lhes dá e os olhos não conseguem vislumbrar e que só a fé faz ver.
Um Cruzeiro é uma “ grande cruz de pedra, erguida ao ar livre, no adro de igrejas, ou em encruzilhadas, praças, cemitérios,...

Estão colocados nas bermas dos caminhos, nas praças, no alto dos montes, perto das povoações ou isoladas. São mais ou menos monumentais, com primores de pendor artístico uns, outros lisos.

Os Cruzeiros representam o espírito popular da devoção religiosa. Contudo, nem sempre esta causa foi determinante para a sua construção, pois muitos serviram para marcar acontecimentos de pendores variados e para proteger contra influências maléficas e feitiçarias os caminhos, as encruzilhadas e os largos das aldeias.

Por trás de cada Cruzeiro existe uma história relacionada com uma situação triste ou dramática, assim como uma profunda devoção. Têm sempre uma relação directa com os mortos.

“ Nas encruzilhadas das incertezas, por onde um parte e por onde outro vem, está o cruzeiro de pedra, como testemunho das mais íntimas ânsias”

No local onde se cometeu um pecado, onde se adorou um ídolo pagão, onde aconteceu uma tragédia, uma violação, um assalto, edifica-se um cruzeiro.

Marcam, pois, locais de acontecimentos individuais ou públicos, quer históricos, quer religiosos.

Muitos dos aspectos da vida interior dos cruzeiros aparecem plasmados nas suas inscrições.

Os Cruzeiros que se encontram nos adros das igrejas tinham e têm como fim santificar esses espaços. Para esta santificação são determinantes as procissões que percorrem o perímetro da igreja e dão a volta ao redor do Cruzeiro.
Os que se localizam nas encruzilhadas tinham como função cristianizar um local entendido como maléfico pelo povo, pois aí realizavam-se rituais pagãos que remontavam ao culto dos Lares Viais.

Os Cruzeiros sagram locais, dominam e protegem os campos. Recordam epidemias, assinalam momentos históricos, pedem orações e sufrágios e servem de padrões paroquiais nos adros das igrejas e capelas.

Normalmente não têm grande valor histórico e artístico, contudo há alguns que são bons exemplares, bem desenhados e esculpidos. Há inscrições memorativas que distinguem muitos deles.
Constituem óptimos elementos para o estudo das crenças, dos costumes, qualidades e tendências artísticas do povo, nas várias épocas da sua história.

O Cruzeiro é uma forma de oração, um convite à reflexão, como um catecismo de pedra que nos introduz nos permanentes mistérios que movem filósofos, artistas e poetas: o enigma da origem da vida, a morte e o mundo.

Cada Cruzeiro tem uma história muito particular que, em muitos casos, deveria ser incluída nos conjuntos paroquiais, tão pouco estudados: igreja, adro, cemitério, ossário e casa paroquial.

“ O cruzeiro é inseparável da paróquia dos vivos e da paróquia dos mortos”

A Cache


A cache é do tamanho micro contendo só o Logbook, levem algo para escrever.
Ao encontrarem deixem tudo como estava a longevidade da cache depende de si!

Esperemos que gostem, divirtam-se!

Tirem fotos ao local e juntem ao vosso log!


Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)