Skip to content

Pico da Torre Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá pikolifizzy,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 12/18/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache tem como objectivo dar a conhecer o Pico da Torre, o qual possui uma vista maravilhosa sobre a baía de Câmara de Lobos

Translation
Pico da Torre

O Pico da Torre, também conhecido por Pico da Cruz, ou simplesmente por Pico, situa-se na freguesia de Câmara de Lobos, na encosta norte da sua baía. A sua denominação tem a ver com o sítio onde se encontra implantado - Torre - denominação essa por sua vez com origem provável na do morgadio da Torre Bela.  

O pico da Torre está atualmente dotado de um cruzeiro da independência, símbolo das comemorações dos centenários, levados a efeito pelo Dr. Oliveira Salazar. O lançamento da primeira pedra para a sua construção, bem como de uma caixa metálica contendo várias moedas de 10$00 e de 5 centavos e uma acta alusiva ao acto, teve lugar no dia 28 de Maio de 1941, por ocasião do 15º aniversário da Revolução Nacional.

Ainda que sejam por demais evidentes as vertentes políticas deste empreendimento, a iniciativa da sua construção partiu da Acção Católica de Câmara de Lobos e fundamentalmente do seu assistente, o Pe. António Pinto da Silva. Contudo, foi a expensas da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na altura presidida pelo Prof. Angelo de Menezes Marques que a obra se realizou.

Construído em pedra de cantaria, o cruzeiro possui na sua base  a inscrição: 'Fundação-1140/Restauração-1640/Ano Áureo-1940/Mandado erigir pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos' e foi solenemente inaugurado e benzido no dia 14 de Setembro de 1941. Do acto, presidido por Sua Exa. Reverendíssima, o Bispo do Funchal e à qual assistiram as mais altas individualidades políticas e religiosas locais e muito público, fez parte uma missa campal. As Bandas Municipal de Câmara de Lobos e Recreio Camponês, bem como elementos da Mocidade Portuguesa das escolas locais, providos de clarins e tambores tiveram a seu cargo a recepção das individualidades convidadas.

Dada a sua localização, o pico da Torre constitui um lugar privilegiado para a observação do centro da cidade de Câmara de Lobos tendo uma panorâmica soberba sobre a baía, o mais importante 'ex-líbris' do concelho e não só, apresentando-se por isso ao visitante como um ponto de paragem obrigatória, quer durante o dia, quer à noite, facto que fez com que desde cedo se fizessem sentir as suas potencialidades turísticas e, naturalmente, a necessidade de as explorar.

Com as obras de construção do cruzeiro da independência, a ideia de dotar o local de um miradouro ganha consistência e, em 1941, pela primeira vez ao que supomos surge na imprensa o propósito formulado pela Câmara de o construir, obra que, no entanto acabaria por não passar do plano das intenções.

Com o passar dos anos, novas ideias e projectos haveriam de surgir para este local, não só mais ambiciosos como também prevendo um maior aproveitamento turístico do local, no entanto nunca foram concretizados.

O investimento, da responsabilidade da Câmara local, deveria atingir um custo de cerca de 500 mil euros e deveria ser colocado em concurso no início de 2004. O cruzeiro ali existente, alvo de muitas manifestações litúrgicas, seria integrado neste projecto, que previa ainda a criação de uma alameda, destinada a facilitar a realização de práticas religiosas.

 

No entanto só no dia 5 de Setembro de 2011 foram inauguradas obras de requalificação deste local, com recuperação e construção de novo mobiliário urbano - nomeadamente a construção de bancos corridos em betão - e a reformulação e recuperação do pavimento. 
Além dos trabalhos de integração paisagística e criação de zonas verdes, a obra contemplou a implementação de nova iluminação pública, através de postes de iluminação metálicos e armadura embutida no pavimento.

In : http://www.concelhodecamaradelobos.com/dicionario/pico_torre.html

A cache

Esta é uma zona muito frequentada por turistas devido à vista panorâmica, no entanto, também por pessoas residentes na zona e arredores e às vezes, infelizmente não com a melhor das intenções, pelo que solicito a máxima discrição possível e cuidado durante a procura da cache. Devido a este facto não aconselho a sua procura à noite!

Já houve anteriormente uma cache nesta zona e penso que terá desaparecido devido a vandalismo pelo que o meu objectivo é fazer com que esta agora permaneça ativa durante o máximo de tempo possível!...É muito importante que a mesma fique sempre bem posicionada!... NOTA actualizada em Fevereiro 2016: Devido à cache ter desaparecido 3 vezes desde que a coloquei, houve mudança de coordenadas...o conteiner é idêntico...vamos ver se agora já não desaparece pois está mais camuflada ainda!... 




This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Ohenpb/ Ubyr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)