Skip to content

Cache Bonus - Pelos caminhos do Turcifal Mystery Cache

This cache has been archived.

lince_2013: Removida e arquivada por motivo de terem sido arquivadas 2 caches do percurso.

More
Hidden : 3/26/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache não se encontra nas coordenadas publicadas. Para a encontrares recolhe os dados nas tampas dos contentores ---------------------------------------------------------N 39º0T,URC W009º1I,FAL----------------------------------------------------------------------- Lista de caches que precisas visitar: GC6E5TZ--GC6E5VK-- GC6E5WA--GC6E5WM-- GC6E5X5 --GC6E5YQ--GC6E60J--GC6E61D


A sete quilómetros da sede do concelho, a freguesia de Turcifal é constituída pelos lugares de Freixofeira, Carvalhal, Melroeira, Casal Barbas, Almeirinhos, Aldeia da Serra, Cadriceira e Mugideira. Está situada na margem direita de um afluente do rio Sizandro. 
 
 
 
     A história de Turcifal inicia-se ainda antes da fundação da Nacionalidade. Além da arqueologia, a própria toponímia demonstra à evidência esse facto. Nomes como Chapoceira, Manjapão e Freixofeira são do tempo da Reconquista Cristã, mas Turcifal é de origem árabe. Embora, evidentemente, não signifique "terra repleta de turcos", como dizia o povo ainda no século XVIII.

     Em 1280, D. Dinis doou a sua irmã, D. Branca, a "quintã" de Manjapão, que mais tarde seria doada por ela ao Pe. Pêro Vicente. É um dos primeiros documentos escritos sobre esta freguesia. Sabe-se também, através dele, que desde sempre a freguesia pertenceu ao termo de Torres Vedras.

     Em termos eclesiásticos, esta freguesia foi um curato da apresentação do prior de Santa Maria do Castelo de Torres Vedras e depois vigairaria. Em 1840, pertencia ao concelho de Torres Vedras. Passou depois ao da Azueira, extinto em 24 de Outubro de 1855. Regressou então, agora definitivamente, a Torres Vedras. Refere Pinho Leal que Turcifal chegou a ser sede de um pequeno concelho, mas nenhum elemento histórico confirma esta afirmação.

     Em "Viagem a Portugal", José Saramago refere-se longamente a esta freguesia. A qualidade e o sabor da prosa obrigam à citação do excerto que se segue: "Foi o caso de no Turcifal ter visto o viajante uma altíssima igreja erguida sobre um terreiro a que por tesos lances de escadaria se chegaria, havendo boa perna. Buliu o avantajado edifício com a curiosidade do viajante, que se lançou ao habitual jogo da chave. (...) O viajante bateu uma vez, bateu duas vezes, e depois de bater três vezes entreabriu-se uma frincha zelosa, e uma cara de mulher velha apareceu, severa: "Que deseja?" Dá o viajante o seu habitual recado, veio de longe, anda a visitar, seria um grande favor, etc. Responde a frincha da porta: "Não estou autorizada. Não dou a chave. Vá pedir ao padre." (...) Já pensa que no limiar da povoação fará o teatral gesto de sacudir a poeira das botas, mas então lembra-se do bom modo da primeira mulher, e vai ao padre. Pasmemos todos. A velha já lá está, em grandes demonstrações explicativas, de palavra e gesto, com a ama do padre, ou talvez parente. (...) E tudo vem a explicar-se. Esta pobre mulher, mostrando a igreja a visitantes, foi por duas vezes vítima de ataques. Uma das vezes até lhe deitaram as mãos ao pescoço, um horror. O viajante fora confundido."

Additional Hints (No hints available.)