Skip to content

Jardim Público de Beja v2 Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Avengers Team,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 9/1/2016
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Jardim Gago Coutinho e Sacadura Cabral (Jardim Público)

Enquadramento: Urbano, no limite da zona histórica e inserido na cerca do antigo Convento S. Francisco.

O Jardim assumiu ao longo do tempo diferentes tipologias, após ter sido espaço de produção (horta) durante a época do Convento e campo de treino militar quando o Convento deu lugar ao Quartel, no séc. XIX, o Coronel desta Infantaria cedeu parte da antiga cerca para espaço público, o primeiro Passeio Público da cidade. Numa época em que a população vivia dentro do centro histórico, malha compacta, o Jardim era lugar de encontro, de estadia ou de passeio público. Com o crescimento da cidade e consequente, densificação e artificialismo da área envolvente e da cidade o Jardim passa a ser uma componente indispensável de qualidade de vida, lugar de convívio e lazer. O Jardim constitui um elemento importante, pelas suas características dominantes, na estrutura ecológica urbana de Beja, assim como, na vida quotidiana dos seus habitantes.

É constituído por vários elementos singulares, que se traduzem no seu carácter identitário e no seu valor paisagístico e cultural.

Data de Construção: 1880.

Área: 2ha.

Tipologia: Jardim Histórico.



Utilização Atual: O jardim é um lugar pleno de simbolismos e de tradição para a sociedade de Beja. A ordem e a proporção dos elementos compõem um espaço de grande atratividade para diferentes utilizadores, que encontram aqui um lugar ao sol ou à sombra, de passeio, recreio, convívio e interação com outras pessoas.

Morfologia do Espaço: Fechado por gradeamento de ferro e com duas portas de acesso, desde o interior do Jardim são percetíveis os seus limites. O Jardim possui forma retangular caracterizado por uma estrutura formal geometrizada de composição retilínea. Esta estrutura expressa um carácter da arquitetura romântica, pela composição e harmonia entre os elementos, no contraste claro-escuro produzido pela vegetação, utilizando espécies exóticas, nos caminhos retilineos que se intersectam entre si e na criação de lugares pitorescos intimistas associados aos tanques e coreto.

A partir da entrada Poente, marcada pela estátua do Lidador, estende-se na direção Nascente o principal eixo estruturante do Jardim, concretizado numa rua alargada. Este eixo ladeado por árvores e canteiros culmina no monumento alusivo à

morte do Lidador, em painel de azulejo implantado na fachada do volume edificado com cobertura em terraço. Adoçado ao volume edificado está implantado o polidesportivo.

Paralelamente ao eixo principal, a Norte, encontra-se um lugar de fruição, uma varanda/miradouro que se estende ao longo deste limite do Jardim. A meio do percurso de miradouro, está implantado o quiosque e a área de esplanada associada, definida por uma sebe. Contigua a esta área encontra-se a zona de mata.

A entrada Nascente é marcada pelo “lago dos patos”, o maior lago do Jardim com planta irregular, a sua maior atração assenta nos patos, gansos e peixes. Para além deste lago há mais três, de menor dimensão, distribuídos pelo Jardim. Dois dos quais, de planta irregular, estão associados a lugares de estadia escondidos e com carácter mais intimista. O terceiro de forma retangular está localizado no eixo principal, próximo da área envolvente à estátua em homenagem ao Lidador.

O parque infantil constituído pelo montinho alentejano e por diversos equipamentos lúdicos ocupa uma área central definida por sebe.


O coreto e o chafariz surgem em lugares isolados e ao mesmo tempo em destaque. O coreto de planta octogonal regular está colocado a Sul da rua principal e nas proximidades do parque infantil. O chafariz está próximo da entrada Nascente e por conseguinte do “lago dos patos”, implantado no centro de uma plataforma circular calcetada e rodeado de bancos

Sistema Vegetal: Domina no espaço, sendo utilizadas essencialmente espécies exóticas. A composição dos elementos vegetais criam contrastes claro-escuro, cheio e vazio, definem subespaços, dão cor e aroma ao Jardim. O conjunto da vegetação no Jardim desempenha um papel muito significativo na função ecológica da cidade. Das espécies presentes destacam-se as que mais predominam.

  • ARBÓREO: Araucaria columnaris (Forst.) Hook. – Araucária; Brachychiton populneum (Schott & Endl.) R. Br – Braquiquiton; Casuarina equisetifolia L. – Casuarina; Celtis australis L. – Lodão; Cercissiliquastrum L. – Olaia; Cupressus sempervirens L. – Cipreste; Eugenia involucrata – Cerejeira-do-mato; Jacaranda mimosifolia – Jacarandá; Platanus hybrida Brot. – Plátano. Estado de Conservação: razoável.
  • ARBUSTIVO: Berberis thunbergii DC. atropurpurea – Berberis; Nerium oleander L. – Loendro;Thuja subsp.; entre outros. Estado de Conservação: razoável.
  • HERBÁCEO: vivazes; anuais; revestimento.
  • Um clone do pinheiro-de-wollemi, uma árvore do tempo dos dinossauros, oriundo do Parque Nacional de Wollemi, uma área protegida nos arredores de Sydney, na Austrália, integra o coberto vegetal do Jardim Público de Beja desde as suas últimas obras de requalificação.



Sistema de Rega: Automática: aspersão – aspersor e pulverizador; localizada – gota-a-gota.

Sistema de Água: Constituído por quatro tanques de diferentes formas e dimensões. A presença da água simboliza vida e renovação.

Permeabilidade do Solo: Total.

Mobiliário Urbano e Equipamentos:

· Bancos em material reciclado

· Quiosque

· Equipamento lúdico Infantil

· Equipamento Geriátrico

· Gaiolas de animais

· Coreto

Acessibilidades: Cumpre.

Intervenções Realizadas: Década de 40, do século passado, após o ciclone que deixou devastado o Jardim.

Requalificação paisagística em 2009/2010, com introdução do sistema de rega.

Informações Úteis

Atenção aos atributos: neste jardim é proibida a entrada de cães.

Horário:

  • Inverno: Todos os dias das 08h00 às 17h00
  • Verão: Todos os dias das 08h00 às 20h00

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Rfgvpn-gr, ab ohenpb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)