Skip to content

Procura-me por Poiares Multi-cache

This cache has been archived.

Bitaro: Caro joaocanais,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 9/28/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


HISTÓRIA


A nível histórico, as origens de Poiares remontam à pré-história, dados que se verificam pelos vestígios de um Dólmen (Serra de São Pedro Dias), da influência Romana (Ponte Romana no lugar de “Murcella” – actualmente Mucela) e Muçulmana (Lendas e Topónimos de que são exemplo, Moura Morta, a Toca da Moura ou as Mouras Encantadas). 


A documentação antiga refere a existência de Castros ou Crastos, que viriam a servir para vigiar o tráfico fluvial ou para refúgios dos povoadores. É neste preciso contexto, que surge a Albergaria de Poiares, prova física que marca a importância destes caminhos, que forneciam apoio a peregrinos e a viajantes das Beiras. Mais especificamente a Albergaria de Poiares, teve a sua fundação pela mão da Rainha D. Dulce e o Rei D. Sancho I. Ainda no mesmo período surge outras construções pertencentes a entidades religiosas como o Mosteiro de Lorvão, Mosteiro de Santa Cruz e Universidade de Coimbra. 


O Concelho nasceu em 1836, tendo sido suprimido por duas vezes e restaurado definitivamente a 13 de janeiro de 1898, data em que se comemora o Feriado Municipal, tendo posteriormente sido elevado à categoria de Vila em 1905.


As paisagens exuberantes, a gastronomia de excelência e o artesanato ancestral são as principais referências turísticas deste concelho que têm sido fundamentais para o seu desenvolvimento, a par de um dos mais importantes parques industriais da região, dividido em dois pólos, cada um com cerca de 70ha, que acolhe cerca de 100 empresas, empregando mais de mil trabalhadores e com um volume de faturação anual de largas dezenas de milhões de euros, predominantemente voltado para o setor da exportação.


Vila Nova de Poiares é um dos 17 concelhos do distrito de Coimbra, constituído por quatro freguesias: Santo André de Poiares, Arrifana, São Miguel de Poiares e Lavegadas. 

A distância da sede de concelho a Coimbra (sede de distrito) é de 22 km, tendo como principais acessos a Estrada da Beira-EN17 e o IP 3 (Itinerário Principal que faz a ligação rodoviária às cidades de Coimbra e Viseu).  

Com apenas cerca de cem quilómetros quadrados, 7281 habitantes (2011) e 3953 edifícios (Censos 2011), Vila Nova de Poiares situa-se no centro do distrito, sendo confrontado a norte pelo concelho de Penacova, a este pelos concelhos de Arganil e Góis, a sul pelos concelhos de Lousã e Miranda do Corvo e a oeste pelo concelho de Coimbra. 

BRASÃO


Escudo de prata, duas andorinhas de negro, realçadas do campo, alinhadas em pala e contrapostas, entre dois pinheiros de verde, troncados e arrancados de negro, frutados de ouro; em chefe, abelha de negro, realçada de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com legenda a negro: VILA NOVA DE POIARES.

Brasão de Vila Nova de Poiares

GASTRONOMIA


A Gastronomia é um dos ex-líbris de Vila Nova de Poiares, ou não fosse este concelho reconhecido e denominado como a “Capital Universal da Chanfana” e “Capital Nacional do Artesanato e da Gastronomia”. São a Chanfana, o Arroz de Bucho e os Negalhos, os pratos que mais seduzem e encantam o gosto dos mais exigentes comensais. 


A Chanfana é um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhado nos célebres caçoilos de barro preto de Olho Marinho. A tradição deste prato levou, inclusivé, à criação da Confraria da Chanfana, que visa preservar e promover a confecção tradicional deste prato Poiarense. 

Chanfana

ARTESANATO


Vila Nova de Poiares é um concelho extremamente rico em tradições, nomeadamente no domínio do artesanato, com os barros pretos, os Palitos Floridos e pequenos artefactos em madeira, a cestaria e canastraria, a tecelagem, a latoaria, as ceiras, capachos e ainda a cantaria (Mós).

