PR1 - Trilho de Mação Multi-cache

Hidden : 7/28/2015

PR1 - Trilho de Mação

O objectivo desta cache é dar a conhecer o primeiro percurso pedestre de pequena rota do concelho de Mação. Este percurso alterna entre a vila e os espaços rurais envolventes sendo o seu ponto alto a vista panorâmica do Cabeço da Cruz.

Para primeiro percurso pedestre foi escolhida uma opção pouco natural, vamos a ver se os próximos percursos a implementar aproveitam as enormes potencialidades ambientais e paisagísticas do concelho.

A cache encontra-se a alguns metros do trilho e trata-se de um pequeno container reciclado sem qualquer camuflagem, se o que procuram são containers elaborados posso sugerir outras caches da região.

A descrição do percurso apresentada a seguir foi retirada do folheto informativo que podem obter no posto de turismo de Mação. O percurso proposto para esta cache percorre o trilho no sentido inverso ao apresentado na descrição.

Descrição do Percurso

O PR1 "Trilho de Mação" tem início no Largo dos Bombeiros Voluntários de Mação, junto ao Posto de Turismo, onde está colocado o painel informativo.

Este é um percurso pedestre circular em redor de Mação, que pode ser iniciado em qualquer lugar por onde se passe, com a seguinte descrição.

Tomando o sentido Este, atravessando a Avenida Vicente Mendes Mirrado, segue-se por um estradão florestal na direcção do Vale Perto. Após 210m neste estradão, antes de atingir o Vale Perto, vira-se à esquerda e sobe-se em direcção à Rua das Fábricas. Corta-se à direita no sentido de Casas da Ribeira. Ao fim das últimas casas da Rua das Fábricas toma-se o sentido do Bairro André Loja.

Atingido o Bairro André Loja, toma-se o sentido virado a Norte, a subir até chegar ao Cabeço da Cruz (Alt. 390m), onde em dias claros se pode disfrutar da imensa paisagem. Saindo daqui no sentido Oeste percorrem-se cerca de 600m, seguindo um caminho à esquerda até se ver a serração da Aji, e desta até se atingir a Avenida de São Miguel.

Na Avenida de São Miguel, segue-se a direcção do Cadouço e deste até se chegar à Urbanização dos Atoleiros caminham-se 600m. Daqui parte-se em direcção à Rouquina e ao Vale da Gueifoa para se chagar à estrada alcatroada (Caminho Municipal 1271-1).

Tomando a direita e andando 150m, passando sob o Ribeiro de Mação, corta-se à direita para apanhar o caminho da Ventosa, até ao Cais Cordeiro. Daqui até se atingir o Sto. António são cerca de 850m em piso de alcatrão, mais 400m até Seca e Meca e mais 400m até à Capela de Sto. António.

Continuando este PR1 descemos pelas Escadinhas de Sto. António e caminhamos no sentido da Ponte Romana sob o Ribeiro de Mação, que atravessamos para começar a subir a Calçada da Azinhaga do Ribeiro que nos leva ao Jardim Municipal de Mação.

Deste Jardim sobe-se até atingir a Biblioteca e o Auditório de Mação. Logo depois cortando à direita, junto à Capela de São Sebastião, desce-se para a Fonte do Forno. Chegados aqui sobe-se para a Bufareira, virando à esquerda e caminhando 370m. Voltamos a cortar novamente à esquerda e caminhamos mais 330m até às Encruzilhadas. Daqui sobe-se à Rua João Paulo II, corta-se à esquerda, sobe-se até ao miradouro e à Capela do Calvário.

Iniciamos a descida das escadas do Calvário, que nos leva até ao ponto de início, o Largo dos Bombeiros Voluntários de Mação.

Dados Técnicos

Distância: 13,4 km
Tipo: Circular
Ganho/Perda de Elevação: 276 m
Dificuldade: Moderada
Tipo de piso: Varia entre asfalto, caminhos tradicionais e caminhos empedrados

Podem fazer o download do track aqui