Skip to content

REGIMENTO DE ENGENHARIA 3 ESPINHO Mystery Cache

This cache has been archived.

Clube das Sandes: .

More
Hidden : 4/5/2014
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Pode verificar a solução deste puzzle no GeoChecker.com.


REGIMENTO DE ENGENHARIA Nº 3 ESPINHO

SÍNTESE HISTÓRICA DO REGIMENTO ENGENHARIA Nº 3

 

 

 

Generalidades

 

          O Regimento de Engenharia de Espinho (REE) foi criado pelo Dec. Lei 181/77, de 04 de maio, e a sua existência como Regimento de Engenharia remonta a 01 de setembro de 1976, como resultado da extinção do Batalhão de Engenharia 3 (BEng 3) de Santa Margarida que, em 31 de julho de 1976, tinha sido aquartelado no antigo Campo de Aviação de Paramos em Espinho.

          Em 30 de junho de 1993 o REE passou a designar-se Regimento de Engenharia Nº 3 (RE3), por força do despacho 72/MDN/93. 

 

 

Antecedentes

 
         
 Até 1976, o BEng3 esteve sediado em Santa Margarida, vindo a ser extinto, dando lugar à criação do Regimento de Engenharia de Espinho, o qual é seu legítimo herdeiro, ficando este aquartelado no antigo Campo de Aviação de Paramos, desde 31de julho de 1976.

          O Campo de Aviação de Paramos foi aquartelamento do Grupo Independente de Aviação da Caça (GIAC), desde 1948, do Grupo de Artilharia Contra Aeronaves Nº 3 (GACA 3), desde 1955 e do destacamento do Regimento de Cavalaria do Porto.

          Em 1977 o Regimento ocupou as instalações do Aquartelamento do Formal e em 1985 a Carreira de Tiro de Espinho deixou de se constituir como Unidade independente e passou também à dependência do REE.

          O RE3 é fiel depositário das tradições e património histórico do Batalhão de Engenharia 3, conforme referido no Dec. Lei 181/77, de 04 maio, do qual manteve como divisa “NÃO MENOS NOS ENGENHOS QUE NA ESPADA” de “Os Lusíadas”, bem representativa do espírito de missão que carateriza esta Unidade virada para o trabalho e para as atividades operacionais.

          Desde a sua existência, o RE3 colaborou com mais de 120 Autarquias e 285 Organizações públicas ou de interesse público, construímos mais de 35.000 Km de estradas de terra, executando a terraplanagem para 13 Aeródromos, 13 Zonas Industriais e 51 Complexos Desportivos, o que implicou o emprego de cerca de 554.252 horas máquina e mais de 4.008.753 Km percorridos pelas viaturas de transporte de terras ou de sustentação logística dos Destacamentos de Engenharia.

          Desde 1998/9, o RE3 é a Entidade Técnica responsável pelas missões no âmbito da Cooperação Técnico-Militar, na área das construções verticais de Engenharia, com a República Democrática de São Tomé e Príncipe e com a República Democrática da Guiné-Bissau.

          Na sua história mais recente, o RE3 tem contribuído com elementos e forças para as Missões na Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Timor Leste, Afeganistão e Líbano para onde aprontou as Unidades de Engenharia 3, 4, 7 e 10/FND/UNIFIL. Em 2010, aprontou a CEng/SP BG.

 

 

Atualidade

 

          Por Despacho de S. Exª o Gen CEME de 12Dec11, o RE3 tem por missão “aprontar um Comando de Batalhão de Engenharia e duas Companhias de Engenharia”.

          O RE3 colabora ainda - nos termos legais e na sequência de determinações superiores - em ações no âmbito das missões de interesse público, designadamente no apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil - em caso de catástrofes - e na melhoria das condições de vida das populações, através da realização de trabalhos gerais de engenharia, na vertente das construções horizontais.

          O RE3 é, ainda, hoje, o único centro das Forças Armadas de formação de Operadores de Equipamento Pesado de Engenharia e de Mecânicos de Equipamento Pesado de Engenharia, os quais se encontram Certificados pelo IEFP, constando, também, no Catálogo Nacional de Qualificações. A realização destes Cursos tem constituído uma mais-valia para o Exército e para os militares envolvidos, constituindo uma forma de obtenção de recursos humanos com formação certificada e adequada às funções que vão desempenhar na Instituição Militar e, se assim o entenderem, quando reingressarem no mercado de trabalho. Presentemente decorre o 15º Curso de Mecânico de Equipamento Pesado de Engenharia e o 21º Curso de Operador de Equipamento Pesado de Engenharia.

          Apesar da sua curta existência, o Regimento de Engenharia Nº 3 é uma Unidade da Arma de Engenharia e do Exército cuja História se tem vindo a construir dia após dia, com o trabalho e dedicação de todos os que o têm servido, e cujo reconhecimento está evidenciado nas condecorações que o seu Estandarte Nacional ostenta:

 

ØInsígnias de Membro-Honorário da Ordem Militar de Avis;

ØInsígnias de Membro-Honorário da Ordem de Mérito;

ØMedalha de Ouro de Serviços Distintos; 

 

Bem como pelos diversos galardões que lhe têm sido atribuídos/concedidos por diversas Entidades, elencando-se:

   

ØMedalha de Prata do Concelho de Manteigas, em 1982;

ØMedalha de Ouro do Município de Tarouca, em 1992;

ØMedalha de Honra de Espinho, em 1996;

ØMedalha de Mérito Municipal de Sever do Vouga, em 1997;

ØMedalha de Ouro de Arouca, em 1997;

ØMedalha de Ouro de Fornos de Algodres, em 1997;

ØMedalha de Ouro do Concelho de Tabuaço, em 1998;

ØMedalha de Ouro do Concelho de Mangualde, em 1999;

ØMedalha de Ouro do Concelho de Vale de Cambra, em 1999;

ØMedalha de Ouro do Concelho de Oliveira de Frades, em 2000;

ØMedalha de Ouro do Concelho de Resende, em 2000;

ØMedalha de Ouro do Concelho de S. Pedro do Sul, em 2000;

ØMedalha de Mérito Municipal do Peso da Régua, 2001;

ØMedalha de Mérito Municipal de Prata do Concelho da Guarda, em 2004;

ØMedalha de Ouro de Serviço Distintos da Liga dos Bombeiros Portugueses,em 2008;  

ØMedalha de Ouro do Município de Cabeceiras de Basto, em 2009;

 

ØMedalha de Ouro do Município da Covilhã, em 2009.



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Ab Puãb. PNPUR nhgbevmnqn (ybpny) cryb 1º Fnetragb Yhvf Pncryb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)