Skip to content

MPT#20 Espécies De Animais Selvagens Traditional Geocache

Hidden : 2/13/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Neste PT irei falar um pouco sobre algumas espécies de animais selvagens da zona, consiste em 28 caches , é um percurso com cerca de 6km, com subidas e descidas e algumas pedras, não aconselho a realizar este PT de carro devido a partes do estradão com muitas pedras, faz-se bem de BTT, a pé, Jeep ou Moto4, aconselho também, no inverno a terem um pouco de cuidado devido a lama


Toupeira Comum

 

Mole Talpa europaea

 

 

 

Identificação

A toupeira tem o corpo em forma de cilindro sem pescoço e com um focinho pontiagudo e móvel. As mãos e os pés estão espalmados e a cauda é curta e escamosa. Os olhos quase não se vêem, pois estão escondidos debaixo da pele e do pêlo. Os membros anteriores são muito maiores que os posteriores, formando uma pá larga revestida de unhas muito grandes ( garras ) adaptadas à escavação e com a face palmar voltada para fora. A pelagem é curta, aveludada e lustrosa, de cor geralmente negra ou acinzentada. Pode atingir um comprimento entre 10 a 14 cm e apresenta um peso médio de 50 gr.

 

Ecologia

Podemos encontrar toupeiras em quase todos os tipos de solos, estejam eles a altitudes elevadas ou baixas. É frequente ver toupeiras nas florestas, nos prados, nas hortas e nos pomares onde a terra é mais macia.

 

A toupeira tem uma actividade diurna e nocturna, passando a maior parte do seu tempo debaixo do solo. Alterna periodos de actividade e de repouso em cada ciclo de 24 horas. Com as patas dianteiras escava sistemas complexos de galerias, com várias saídas, removendo a terra e formando os bem conhecidos "montes de toupeira".

 

Alimentação

A toupeira alimenta-se de minhocas, centopeias, insectos, moluscos e por vezes de rãs e ratos jovens. Esta morre se estiver 12 horas sem comer e necessita de um peso 3 vezes maior que o seu, em alimento. Os túneis das toupeiras são autênticas armadilhas, pois neles caem numerosos animais escavadores. Deste modo a toupeira armazena as suas presas, num compartimento junto ao ninho, e de 3 em 3 ou de 4 em 4 horas vai comer.

 

Reprodução

A reprodução ocorre entre Março e Maio e cada fêmea tem duas a seis crias que nascem entre Maio e Junho. Os ninhos esféricos são forrados com folhas e palhas que se situam numa galeria larga.

 

 

 

Factores de Ameaça

A predação sobre esta espécie é exercida especialmente pelo Homem, que a considera erradamente como praga, dada a sua actividade de revolver o solo (em vez disso esta actividade deverá ser considerada benéfica, por limpar o solo de vários insectos e anelídeos, prejudiciais às plantas). Embora sem grande significado, atendendo aos seus hábitos essencialmente subterrâneos, as aves de rapina e alguns pequenos carnívoros podem igualmente ser considerados predadores.

Additional Hints (No hints available.)