Skip to content

Adgiraldo (à) Vista Traditional Geocache

Hidden : 3/22/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




A Freguesia de Orvalho situa-se bem no coração da Beira Baixa, actualmente, uma das regiões com maior cultura tradicional do país. Mais concretamente, encontra-se num dos braços da Serra do Muradal, no extremo nordeste do Concelho de Oleiros, que integra o Distrito de Castelo Branco. Esta Freguesia é composta pelas aldeias de Orvalho, Casas da Zebreira, Foz de Giraldo e Adgiraldo, sendo que as mesmas estão junto à estrada nacional 112, que costumava ser a primordial ligação rodoviária entre o interior e o litoral, antes do surgimento das auto-estradas.


Curiosamente, a Freguesia de Orvalho assume particular importância no que concerne a esta região, uma vez que delimita geograficamente os Concelhos de Castelo Branco, Fundão e Pampilhosa de Serra. Esta localização não deixa de ser significativa, uma vez que são três dos mais emblemáticos e importantes Concelhos, não só da Beira Baixa, como de todo o País. Com uma área de apenas 3.479 hectares, a maioria destes, de vistoso pinhal, a Freguesia de Orvalho situa-se numa das margens do magnífico rio Zêzere e dista apenas 25 quilómetros da sede de concelho, a simpática e moderna Vila de Oleiros.


Ao fundo da Freguesia de Orvalho, existem dois interessantes miradouros. Um deles, dois quilómetros a sul, tem o nome de Cabeça Murada. O outro, situado precisamente num dos extremos da aldeia do Orvalho, chama-se Cabeço Mosqueiro e é, neste momento, um dos maiores ex-libris, não só da aldeia, mas de toda a região, uma vez que dispõe de condições ímpares para salutares convívios em perfeita harmonia com a natureza envolvente. Em ambos os locais, são perfeitamente visíveis vestígios castrenses. Destaque ainda para a imponente cascata de água com 25 metros de altura, conhecida como Água d’Alta, que se localiza junto à Cabeça Murada. E se o Miradouro do Cabeço Mosqueiro é o ex-libris da Freguesia pela imponência da obra que ali se encontra, o epíteto de ex-libris natural terá que ser, sem dúvida, atribuído à Cascata da Água d’Alta, pela sua beleza e surpreendente dimensão.


Por fim, também num local bem próximo da aldeia de Orvalho, junto ao marco geodésico do cabeço Marmoural, existem ainda alguns vestígios de uma antiga exploração mineira, que se julga serem de origem Romana.


Fonte: http://www.jf-orvalho.pt/index.php?op=mostra_conteudo&secorder=27

Additional Hints (No hints available.)