Skip to content

Quartzo no Alcantilado EarthCache

Hidden : 5/4/2019
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





                                                                

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail.

Dirija-se às coordenadas publicadas em período de maré baixa, pois esta é a única forma de chegar a seco à zona da observação. No ponto zero é possível ver vários filões mas atente no maior, o que interseta o chão e os dois lados do vale.

1) Indique a largura do filão. Esta medida é uniforme em todo o seu comprimento? Devido à erosão diferencial o filão acabou por ficar com relevos, zonas mais altas e mais baixas. Indique a maior altura a que chega em relação ao granito da base.

2) Ao observar mais atentamente o quartzo do filão, nota-se que este não é puro: contém também um outro tipo mineral associado, que se destaca e é visível a olho nú. Identifique-o. Qual foi, segundo as séries reacionais de Bowen, aquele que se cristalizou a maiores temperaturas? Possui mais ou menos percentagem em sílica do que o quartzo envolvente?

3) Selecione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. O quartzo presente no granito é ... do que o quartzo que compõe o filão. No granito (que tem biotite, ortoclase e moscovite), o mineral que resiste menos à meteorização é...
A)... mais antigo ... a ortoclase.
B)... mais recente ... a moscovite.
C)... menos antigo ... a ortoclase.
D)... menos recente ... a biotite.

Dirija-se às coordenadas do Pedúnculo, em que a cabeça é de quartzo e o caule é granito. Aí é possível observar um testemunho da erosão diferencial da zona.

4) Quantas vezes o diâmetro da parte superior do pedúnculo é maior do que a parte inferior, mais estreita? Considere para as medições o eixo que tem direção norte-sul.

5) Inclua uma foto no seu registo em que seja visível a única fratura existente na parte superior do pedúnculo, sem no entanto revelar a parte mais estreita do mesmo. No caso de não ser selfie, basta ser uma foto da sua mão a segurar um papel com o nick. É considerada obviamente uma foto por geocacher/registo e registos sem foto não serão validados.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers to my email later.

Go to the coordinates published during low tide, as this is the only way to get dry to the observation zone. At zero point it is possible to see several reefs but watch out at the largest, which intersects the ground and both sides of the valley.

1) Specify the width of the reef. Is this measure uniform throughout its length? Due to the differential erosion, the reef ended up with reliefs, zones higher and lower. Indicate the highest height in relation to the granite of the base.

2) When observing more closely the quartz of the lode in the zone where it answered the previous question, it is noticed that this one is not pure: it also contains another associated mineral type, that stands out and is visible to the naked eye. Identify it. What, according to Bowen's reaction series, was that which crystallized at higher temperatures? Does it have more or less percentage of silica than quartz?

3) Select the only alternative that allows you to get a correct statement. The quartz present in the granite is ... than the quartz that makes up the lode. In granite (which has biotite, orthoclase and moscovite), the mineral that resists less than weathering is ...
A) ... older ... orthoclase.
B) ... more recent ... the moscovite.
C) ... less ancient ... orthoclase.
D) ... less recent ... biotite.

Go to the coordinates of the Peduncle, where the head is quartz and the stem is granite. Here you can see a testimony of the differential erosion of the area.

4) How many times the diameter of the upper part of the peduncle is larger than the lower part, narrower? Consider for the measurements the axis that has north-south direction.

5) Include a photo in your record that shows the only fracture in the upper part of the peduncle, but does not reveal the narrowest part of the peduncle. In case you are not selfie, just be a photo of your hand holding a paper with the nick. It is obviously considered a photo by geocacher / record and records without photo will not be validated.

Thanks for the visit.

 

  

 

Monumento Natural do Alcantilado de Montedor - o Cemitério das Praias Ancestrais

O Monumento Natural do Alcantilado de Montedor preserva várias gerações de praias ancestrais, lavradas pelo mar há cerca de 330 mil, 245 mil e 125 mil anos. Resistiram à passagem do tempo as dunas fossilizadas, as cavidades arredondadas dos antepassados dos ouriços-do-mar, os penedos de topo arrasado e as marcas da rebentação preservadas naquelas rochas. Um Alcantilado é, por definição, uma zona excessivamente íngreme e escarpada.

