Skip to content

Santo António Traditional Geocache

Hidden : 12/12/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Situada na costa norte da Ilha de S. Miguel, entre a Ponta de Santa Bárbara e o Morro das Capelas, dista 18 Km da sede do Concelho.

Segundo os cronistas, o povoamento desta localidade data o século XVI. Tal afirmação é baseada no facto de já em 1524 haver sido erguida a Igreja de Santo António, que veio a dar o nome à freguesia.

Os primeiros colonos começaram a fixar-se nas zonas que apresentavam os melhores terrenos para a agricultura e nos  ficavam perto da costa. Todavia, verificando-se o decréscimo da rentabilidade das terras cultivadas, assim também diminiu a população.

Por essa altura. Lopo Pessoa, ido do Continente, terá experimentado semear  o tremoço e posteriormente o trigo, aumentado desse modo a produtividade dos terrenos.

Desta forma iniciou-se o costume de ‘’outonar’’ as terras com tremoço, uso que se generalizou por toda a ilha de S. Miguel.

A igreja paroquial, de inovação a Santo António, remonta provavelmente ao ínicio do século XVI, tendo sido objecto de grandes obras no decurso do século XVIII. De 1730 a 1734, executaram-se os trabalhos de talha das Capelas e os armários da Sacristia, realizaram-se obras na capela-mor e colocaram-se os sinos na torre.

No século XX, mais uma vez se fizeram obras neste templo, tendo sido profundamente alterado o seu frontispício e aumentada em altura a sua torre.

Aquando dos trabalhos de restauro efectuados entre 1930 e 1935, o frontispício foi enriquecido com painéis de azulejos. Nesta igreja, destaca-se o Altar da Gruta das Aparições de Lurdes.

Conta ainda esta freguesia com A Ermida do Rosário, situada à beira-mar e edificada por Álvaro Lopes da Costa. Reconstruida depois do terramoto de 6 de Abril de 1862, sofreu várias obras de restauro em 1986.

Segundo a tradição popular, nos primórdios, foi esta povoação denominada freguesia do Rosário. De acordo com uma lenda, o que deu origem á mudança do nome terá sido o aparecimento, á beira-mar de uma pequena imagem de Santo António que foi trazida por populares para a Ermida do Rosário, que ainda existe.

 

 

Texto fornecido pela Junta de freguesia de Santo António

Additional Hints (No hints available.)