Skip to content

MPT#3 Espécies De Animais Selvagens Traditional Geocache

Hidden : 2/13/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Neste PT irei falar um pouco sobre algumas espécies de animais selvagens da zona, consiste em 28 caches, um percurso com cerca de 6km, com subidas e descidas e algumas pedras, não aconselho a realizar este PT de carro devido a partes do estradão com muitas pedras, faz-se bem de BTT, a pé, Jeep ou Moto4, aconselho também, no inverno a terem um pouco de cuidado devido a lama! 


VEADO-VERMELHO

Este é o maior mamífero de Portugal, pode chegar aos 250 kg, tendo apenas o lobo-ibérico como inimigo natural. Na Península Ibérica ocorre uma subespécie diferente de todas as outras da Europa. .

 

Taxonomia

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Cervidae

Género: Cervus

Espécie: Cervus elaphus

 

Ecologia

Estatuto de Conservação: “Pouco preocupante”.

O veado é um dos mamíferos com maior distribuição a nível Mundial. Ocorre naturalmente na Europa, América do Norte, Ásia e Norte de África; na Oceânia e América do Sul a espécie foi introduzida. Em Portugal as principais populações de veado no estado selvagem encontram-se em Montesinho, Lousã, Tejo Internacional, Moura, Mourão, Barrancos e Monchique.

Na Península Ibérica habita matagais de esteva e montados. Sobrais, azinhais e carvalhais, com algum mato são locais bastante frequentados, embora procurem sempre clareiras com erva.

Esta espécie inclui 12 subespécies, das quais 8 ocorrem na Europa. Na Península Ibérica ocorre a subespécie Cervus elaphus hispanicus.

Os machos e as fêmeas estão grande parte do ano separados, excepto na época de reprodução; os machos juntam-se em grupos relativamente numerosos, enquanto que as fêmeas formam grupos matriarcais (fêmea adulta + filha + neta).

Alimentação: Bolotas, que são um alimento importante no Outono/Inverno, erva e outras plantas.

 

Morfologia Externa e Identificação

Comprimento: Cabeça – corpo: entre 160 – 250 cm.

O veado-vermelho é o maior mamífero de Portugal, podendo os machos atingir 250 kg e as fêmeas 150 kg. Na Europa Central chegam aos 350 kg.

No Verão o pêlo é castanho avermelhado e castanho-escuro no inverno, isto devido à mudança de pêlo. A cauda e o escudo anal são importantes para a distinção entre as diferentes espécies de cervídeos. A cauda é curta e acastanhada e o escudo é mais claro que o resto do corpo (tons de amarelo). As crias até aos 2 meses de idade têm manchas claras dorsais, que são importantes na camuflagem.

Quase todos os machos da família Cervidae possuem hastes, que as usam para lutar pelo direito ao acasalamento. As hastes caem todos os anos após a época de reprodução, mas passadas algumas semanas começam a crescer novamente. Durante este crescimento, as hastes estão cobertas por veludo (epiderme rica em vasos sanguíneos), que as protege e irriga. O veludo com o tempo vai caindo, e quando as hastes estão totalmente formadas este já não as cobre. Normalmente em cada ano as hastes aumentam em tamanho e em número de ramificações, relativamente ao ano anterior. O tamanho e complexidade destas estruturas estão relacionadas com a organização social.

 

 

Reprodução

Todos os anos os machos lutam na época de reprodução (entre Setembro e Novembro) e emitem bramidos, que são parecidos com o mugir das vacas. O tempo de gestação dura cerca de 7 a 8 semanas e as crias nascem entre Maio e Junho.

Additional Hints (No hints available.)