Skip to content

Thomar = Sabor Medieval Event Cache

This cache has been archived.

paulohercules: Passou tempo suficiente sobre a data do evento e, é altura de o arquivar para que não apareça desnecessariamente nas pesquisas efectuadas na zona.

Muito obrigado a todos os que estiveram presentes.

More
Hidden : Saturday, October 3, 2015
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Thomar = Sabor Medieval


Thomar = Sabor Medieval

Sábado - 03 Outubro 2015 - Evento das 19h30 às 20h00

Convidam-se todos os geocachers a reunirem neste local para socializar e conversar sobre geocaching.

Depois do evento, quem desejar poderá participar num jantar medieval.

O jantar medieval será num restaurante e cada pessoa pagará o que consumir.

Nota: Para registares o 'attended' neste evento não é necessário participares no jantar medieval, basta apareceres nas coordenadas publicadas entre as 19h30 e as 20h00.

Gastronomia Medieval

A expressão culinária medieval refere-se ao conjunto de hábitos alimentares e de métodos, técnicas e processos utilizados para preparar, conservar e apresentar os alimentos das várias culturas europeias durante a Idade Média, período histórico que compreende aproximadamente os séculos V ao XV. Durante este período, as dietas e a culinária mudaram em toda a Europa, e essas mudanças ajudaram a estabelecer as bases para a moderna cozinha europeia.

O equipamento da cozinha medieval incluía o almofariz, panelas e frigideiras de cabo comprido. A maior parte dos pratos eram confeccionados em grandes panelas de ferro. O caldeirão de 3 pernas podia ser colocado sobre o fogo ou suspenso por um gancho.
Os cozinheiros tinham de ter talento para disfarçar o sabor de alguns alimentos. Por isso, a cozinha medieval usava e abusava de ervas aromáticas como os coentros, a salsa e a hortelã para condimentar os pratos. Cultivava-se o tomilho, o alho, a mostarda e o açafrão e utilizava-se também o sal e ainda pimenta vinda do Oriente.
A carne, guardada em despensas, nem sempre se mantinha fresca. O peixe cozinhado com salsa e funcho era um prato popular.

E porque os olhos também comem, a decoração dos pratos, tal como a decoração dos recintos, era extremamente cuidada. As longas mesas eram cobertas com magníficos tecidos e iluminadas por tochas empunhadas por criados. Então, as iguarias começavam a desfilar, devidamente ornamentadas. Os pratos tinham o nome de escudelas e serviam para dois convivas, sentados lado a lado. Apesar de já existirem colheres e facas, as mãos eram o principal talher utilizado. Cada um usava as sua própria faca, uma colher e os dedos para comer educadamente à mesa.


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_medieval
http://www.cm-castromarim.pt/site/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=25#p9


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)