Skip to content

Fraga do Ovo Podre (Pereiros) - DP/EC 87 EarthCache

Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Fraga do Ovo Podre



Intemperismo

Intemperismo, também conhecido como meteorização, é o conjunto de fenómenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.

O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre em sectores, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenómeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos.

Tipos de intemperismo

Físico: ocorre devido à variação de temperatura nas rochas, sendo mais típico em climas secos, sejam eles quentes ou frios. Tende-se a expandir quando aquecidos e se contraem quando resfriados. Desta forma as rochas tendem a se fragmentar pelo enfraquecimento de suas estruturas. Além de tudo os minerais que compõe as rochas, têm diferentes coeficientes de dilatação, ampliando assim a fragmentação das rochas.

A cor e a granulometria da rocha, influenciam a sua fragmentação, assim rochas mais escuras tendem a aquecer com mais facilidade, e as rochas mais grosseiras tendem a se desintegrar mais facilmente do que as de grãos pequenos.

Químico: ocorre devido a vários factores como a dissolução de água em geleiras e sua cristalização em fracturas que provoca o esfacelamento em blocos de rocha pelo aumento de volume da água ao formar o gelo, de forma semelhante ao que pode ocorrer com a cristalização de sais devido a evaporação da água, fazendo com que os sais se precipitem aumentando de volume em fissuras de rochas e de minerais.

Intemperismo químico

Destaca-se da ação da água da chuva carregada de elementos atmosféricos, como o CO2: que ataca os minerais da rocha em sua superfície exposta e em suas fracturas e os decompõem dando origem a novos minerais, estáveis às condições da superfície terrestre, e a solutos que migram pelas fracturas da rocha ou nas águas superficiais em direcção ao mar. O intemperismo químico compreende a decomposição dos minerais primários das rochas que resulta da acção separada ou simultânea de várias reacções químicas: oxidação, hidratação, dissolução, hidrólise e acidez.

Oxidação: consiste na mudança do estado de oxidação de um elemento, através de reacção com o oxigénio. Essa reacção destrói a estrutura cristalina do mineral.

Hidratação: consiste na incorporação de água à estrutura mineral, formando um novo mineral.

Dissolução: consiste da solubilização completa de alguns minerais por ácidos.

Hidrólise: Sendo as rochas constituídas basicamente por silicatos, quando elas entram em contacto com a água, os silicatos sofrem hidrólise e dessa reacção resulta uma solução alcalina.

Acidez: é a reacção de decomposição de minerais que ocorre em ambientes de clima frio, onde a decomposição da matéria orgânica é incompleta, formando ácidos orgânicos que diminuem muito o pH das águas, complexando e solubilizando o ferro e o alumínio.

Intemperismo biológico

É produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia. Existe uma certa discussão sobre o conceito do intemperismo biológico, uma vez que quando um animal pisoteia o pasto, poderia ser considerado erosão física ou uma acção de um animal. Também pode ser ocasionado através da penetração das raízes das árvores nas fissuras do solo e alargam ou trituram as paredes rochosas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para poder concluir esta Earthcache terá que me enviar por email as respostas as seguintes perguntas:


1- Quais são as dimensões do Ovo, (altura, e raio)?
2- Que tipo de erosão levou a formação deste Ovo?
3- Que fenómeno se observa na sua base?
4- Quantos pontos de contacto tem o ovo com a rocha que o suporta?
5- A que altitude se encontra o Ovo.
6- Do GZ pode observar mais algum fenómeno relacionado com Intemperismo, se for afirmativo fundamente a sua afirmação.

Qualquer logue ao qual eu não tenha recebido as respostas associadas ao mesmo será apagado.




Additional Hints (No hints available.)