 

 

 
Quartzo

O quartzo é o segundo mineral mais abundante no planeta terra, ocupando cerca de 12% de todo o seu volume. Uma das variedades de quartzo mais abundantes nos afloramentos graníticos é o quartzo leitoso. A sua cor branca deve-se essencialmente à presença de gases, como vapor de água e/ou dióxido de carbono, aquando da formação do cristal.

 

Minerais associados ao quartzo:

Ortoclase
De cor clara e é denominada como felsdspato potássico

Biotite
Mineral de cor escura e opaco.

Moscovite
Mineral de cor branca ou cinza, com brilho metálico.

O que são Filões?

Um filão, em Geologia, refere-se a uma intrusão magmática. É um corpo de rocha magmática que se cristalizou no interior da crosta terrestre. As fraturas nas rochas ígneas/magmáticas podem ser local de circulação e instalação de magmas e soluções aquosas quentes, com consequente cristalização/precipitação de minerais de composição química variada. O preenchimento das fraturas gera corpos mais ou menos tabulares, com espessuras variáveis. As intrusões conformes quase horizontais ao longo de estratos são chamadas soleiras intrusivas.

Filões de quartzo

Nas fraturas podem circular fluidos hidrotermais, de origem magmática ou não, permitindo a precipitação de minerais que, assim, constituem os chamados filões hidrotermais de quartzo. A circulação de fluídos enriquecidos em sílica permite a formação destes filões. Ao quartzo associam-se, por vezes, óxidos de ferro ou sulfuretos disseminados, que podem modificar parcialmente a sua cor.


 

Princípio da interseção

Este princípio estatigráfico da Geologia afirma que qualquer estrutura que intersecte vários estratos, como fraturas, falhas e intrusões magmáticas, é mais recente do que as rochas encaixantes (as rochas pré-existentes).
 

 

 


Erosão Diferencial

É um fenómeno e processo erosivo importante que se verifica na formação do relevo. As rochas ou minerais mais resistentes ao desgaste físico e à alteração por meteorização formam saliências no terreno, enquanto que as menos resistentes ou mais sujeitas a fraturas formam depressões. As fraturas facilitam a erosão, sendo um importante fator de erosão diferencial.

Formação de Pedúnculos

Em geologia, um pedúnculo é uma formação em que a rocha ou mineral da camada superior é mais resistente aos fatores de erosão do que a camada inferior. Ao ocorrer a meteorização e erosão, devido às ondas do mar, a cabeça do pedúnculo diminuiu mas pouco relativamente ao pé, ficando este último fino e estreito.

 

 
Séries Reacionais de Bowen
As séries de reacção de Bowen são duas sequências que descrevem a ordem de cristalização dos minerais do grupo dos silicatos à medida que os magmas arrefecem no interior da Terra.

Bowen observou que a cristalização dos minerais durante o arrefecimento de um magma segue, em termos gerais, uma sequência determinada, que se pode subdividir em dois grandes ramos: o denominado ramo descontínuo (minerais ferromagnesianos); e o ramo contínuo (plagioclases), que convergem num tronco comum que corresponde à cristalização de ortoclase, moscovite e finalmente quartzo, sempre os últimos minerais a cristalizar. As séries são as seguintes:
 

De uma forma geral, os minerais que estão mais acima da série são aqueles que cristalizam a altas temperaturas e que resistem menos quando meteorizados. Por outro lado, são também mais pobres em sílica.

 

Fontes consultadas / Sources Consulted

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo
http://sopasdepedra.blogspot.pt/2016/01/quartzo-hialino-e-quartzo-leitoso.html
Terra, Universo de Vida - Geologia 10ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
Terra, Universo de Vida - Geologia 11ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)

 

Additional Hints (No hints available.)