Skip to content

Monumento de Homenagem às Forças Armadas. Traditional Geocache

Hidden : 3/31/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

                                                

 

 

 

Entrou ao serviço do exército português em 1967 e participou em todas as campanhas em que Portugal esteve envolvido em África, tendo sido distribuído em números relativamente modestos. Foi igualmente sido distribuído ao Regimento de Cavalaria 3, Cavalaria 8 e Escola Prática de Cavalaria. Com o fim do conflito africano, os Chaimites, foram distribuídos ao regimento de comandos e mais recentemente á B.A.I. e B.L.I.
Posteriormente tem havido algumas adaptações deste veículo, embora o exército utilize basicamente a versão V-200 e V-600.

36 anos após ter entrado ao serviço, o Chaimite continua a ter um papel de alguma relevância. Foi enviado por exemplo para a antiga Jugoslávia, integrado nas forças portuguesas da BAI. No total foram enviados para aquele teatro de operações, 26 viaturas. No entanto, a manutenção dos veículos, mesmo que poucos em estado operacional, tem custos extremamente elevados e o exército português tem recorrido à canibalização.

Após quase quatro décadas de serviço, o Chaimite apresenta problemas de operacionalidade e é já difícil manter as duas dezenas de viaturas que estão na antiga Jugoslávia. Os veículos que se encontram em Portugal têm sido mantidos em condições de mobilidade, mas a operacionalidade do veículo e a sua utilidade e valor militar são mínimos.

Entretanto, o exército português escolheu o veículo blindado sobre rodas PANDUR-2, 8x8, de proveniência austríaca. O PANDUR, substituiu o Chaimite que deixou de estar ao serviço no ano de 2010

 

 

 

Desenvolvido em Portugal no final dos anos 60 o Chaimite V-200, é claramente inspirado no veículo norte-americano Commando «V-100», embora com algumas particularidades específicas.

Ele foi concebido por uma empresa portuguesa fundada propositadamente para permitir o fabrico em Portugal de um veículo blindado que permitisse reduzir os custos com a aquisição de viaturas e que não apresentasse problemas de boicotes internacionais.

A proibição norte-americana de venda de armas a Portugal e o receio de problemas diplomáticos com os norte-americanos, aparentam ter estado sempre entre as preocupações das autoridades portuguesas que não podiam nem queriam criar problemas com aquele país.

Embora as suas características, peso, dimensões e colocação do motor, sejam em tudo idênticas ao modelos americanos da série V-100, o Chaimite foi bastante modificado, para facilitar a produção e também para  reduzir os custos e permitir a sua produção em Portugal.

A primeira grande diferença exterior que permite identificar a Chaimite, diz respeito à parte traseira. O veículo português tem a traseira completamente reta, enquanto que o veículo norte-americano tem uma configuração mais complexa ditada pela colocação do motor e com uma porta traseira mais fácil operar.

Além da evidente diferença na parte traseira, o veículo norte-americano tem a sua chaparia lateral moldada. Já no Chaimite utilizou-se o processo de soldadura o que barateou naturalmente o custo por permitir a sua produção sem necessidade de acesso a grandes e custosas prensas. Este processo teve inicio na empresa portuguesa SOREFAME ainda nos anos 60, onde foram produzidas as primeiras unidades de pré-série.

O Chaimite V-200 serviu também como base para vários protótipos de veículos derivados, cuja concepção foi estudada. Entre eles esteve um com um torre antiaérea, e outra com canhão de 90mm. De todos os estudos que foram efectuados, nenhum chegou à fase de produção.

Vários países adquiriram veículos deste tipo, embora não seja possível determinar com precisão as quantidades. Em alguns mercados, os Chaimite V-200 são ou foram identificados como modelos da família V-100 da Cadillac-Gage (presentemente Textron).

Originalmente os veículos portugueses estavam equipados com motor a gasolina Chrysler M75 V8/gas com potência de 210cv. No anos 80 parte dos Chaimite portugueses foram modernizados, com a substituição do conjunto motriz por um outro menos potente, Cummins a Diesel, mas mais fiável, além de menos gastador. Em Portugal, várias viaturas do modelo V-200 foram também adaptadas para a versão porta-morteiro e alguns Chaimite receberam mísseis SS-11.

Outros países utilizadores desta viatura também efectuaram as suas próprias modernizações e adaptações.

 

 

                      

 

Informação genérica:

 

Família de veículos de transporte de pessoal de origem norte-americana V-100. Trata-se de um veículo 4x4 com motor atrás, blindagem ligeira e capacidade anfíbia e alta velocidade em estrada.

Muitos veículos deste tipo foram utilizados na guerra do Vietname, tendo sido utilizados pelo exército da República do Vietname do Sul.

Só ,mais tarde, reconhecendo as vantagens da necessidade de dispor de alguma blindagem para as suas forças móveis, os norte-americanos adquiriram também este veículo. Foram encomendados pelo exército, para as suas forças de policia e também pela Força Aérea dos Estados unidos.

Existem várias versões e séries deste veículo.

De entre essas destacam-se as conhecidas como «Chaimite» e que foram produzidas por Portugal nos anos 70 e 80, estando ao serviço naquele país europeu, chegando a ser exportado nas suas várias versões, que incluíam versão porta-morteiro e uma versão equipada com mísseis antitanque.

Os portugueses estudaram também versões para apoio de fogo (equipadas com canhão de 90mm de baixa pressão) e veículos equipados com torres para defesa antiaérea que não chegaram a estagio de produção.
Embora não tenham sido produzidas estas versões, algumas unidades da versão base V-200 foram modificadas para diferentes funções.

A empresa Cadillac-Gage foi comprada pela Textron Marine & Land, e o projecto continuou a ser desenvolvido, tendo presentemente resultado numa família de veículos classificados como «veículo blindado de segurança» e que são utilizados pelo exército dos Estados Unidos para protecção de colunas militares.

A sua mais recente versão chama-se M-1117 e também possui versões de transporte de tropas e de infantaria.

 

                                                              

 

Additional Hints (No hints available.)