Skip to content

Armamar, Terra de Emoções - S. Martinho das Chãs Mystery Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 3/22/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Conjunto de 19 caches, cada uma correspondente a cada freguesia deste concelho, criadas com o intuito de dar a conhecer um pouco do concelho de Armamar. Foi criado com base na estrutura do concelho anterior à reorganização administrativa de 2013, tendo sido reduzida para 14 freguesias após a mesma. 


S. Martinho das Chãs

São Martinho das Chãs é uma freguesia portuguesa do concelho de Armamar, com 9,67 km² de área e 549 habitantes (2011). Densidade: 56,8 hab/km².

É uma freguesia bastante grande com três povoações: São Martinho, Gogim e Lumiares. Com 762 habitantes (Censos 2001) e 226 famílias clássicas é a segunda maior em área total com 9,7 km2 (num total de 117,1 km2 que tem o Município).

A povoação fez parte do termo da A0vila de Lumiares até à extinção do mesmo Concelho em 1834, altura em que passou a integrar o de São Cosmado até 1855. É uma das mais antigas paróquias da diocese de Lamego e o templo primitivo que existia no local da actual igreja terá origens no período da monarquia visigótica. (século VI).

Em 1527 o “Numeramento” dava à cabeça de Concelho (Lumiares) 43 moradores, tendo: S. Martinho, 30; Vila Nova, 6; Santa Cruz, 43; Gogim, 63; e Casal de Fagilde, 2. Todos estes lugares B4eram pertencentes ao Concelho de Lumiares.

No Couto de Lumiares, composto pelas povoações de S. Martinho, Gogim, Vila Nova e Santa Cruz imperou o influente barão e trovador medieval D. Abril Peres, bisneto de Egas Moniz.

As ruas de São Martinho, estreitas e compondo na sua totalidade um povoado muito compacto, remontam ao típico ordenamento medieval. Um passeio pela povoação é C2assim quase uma viagem no tempo. Do património de S. Martinho ressalta a importância da Igreja Paroquial, coeva da de Armamar e das mais antigas do Município. É um monumento que requer uma visita atenta para apreciar alguns pormenores interessantes: um relógio de sol na parede sul; a torre do relógio; a cornija repleta de modilhões representando motivos simbólicos, isto para falar só do exterior do D1monumento.

A freguesia de São Martinho das Chãs, situada na parte sul do Município e já numa zona de transição para climas mais frios, teve e tem uma agricultura diferente da que encontramos nas freguesias mais a norte, junto ao vale do Douro. Aqui se produzia antigamente muito cereal, nomeadamente centeio e milho, azeite e vinho.

Nos dias de E8hoje já não se vê cereal nem azeite e, mesmo vinhas, são muito poucas. A cultura dominante é a maçã. Gogim é o centro da fruticultura do Município. Na freguesia estão concentradas grande parte das unidades de refrigeração que conservam toneladas de maçã entre o período da colheita e expedição para os pontos de venda.

A cultura da maçã terá surgido aqui pela mão de D. Francisco Maria Martinho de Almeida Manuel de Vilhena (9.º conde de Vila Flor e 2.º de Alpedrinha). Era um famoso engenheiro agrónomo e a ele se deve a experiência bem sucedida da cultura da maçã em F3Gogim.

Em Gojim merece destaque pela sua beleza, imponência e importância histórica a Casa Grande. Residência nobre, é o único solar existente no Município e aqui viveram os condes de Vila Flor e Alpedrinha.

Lumiares, a outra povoação da freguesia, foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego.

Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto.

Do património de Lumiares, que G9terá sido muito rico, pouco resta. A capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça persiste juntamente com o pelourinho, muito embora este tenha sido transformado em cruzeiro. No entanto não há grandes vestígios da arquitectura urbana medieval, nem dos paços nobres que foram habitação dos filhos de Egas Moniz e depois de D. Abril Peres, senhor do Condado.

 

Património cultural edificado: Igreja Matriz (Século XVII); Capela de Sto. António em Gogim; Ermida de Na. Sra. da Piedade; Capela de Na. Sra. da Graça; Capela de Sta. Bárbara - em Lumiares; Pelourinho em Lumiares; Dois cruzeiros em Gogim; Alminhas H5em S. Martinho e Lumiares; Fonte da Brecha em Gogim; Fonte em Lumiares; Solar dos Condes em Gogim.

Património Paisagístico: Barragem do Temilobos; Parque eólico na Serra de Lumiares; Serra da Sra. da Piedade; Miradouro da Ermida de Na. Sra. da Piedade.

Festas e Romarias: Festa em honra de S. Martinho no dia 11 de Novembro; Festa em honra de Na. Sra. da Piedade no dia 15 de Agosto; Festa em honra de Na. Sra. da Graça no 1º domingo de Agosto; Festa em honra de Sto. António no dia 13 de Junho; Festa em honra de Sta. Bárbara no dia 4 de Dezembro; Peregrinação a Na. Sra. da Piedade no último domingo de Maio.

Gastronomia: Cabritinho assado no forno.

Locais de lazer: Parque de Na. Sra. da Piedade; Jardim da Fonte em Lumiares; Jardim do Cruzeiro em Gogim; Barragem de Temilobos.

Espaços lúdicos: Poli-desportivo em Gogim e Lumiares.

Artesanato: Trabalhos em madeira.

Lenda: Lenda do Castelo; Lenda da Na. Sra. da Piedade; Lenda do Talefe.

Orago: São Martinho

Principais actividades económicas: Fruticultura com destaque para a maçã; Construção Civil; Serralharias; Oficinas mecânicas; Comércio; Comércio de máquinas agrícolas; Carpintaria.

Colectividades: Associação Cultural e Recreativa 'Os Jograis de Gogim'; Associação Cultural e Recreativa de Lumiares; Agrupamento de escuteiros de S. Martinho.

A Cache

A solução para obter as coordenadas finais encontra-se ao longo do texto. Deverão ler o texto, encontrar o algarismo correspondente a cada uma das letras (A,B,C,D,E,F,H e G), e em seguida substituir nas coordenadas as letras pelo respectivo algarismo.

 

N41º(AB.CDE) W007º(FG.CGH)

 

Container nano, contendo apenas logbook!

Importante: evitem fazer estas caches durante a noite, por dois motivos: para poderem apreciar melhor a beleza deste concelho; e principalmente para não deixarem em sobressalto algumas das povoações que estão um pouco mais isoladas, e que praticamente só estão acostumadas a ver “pessoas da terra”!


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

F. Znegvaub qnf Puâf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)