Artesanato Poiarense


Vila Nova de Poiares é rico também em monumentos e aspetos culturais. De entre os demais destacamos aqueles que são dados a conhecer nesta cache:

Capela de Nossa Senhora das Necessidades 


Situada na Catraia de Nossa Senhora das Necessidades este templo de grande significado para o concelho acolhe todos os anos em Agosto as festas da sua padroeira. Foi construída no inicio do século passado tendo sido benzida em 1908. Depois das festas da Rainha Santa Isabel em Coimbra sempre foram consideradas as festas religiosas com mais impacto e de maior grandiosidade. Peregrinos e forasteiros de grande parte da região das Beiras, vieram e vêm no 2.° fím-de-semana de Agosto pedir as suas preces à Senhora. As Festas concelhias sempre foram palco de grandes espectáculos de fogo-de-artifício, assim como de acontecimentos culturais.
As actividades artesanais incorporam na sua acção produtiva larga quantidade de mão-de-obra, onde o “saber de experiência feito” é a garantia da autenticidade do bem cultural que os produtos artesanais em si mesmo comportam. 

Capela da Nossa Senhora das Necessidades

Jardim à Raça Poiarense


Trata-se do mais recente espaço verde de Poiares, inaugurado a 16 de Julho de 2008 e dedicado ao povo poiarense e à sua 'raça', numa homenagem justíssima à grande capacidade de trabalho e vontade de vencer que caracteriza as gentes de Poiares. E é precisamente essa alma e vontade de vencer que está caracterizada no monumento que se destaca, bem no centro do jardim, com representações dos vários ofícios que marcaram a identidade poiarense ao longo dos tempos: o petrolino (venda ambulante), o oleiro, o moleiro, a paliteira, o serrador e o cesteiro/canastreiro. Este monumento está inserido numa imponente fonte luminosa, que é composta por um grande lago, com vários jactos de água que se iluminam durante a noite, dando um toque de beleza e requinte, verdadeiramente únicos. O exotismo assume também o seu espaço neste jardim. Para além das palmeiras, há um espaço que acolhe várias aves exóticas. O Jardim à Raça Poiarense dispõe, ainda, de um anfiteatro, concebido para acolher manifestações culturais, de um bar de apoio e também de espaços lúdicos para as crianças.

Jardim da Raça Poiarense

 

Estas e muito mais informações sobre o concelho, visitem a página da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares em: http://www.cm-vilanovadepoiares.pt/

 

A CACHE

Esta é a nossa primeira cache e por sinal uma multi-cache no local de trabalho de um nós, e ela vai levar-vos a conhecer um pouco de Vila Nova de Poiares. A cache é de resolução simples e que te vai fazer andar um pouco por Vila Nova de Poiares. Pode e deve ser feito a pé, embora qualquer veículo de transporte seja aceite.

Em cada ponto terás uma pergunta que te dará um número, sendo que todas elas poderão ser respondidas através da página da própria cache. Apenas necessitas de juntar 3 números que te darão acesso ao container final, sendo que quando os utiilizares deverá sempre ser por ordem nas etapas.  Importante referenciar que para o primeiro ponto necessitam de possuir um QR Code Reader e internet disponível, e que no segundo devem ter convosco uma garrafa de água de 1.5 Lts.

Eis a primeira pergunta e consequente número:

Em que ano nasceu o concelho de Vila Nova de Poiares? 183_ (Eis o 1º número)

Aproveitem para descobrir Vila Nova de Poiares, sejam conscientes na hora de abordagem a cada um dos pontos, tendo sempre cuidado com os muggles presentes. Não necessitam de forçar ou retirar nada, tudo surge com calma e descontração. Deixem tudo tal e qual como encontraram.

Espero que se divirtam tanto como nós aquando da realização e colocação da cache.

 

Additional Hints (Decrypt)

Cbagb 1 - Fr gvirerf qúivqnf gryrsban n nythéz. (Arprffvgnf qr hz DE Pbqr Ernqre r Vagrearg Qvfcbaíiry. Thneqn n erfcbfgn) Cbagb 2 - Cebphen-zr whagb à "pnfn" qbf cáffnebf r phvqnqb pbz b "yvkb" dhr ryrf cebqhmrz. (Arprffvgnf qr hzn tneensn qr áthn qr 1.5 ygf. Rkvfgrz cbagbf qr áthn cbe cregb. Thneqn n erfcbfgn) Cbagb Svany - Nagrf qr ragenerf ab ybpny, bofrein bf zbahzragbf tézrbf r frthr cnen b qn qvervgn, cebphenaqb cbe nytb dhr frwn "nabezny" nb ybpny. B erfgb é Trbpnpuvat (Arprffvgnf qbf 3 aúzrebf bogvqbf nagrevbezragr, cryn beqrz qb frh ncnerpvzragb) Dhnydhre qúivqn, dhrvkn, ercneb, crqvqb qr znahgraçãb bh UQ, cbe snibe pbagnpgrz ngeniéf qb: 914975306

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)