Skip to content

Granito de Lavadores EarthCache

Hidden : 1/10/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A EarthCache

Como reclamar esta cache:

Aviso: não aceder às coordenadas publicadas em dias de forte agitação marítima. 

As coordenadas publicadas levam-nos a uma zona onde é possível observar várias das características do Granito de Lavadores no mesmo local.
 
Para reclamar esta cache como encontrada deverá enviar um e-mail com as respostas corretas das seguintes perguntas:

 
1 - Nas coordenadas publicadas, e de costas para o mar, é possível observar encraves melanocráticos. Quantos têm um diâmetro maior a 12 centímetros?

2 - Continuando de costas viradas para o mar, é possível observar um enxame de megacristais. Qual é a sua largura aproximada?
 
3 - Do lado esquerdo desse enxame de megacristais existe uma estrutura fluidal. Qual é a sua largura aproximada?
 
4 - Qual é a tonalidade predominante da superfície granítica onde se observaram os fenómenos anteriores?
 
5 - Qual é a altura aproximada do bloco granítico que se encontra à sua frente?
 
6 - Esse bloco granítico tem uma granulometria fina, média ou grossa? 

Se acredita ter concluído com sucesso os objetivos desta Earth Cache e já enviou as respostas conforme solicitado, sinta-se à vontade para a registar como encontrada. Mesmo não sendo obrigatório, será bem vinda uma fotografia sua ou do seu GPSr tirada no local (desde que não revele as respostas solicitadas).

 
How to claim this cache:

Notice: Do not access to the point of published coordinates in days of strong maritime agitation.

The published coordinates lead us to an area where it is possible to observe several characteristics of "Granite of the Lavadores Beach" at the same location.
 
To claim this cache as found you should send a email answering correctly the following questions:


1 - In the published coordinates, and back to the sea, it is possible to observe melanocratic enclaves. How many have a greater diameter than 12 centimeters?

2 - Continuing back facing to the sea, it is possible to observe a swarm of megacrystals. What is your approximate width?

3 - There is a fluidal structure on the left side of this swarm of megacrystals. What is your approximate width?
 
4 - What is the predominant hue of granitic surface where the previous phenomena were observed?
 
5 - What is the approximate height of the granite block that lies in front of you?
 
6 - This granite block has a thin, medium or thick particle size?
 
If you believe you have successfully
completed this Earth Cache goals and has already sent the responses as requested, feel free to log it as found. Although not mandatory, will be apreciater a picture with you or your GPSr taken on site (as long as they do not reveal the responses).


Granito de Lavadores

 
Translation ENDEESFR
 
Carta geológica
Carta Geológica de Portugal (folha 9-C) 1:50000
 
Esta earthcache leva-nos a conhecer um dos locais onde é possível observar algumas das 
principais características e particularidades do Granito de Lavadores.
 
Nesta região aflora um maciço granítico com características bem definidas e que se estende pelas regiões do Canidelo, Madalena e Valadares (Alves, 1966). É um afloramento alongado, com orientação NW-SE, com cerca de 25 km de comprimento e 4 km de largura máxima; aparece também em retalhos a norte do rio Douro, perto da foz – Praia da Luz e Castelo do Queijo (Canilho, 1975).
 
O afloramento do granito de Lavadores tem início no Cabedelo, estendendo-se para Sul onde contacta bruscamente com gnaisses leucocratas (praia das “Pedras Amarelas) pertencentes à ZOM; para o interior define um alinhamento paralelo à ZCPT (Martins et al. 2000). Muitos autores advogam que nesta zona ocorre o contacto entre a ZCI e a ZOM. O granito de Lavadores aproveitou precisamente esta zona de fraqueza da crusta terrestre para se instalar no seio de rochas mais antigas (Marques et al. 2000).
 
O granito de Lavadores pode ser descrito, quanto à sua textura, como sendo uma rocha rósea, porfiróide, holocristalina, fanerítica de grão médio a grosseiro, essencialmente metaluminosa, sub-alcalina de origem dominantemente mantélica; cristalizou sob pressões que atingiram os 3,1 kbares e temperatura de 750 º C (Silva, 2001).
 
A textura varia ao longo da mancha, apresentando-se para sul menos porfiróide e de grão mais fino, enquanto na praia de Lavadores e Salgueiros é constituído por uma concentração extraordinária de megacristais feldspáticos, rosados uns, cinzentos outros (Canilho, 1975).  Este granito oferece uma grande profusão de concentrações melanocráticas de biotite e de encraves. Por vezes ocorrem alinhamentos de biotite e de fenocristais resultantes do fluxo magmático (Silva & Neiva, 1999).
Neste granito porfiróide é notável o desenvolvimento e profusão dos cristais de feldspato, frequentemente zonados (Costa & Teixeira, 1957).
 
Encraves melanocráticos
 
Encraves melanocráticos
 
No seio deste granito de cor rósea aparecem encraves melanocráticos essencialmente biotíticos e de tamanho variável. A erosão diferencial coloca-os, por vezes, em relevo positivo ou negativo, dada a sua maior ou menor resistência, respectivamente (Ferreira et al. 1995).
 
O granito de Lavadores é caracterizado pela ocorrência de numerosos encraves de rochas com cor mais escura (mais ricas em biotite e mais pobres em quartzo). Este facto pode ser explicado pela cristalização mais ou menos simultânea de dois magmas imiscíveis e com diferentes viscosidades.
 
Encraves
 
Podemos ainda encontrar, no granito de Lavadores, aspectos típicos de estruturas de fluxo magmático definindo alinhamentos caracterizados ou pela alternância de bandas escuras de biotite com bandas mais claras ou ainda por corredores de encraves.
 
Enxames e estruturas fluidais
Enxames de megacristais (A) e Estruturas Fluidais (B) resultantes da
cristalização de dois magmas em simultâneo

 
Estruturas fluidais
 
Estruturas de fluxo
Estruturas de fluxo magmático marcadas pelo alinhamento de cristais de biotite
e de megacristais de feldspato potássico

 
Estas estruturas que parecem demonstrar um fluxo magmático são caracterizadas pela disposição alternante de faixas escuras, essencialmente de constituição biotítica, e outras mais claras, assim como pela orientação de megacristais, alinhados de um modo concordante com as faixas mencionadas (Teixeira, 1970).
 
Estas são algumas das principais características do granito de Lavadores. Ao longo do maciço é ainda possível observar outras particularidades do mesmo, tais como a existência de filões aplíticos, blocos pedunculados, marmitas litorais ou ainda pegmatitos.
Para mais informação sobre o tema, exposta de uma forma acessível, é aconselhada a leitura da entrevista
sobre o Geosítio, da 'Parques e Vida Selvagem', dada pelo geólogo Narciso Ferreira. Disponível online AQUI.
 
 
Fontes: os textos e imagens incluídos nesta página foram retirados de http://geopraialavadores.jimdo.com e de http://blacksmoker.wordpress.com/2010/05/08/granito-de-lavadores-algumas-notas .


Additional Hints (No hints available.)