Skip to content

Forno da Moura - O que são rochas? EarthCache

Hidden : 3/1/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta earthcache leva-o ao lendário local do Forno da Moura na Serra do Muradal para aprender a o que são rochas e em especial os quartzitos. Para logar necessita de visitar o local e responder ao grupo de perguntas enumeradas abaixo…

O que é uma rocha?

Todos nós sabemos o que é uma rocha e associamo-la como um objeto de estudo da Geologia. Porém, as rochas são objeto de estudo de outras áreas científicas, como por exemplo da Geografia Física...
A “rocha” na linguagem corrente, enquanto conceito pode assumir múltiplas aceções, sendo sinónima de pedra, de rochedo (bloco de grande dimensão) ou de penedo (utilizada para indicar blocos ou grandes rochedos) e até, por vezes, para designar uma colina, uma montanha ou uma elevação.

Na perspetiva geológica, uma rocha é uma “massa” mineral que apresenta a mesma estrutura, composição e origem. Ou seja, uma rocha é considerada como um material constituinte da crosta terrestre, duro e coerente, que geralmente é formado por uma associação de minerais, que apresenta uma certa homogeneidade, sendo por vezes plástico (p. ex. argila) ou móvel (p. ex. areias) e, no limite, líquido (p. ex. petróleo).

Os três grandes grupos de rochas dividem-se em:
• Magmáticas, eruptivas ou ígneas – são provenientes do arrefecimento e solidificação do magma;
• Metamórficas ou cristalofílicas – resultam de modificações, no estado sólido, devido à pressão e temperatura.
• Sedimentares – resultam da deposição dos sedimentos que posteriormente experimentam diagénese.

As rochas magmáticas, eruptivas ou ígneas formam-se quando o magma em fusão arrefece e solidifica. Se arrefece rapidamente, os minerais não têm tempo de se desenvolverem originando rochas extrusivas ou vulcânicas. Se, pelo contrário, o magma arrefece lentamente, permite a cristalização e crescimento de todos os minerais, formando-se rochas intrusivas ou plutónicas. Exemplos: Basalto, pedra-pomes, granito e sienito.

As rochas metamórficas são rochas que resultam da alteração de outras rochas. As transformações, físicas e químicas sofridas, passam pela existência de agentes de metamorfismo. Estes são fundamentalmente a pressão e a temperatura. O metamorfismo resulta na transformação de rochas preexistentes, quando submetidas a pressões e temperatura elevadas, associadas ao fator tempo. Estes agentes de metamorfismo atuam sobre as rochas provocando alterações na sua composição mineralógica. Neste processo, formam-se novos cristais e a orientação dos cristais é modificada. Exemplos: Ardósia, gnaisse, quartzito e mármore.

As rochas sedimentares resultam da alteração e fragmentação de outras rochas. Os materiais resultantes da degradação, alteração mineralógica e dissolução de certas substâncias, os sedimentos, são transportados, acumulando-se, geralmente em locais, mais baixos: vales, lagos e oceanos. Exemplos: Brecha, arenito, marga e antracite,

Para logar envia ao owner as respostas às seguintes perguntas:
1. Após a leitura o que que entende por uma rocha?
2. Quantos grupos de rochas estão acima descritos e quais são?
3. No “penedo” quartzítico do Forno da Moura encontra-se alguma cavidade em forma de círculo?

Additional Hints (No hints available.)