Skip to content

GGRA5 - Carapacho [Graciosa] EarthCache

Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Perguntas / Questions

1) Quantas falésias costeiras existem no local?

2) No local existem resquícios de um vulcão. Qual o tipo de vulcão e qual o nome desses resquícios?

3) Por que outra qualidade é conhecido este geossítio?

1) How many coastal cliffs are in place?

2) On the sea are remnants of a volcano. What type of volcano and which are the name of the remnants?

3) Why is another quality known this geosite?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ilha Graciosa

 

A ilha Graciosa tem cerca de 13 km de comprimento por 7 km de largura e abrange uma área da ordem dos 60,66 km2, atingindo uma cota máxima de 405 metros na Caldeira. Sob o ponto de vista geomorfológico apresenta quatro unidades: (1) Maciço da Caldeira (Situado na região SE da ilha, corresponde a um vulcão central com caldeira, no interior da qual se encontram preservados alguns maars (s.l.) e vestígios de um antigo lago de lava que derramou para noroeste. Junto ao bordo sudoeste da caldeira identificam-se dois domos lávicos e nos flancos do edifício principal encontram-se evidências de alguns cones de tufos e cones de escórias); (2) Serra das Fontes (Estrutura alongada segundo a direcção NW-SE, limitada a leste e a sul por imponentes escarpas de falha, que corresponde a uma relíquia de um antigo vulcão em escudo); (3) Maciço centro-meridional (Engloba a Serra Branca e a Serra Dormida, estruturas representativas de um antigo vulcão central onde se evidenciam alguns domos lávicos. No topo destas estruturas sobressaiem alguns cones de escórias e escoadas lávicas mais recentes); (4) Plataforma noroeste (Trata-se de uma área aplanada de baixa altitude, marcada pela existência de diversos cones de escórias, spatter cones e escoadas lávicas associadas).

 

 

 

 

 

Translation

 

 

 

Vulcão e Tipos de Vulcão

 

Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) 'escapam' para a superfície1 . Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.

A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Tal como outros eventos naturais, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outros, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicam o turismo, interrompem o tráfego aéreo e consomem a renda pública e privada em reconstruções. Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectónicas. Existem excepções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes), que são locais aonde o manto superior atinge altas temperaturas.

Os solos nos arredores de vulcões formados de lava arrefecida, tendem a ser bastante férteis para a agricultura.

A palavra 'vulcão' deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano. A ciência que estuda os vulcões é chamada de vulcanologia, e o profissional que atua na área vulcanólogo2 , que deve ter conhecimento em Geofísica, a outros ramos da Geologia tais como a Petrologia e a Geoquímica.

 

Cones de escórias

É o tipo mais simples e mais comum de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupção de magmas de baixa viscosidade, com composições basálticas ou intermediárias.

 

Estratovulcões

Os 'estratovulcões' também são chamados de 'compostos', são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais do cone, reconstrução e mudanças da localização das condutas. Alguns dos exemplos de vulcões deste tipo são o Teide na Espanha, o Monte Fuji no Japão, o Cotopaxi no Equador, o Vulcão Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos Estados Unidos.

 

Caldeiras ressurgentes

São as maiores estruturas vulcânicas da Terra, possuindo diâmetros que variam entre 15 e 100 km². À parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes são amplas depressões topográficas com uma massa elevada central. Exemplos dessas estruturas são a Valles e Yellowstone nos Estados Unidos e Cerro Galan na Argentina.

 

Vulcões submarinos

São aqueles localizados abaixo da água. São bastante comuns em certos fundos oceânicos, principalmente na dorsal meso-atlântica. São responsáveis pela formação de novo fundo oceânico em diversas zonas do globo. Um exemplo deste tipo de vulcão é o vulcão da Serreta no Arquipélago dos Açores.

 

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)