Skip to content

# 27 Rota Ambientes Rurais - Margens Rio Dão Traditional Geocache

Hidden : 4/11/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Este projecto criado atrás de um conjunto de 28+1 caches pretente dar a conheçer uma Rota recentemente criada, situada na freguesia de Castelo de Penalva, no concelho de Penalva do Castelo, denominada por PR4 PCT - Rota dos Ambientes Rurais, com cerca de doze 12 km´s de extensão num percurso circular.


Translation

# 27 Rota Ambientes Rurais - Margens do Rio Dão

PR 4 PCT - ROTA DOS AMBIENTES RURAIS:

A Rota dos Ambientes Rurais têm inicio na Igreja Matriz de Castelo de Penalva ou de S. Pedro, tendo como tema central o rio Dão e o ambiente rural que o rodeia. Este percurso circular, com cerca de 12 quilometros, permite a descoberta de numerosos tesouros paisagísticos, patrimoniais e etnológicos, presentes nas pequenas povoações que se espalham por este território, repleto de locais de rara beleza.

Ao longo do percurso é possivel conheçer e usufruir de inúmeros testemunhos vivos da história, com destaque para o vasto património arqueológico, religioso e artístico como os caixotões do teto da Igreja de S. Pedro e as duas telas da escola de Grão Vasco, a Capela de S. Sebastião, a capela de Santo Aleixo [Aldeia de Souto de Vide], a de Nossa Senhora da Saúde [Amiais], a de S. Francisco [Amiais], a Quinta do Salgueiral com a sua abadia, inúmeras alminhas, a Laje das Pinguinhas, os fornos que antigamente confecionavam o delicioso pão, pitorescos moinhos de água e a estrada parcialmente lajeada, que desemboca na denominada Ponte Romana ou Ponte do Castelo, junto a um parque de lazer, onde poderá repousar e deleitar-se com a paisagem envolvente.

Esta rota atravessa uma paisagem muito diversificada e com um forte cunho beirão, destacando-se os pequenos espaços agrícolas, implantados num território dominado por majestosos blocos graníticos e bordejado de verdejantes soutos e pinhais. Para além da produção vinícola que pontua esta paisagem, a cultura da oliveira, a 'mais prestigiada árvore medirrânea, e o trabalho da extração do azeite marcam fortemente a economia do concelho de Penalva do Castelo.

No geral, a Rota dos Ambientes Rurais permite um contacto previligiado com a natureza, composta por uma fauna e flora diversificada. Nas vastas áreas florestais predominam o pinheiro bravo, o eucalipto, as oliveiras, os carvalhos e os castanheiros. Quanto às espécies arbustivas, salientam-se os tojos e, em menor grau, as queirós, a torga, a urze branca, a estevinha, o rosmaninho e exemplares isolados de medronheiros.

Em termos de fauna podem observar-se diversas espécies de aves como a perdiz-vermelha, o gaio-comum, a gralha-preta, o corvo, o pisco de-peito-ruivo e o chapim-azul, entre outros. De mamíferos terrestres, o ouriço-cacheiro, musaranhos, toupeira, coelho-bravo, raposa, doninha e javali.

No que se refere a anbíbios, salienta-se a salamandra-de-pintas-amarelas, tritão-de-ventre laranja, tritão-verde, sapo-parteiro-comum, sapo-comum, sapo-corredor, rela comum, rã-castanha e rá-verde.

Aceite o convite para visitar esta vetusta aldeia: percorra as suas pitorescas ruas e vielas e partilhe emoções com as nossas gentes!

Fonte: www.cm-penalvadocastelo.pt

RIO DÃO:

O rio Dão é um rio português que nasce na freguesia de Eirado, mais propriamente na Barranha, concelho de Aguiar da Beira, Distrito da Guarda, na região dos planaltos de Trancoso Aguiar da Beira, numa zona em que a altitude oscila entre os 714 metros e os 757 metros e que faz parte da Região do Planalto Beirão. O seu percurso é feito no sentido Nordeste-Sudoeste e, ao longo dele, para além de ter a Barragem de Fagilde no seu fio de água, atravessa ou demarca os limites dos concelhos de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Viseu, Carregal do Sal, Tondela e Santa Comba Dão. Desagua no Rio Mondego, em plena albufeira da Barragem da Aguieira, nos limites dos concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, depois de percorrer cerca de 92 quilómetros. Os seus principais afluentes são o Rio Carapito, Ribeira de Coja, o Rio Sátão, o Rio Pavia, Ribeira das Hortas e o Rio Criz. No seu vale, zona de altitude com solo granito, situa-se a Região Demarcada do Dão, da qual se destaca a produção de excelentes vinhos de mesa.

ACESSO|NOTAS COMPLEMENTARES:

+ Esta Rota circular tem ponto de partida e chegada junto à Igreja Matriz de Castelo de Penalva ou de São Pedro que se localiza junto ao Lar e Residência Paroquial, no meio da povoação, tendo uma boa acessibilidade.

+ Inicio e término da rota

(GPS N 40º 39`44.1`` W 07º 39` 00.3``).

Os cachemobiles podem ser estacionados junto da Igreja e da Capela São Sebastião ou então mais distante, junto à sede da junta de Freguesia e do Café do Castelo.

+ É recomendavel fazer o percurso a pé ou de veiculos de 2 rodas, já que algumas partes do percurso são caminhos singulares e estreitos. Os veiculos todo o terreno (TT) não serão recomendaveis e assim o meio mais adequado apesar de passar em grande parte do trilho. Contudo contornando algumas partes por outros caminhos é possivel fazer-se.

+ Nem todas as caches estão junto ao trilho sinalizado, pelo que têm que por vezes sair dessa rota para encontrarem a respectiva cache. Como outras, que se encontram no meio urbano ou populacional, pelo que devem ter descrição na sua procura para a durabilidade.

+ Anualmente (Mês de Abril ou de Maio) realiza-se uma caminhada organizada pela comunidade local (Junta de Freguesia e Associações) como pelo municipio de Penalva do Castelo. Neste ano de 2015 a caminhada está agendada para 19 de Abril.

+ Contactos:

- Câmara Municipal de Penalva do Castelo 232 640 020

- Bombeiros Voluntários de PCT 232 641 444

- GNR de Penalva do Castelo 232 640 070

- Junta de Freguesia de Castelo de Penalva 232 646 005

A CACHE - Nº 27:

A nº 27 numerada deste conjunto, trata-se de um contentor do tamanho pequeno, que contém apenas o logbook sendo necessário material de escrita. Está localizada junto das margens do rio Dão. Tenham cuidado com as crianças. Deixem tudo conforme estava. Tenham esse cuidado expresso para a durabilidade da mesma. Desfrutem do percurso, aproveitando inclusive para tirar fotos, contudo tentem não publicar fotos do spoiler.



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

N prepn qr 1 zrgeb qn cynpn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)