Skip to content

Armamar, Terra de Emoções - S. Cosmado Mystery Cache

Hidden : 3/22/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Conjunto de 19 caches, cada uma correspondente a cada freguesia deste concelho, criadas com o intuito de dar a conhecer um pouco do concelho de Armamar. Foi criado com base na estrutura do concelho anterior à reorganização administrativa de 2013, tendo sido reduzida para 14 freguesias após a mesma.


S. Cosmado

S. Cosmado é uma das freguesias mais a sul do concelho de Armamar, fazendo fronteira com os vizinhos municípios de Moimenta da Beira e de Tabuaço e a cerca de dez quilómetros, para sul, da sede de concelho. Em termos de dimensão, é uma das maiores freguesias do município. É constituída pelos lugares de Contim, Lapinha e Cardais.

A via romana de Lajeirão comprova que o A0povoamento da área em que se situa a freguesia é anterior à fundação da Nacionalidade. Trata-se de um estradão que assenta parcialmente sobre a rocha-base, constituída por granitos. Na zona de terra, existem vestígios de empedrados, formados por pedras de pequenas e médias dimensões. De resto, a proximidade em relação ao importante Castro de Goujoim seria suficiente para atestar que aqui existiu vida humana em tempos pré-históricos. Aliás, existem vestígios de uma fortaleza castreja a nascente da actual povoação no monte do castelo.

Para além de Goujoim, muito perto encontrava-se o sítio fortificado de Longa e o monte Ladário. Não será por acaso, de resto, que a paróquia de S. Cosmado foi B4criada muito cedo. Através de documentos coevos, sabemos que já existia no século XII, sendo que, nessa altura, os seus padroeiros eram nobres. Deve datar desta altura o primeiro templo paroquial. S. Cosmado recebeu foral novo a 15 de Dezembro de 1512, durante o reinado de D. Manuel I. Teria então 65 fogos (dados do Numeramento Populacional de 1527), a que corresponderia uma população superior a 200 almas.

A 4 de Março de 1530, a povoação pertencia aos condes de Marialva, mais concretamente a D. Guiomar. Voltaria à coroa, definitivamente, no século XVI. S. Cosmado foi vila e sede de concelho até meados do século XIX. Era constituído apenas C3pela freguesia-sede e tinha, em 1801, pouco mais de setecentos habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo, anexou as freguesias de Goujoim, Santa Cruz de Lumiares, Chãs, Granja do Tedo e Longa.

Na sequência de uma grande reorganização administrativa do país, o Concelho de S. Cosmado foi suprimido em 24 de Outubro de 1855, passando a pertencer, como freguesia, ao de Armamar. O desenho urbano da vila D8revela ainda hoje muitos traços dessa época oitocentista.

Em termos de património edificado, uma primeira palavra para a Igreja Paroquial, consagrada a S. Cosme e S. Damião. Foi construída nos inícios do século XVII, substituindo uma outra, no fundo do povoado, no sítio das Fontaínhas, que ainda hoje é reconhecido pelo nome de Igreja Velha.

Para além da Igreja Paroquial, merece destaque uma série de capelas mais ou menos antigas: Capelas de S. Pedro (1640), Capela do Senhor da Aflição (1904), Capela de S. Gonçalo, Capela da Senhora da Conceição, Capela de S. João (seiscentista), Capela de S. Francisco e Capela da Senhora dos Milagres. Em relação a esta, situada no lugar de Contim, diz a tradição que foi mandada E7construir pela rainha D. Maria I. Alegadamente, o seu filho fora curado na freguesia após ser amamentado por uma ama da Granja do Tedo.

A Casa da Novena e o fontanário das três bicas, na fachada da mesma habitação, ladeiam este templo. Ao fundo da freguesia, encontram-se os chamados Penedos do Cunho. São dois blocos graníticos de grandes dimensões, encostados um ao outro e alvo de mistérios e lendas.

O mais ilustre dos filhos desta terra foi Francisco Gomes Teixeira. Nasceu em 28 de Janeiro de 1851, numa casa que está hoje assinalada com uma lápide. Morreu no Porto em 8 de Fevereiro de 1933, mas por seu desejo expresso, foi sepultado em S. Cosmado. Os seus restos repousam hoje na Igreja Matriz, num sarcófago de F1granito, na parede lateral do lado do Evangelho.

Outros ilustres de S. Cosmado foram Paulo Pombo de Carvalho, orfeonista; Pedro Gomes Teixeira, coronel do Exército; Scipião José de Carvalho, médico; e Aníbal Scipão José de Carvalho, professor de Matemática na Universidade do Porto.

 

Património cultural edificado: Igreja matriz (seiscentista) de São Cosme e São Damião; Cruzeiro do Sr. das Prisões; Capela de S. Pedro; Capela do Sr. da Aflição; Capela de S. Gonçalo; Capela de Na. Sra. da Conceição; Capela de S. João (seiscentista) em Cardais; Capela de S. Francisco na Lapinha; Capela da Sra. dos Milagres (Joanina) em Contim; Casa da Novena; Fontanário de três bicas; Capela particular e brasonada da Sra. da Graça.

Património Paisagístico: Vistas da Senhora da Boa Viagem.

Festas e Romarias: Festa em honra de S. Cosme e S. Damião (padroeiros) no dia 27 de Setembro; Festa em honra de Na. Sra. da Boa Viagem no último domingo de Julho; Festa em honra de Na. Sra. dos Milagres em Contim no último domingo de Julho; Festa em honra de S. João em Cardais no dia 24 de Junho; Festa em honra de S. Francisco na Lapinha no dia 5 de Outubro.

Locais de lazer: Espaço junto da Na. Sra. da Boa Viagem.

Espaços lúdicos: Poli-desportivo.

Artesanato: Serralharia; Carpintaria.

Turismo de habitação / rural: Quinta do Silvares, na Lapinha.

Orago: São Cosme e São Damião

Principais actividades económicas: Agricultura com destaque para a produção de maçã; Comércio tradicional; Construção Civil; Diversos armazéns frigoríficos de maçã.

Colectividades: Associação de Solidariedade Social e Recreativa de S. Cosmado; Associação Cultural de S. Cosmado.

A Cache

A solução para obter as coordenadas finais encontra-se ao longo do texto. Deverão ler o texto, encontrar o algarismo correspondente a cada uma das letras (A,B,C,D,E e F), e em seguida substituir nas coordenadas as letras pelo respectivo algarismo.

 

N41º(AB.ACA) W007º(CD.EFB)

 

Container micro, contendo apenas o logbook.

Atenção: Não procurem nos muros!

Importante: evitem fazer estas caches durante a noite, por dois motivos: para poderem apreciar melhor a beleza deste concelho; e principalmente para não deixarem em sobressalto algumas das povoações que estão um pouco mais isoladas, e que praticamente só estão acostumadas a ver “pessoas da terra”!


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Rager qhnf tenaqrf, gncnqn cbe 1 crdhran.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)