Skip to content

Igreja Matriz da Freguesia de Cepões - Lamego Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 3/7/2016
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Como amante e praticante do geocaching, decidi criar esta cache mais a minha companheira de equipa. Para vos mostrar que Lamego tem muito para vos deslumbrar... :) Espero que gostem pois foi feita com muita dedicação e autenticidade. ;)

Igreja Matriz da Freguesia de Cepões

 

Templo que data do século X, devido à Irmandade da Nossa Senhora do Rosário. 

Ficou a pertencer à Freguesia de Cepões, como resolução do Bispo D. Martinho Afonso de Melo, devido à distância da Igreja, da cidade de Lamego, o que tornava incómodo, aos moradores, a recepção dos Sacramentos.

A Igreja sofreu várias transformações, das quais salientamos a reconstituição, em 1590, da Igreja medieval, em grande parte financiada pelo Morgado de Cepões, que por tal motivo ficou senhor da Capela Mor e mandou gravar as suas armas na frontaria.

Em 1654, ainda que por pouco tempo, segundo consta, e por motivos desconhecidos, foi interdita a entrada na Igreja. 

Em 1721, a Igreja entra novamente em funcionamento, embora se encontrar privada do Sacrário, até 1928. 

Só em Outubro desse ano, com a formalidade de alguns moradores e de Cura António Soares, é que foi possível ter novamente o Sacrário.

Planta poligonal composta, irregular, de volumes articulados e disposição horizontal das massas. Coberturas diferenciadas de telhados de 1 e 2 águas. Fachada principal virada a O., de portal com arco a pleno centro, a que se tem acesso por escadaria, encimado por fenestração rectangular de arco abatido. Remate em empena com cornija e cruz no vértice. Lateralmente, no lado do Evangelho, torre sineira com 3 registos. No 1º, porta de arco de volta inteira, encimada por pequena fenestração rectangular em plano superior. 2º e 3º registos divididos por cornija e acima 1 sineira em 3 dos 4 alçados. Remate em cornija e pináculos encimados por bola, tendo entre eles, em cada face da torre, 2 merlões. Alçado lateral esquerdo, virado a N., com porta rectangular no corpo da nave. Neste, no corpo da capela-mor e da divisão que se lhe acrescentou, em planos mais recuados, fenestrações rectangulares e quadrangulares de pequenas dimensões. Alçado tardoz com os corpos cegos da capela-mor e dos volumes que lateralmente foram acrescentados. Pináculos na capela-mor e cruz no vértice das 2 águas do telhado. Alçado S. com nártex lateral na junção da nave com a entrada para pequeno corredor de acesso à sacristia e à capela-mor, em plano mais saliente. Porta de arco a pleno centro, outra rectangular e pequenas fenestrações indiferenciadas na sacristia e em espaço incaracterístico. INTERIOR da igreja de nave única, capela-mor e sacristia. Portal de arco rebaixado encimado por fenestração. Lado do Evangelho com 2 fenestrações rectangulares. Capela lateral em plano mais saliente, de construção recente com arco a pleno centro e 2 fenestrações rectangulares e, no da Epístola, porta para o exterior e capela lateral igual à do alçado O.. Tecto travejado por tirantes de madeira, em caixotões pintados com figuras de santos. Arco triunfal a pleno centro forrado a talha dourada e ladeado por 2 retábulos laterais, igualmente de talha. Capela-mor tem, do lado do Evangelho, janelão rectangular. Retábulo de talha dourada com tribuna. Lado da Epístola com porta de acesso ao exterior e à sacristia, que comunica com divisão indiferenciada, atrás do retábulo principal. Tecto de madeira de caixotões policromados, pintados com figuras de santos. Lambris de azulejo padrão percorre a nave e a capela-mor.

No seu interior, merece especial atenção a escultura de madeira, datada do século XVII.

Observações *1 - pedra de armas do Morgado de Cepães, benfeitor da igreja, que as mandou colocar na fachada principal. *2 - tem confraria denominada Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de que a 1ª referência conhecida data de 2 de Fevereiro de 1383. Reformados e votados os seus estatutos em 9 de Dezembro de 1601 e formalizados em 1603.

 

Acessos EN 226, ao Km 15 para Cepões; pelo CM 1080.

 

Caso queiram conhecer melhor a Igreja e os portões estiverem fechados é só abrir pelo trinco pois não estão trancados e o espaço esta disponível ao publico.
 
P.F. RECOLOQUEM A CACHE NO MESMO LOCAL E DA MESMA FORMA COMO A ENCONTRARAM.
Levem material de escrita e respeitem os espaços para logar. Tenham um pouco de paciência e deixem tudo tal e qual como encontraram.

 

NOTA: QUEM NÃO RESPEITAR O ESPAÇO PARA LOGAR E A POSIÇÃO DA CACHE COMO ELA ESTAVA, TERÁ O REGISTO ELIMINADO.AGRADEÇO A COMPREENSÃO
 
Façam o C.I.T.O enquanto se dirigem para o local e ate mesmo no local, se possível.
Tirem fotos da Igreja e respeitem o local.
Obrigado Pela Vossa visita.
Divirtam-se
 
.

Additional Hints (Decrypt)

Pequena abertura, rz erten qr sbezn erqbaqn bh dhnqenqn, que dá entrada cnen hzn pnivqnqr bh rfcnçb. Ângulo reentrante. (Nytb rfgneá n znvf!)        

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)