13 # PR7SMI - Algarvia – Pico da Vara Traditional Geocache

Hidden : 11/5/2013

AQUI COLOCA O NOME DA FOTO

Este trilho começa na Algarvia e termina no Pico da Vara (ponto mais alto da Ilha de São Miguel: 1.103m). Após alcançar o cume pode-se descer pelo mesmo caminho ou optar pelo percurso PR-8-SMI que termina na Lomba da Fazenda, sendo a duração do percurso de aproximadamente 5h, independentemente da opção escolhida. Estes trilhos eram utilizados pelos antigos para aceder ao mato onde faziam produção de carvão e maneio de gado.

O percurso inicia-se num caminho que se localiza dentro de uma mata de criptomérias. Em dias de muita humidade é aconselhável seguir à direita junto às criptomérias pois o piso pode tornar-se muito escorregadio na zona central do caminho. Depois de cerca de 1 km sempre a subir, a mata de criptomérias termina dando lugar a uma paisagem de vegetação rasteira, maioritariamente constituída por gramíneas que dão o nome ao planalto: Graminhais. Continuando o percurso chega-se a uma bifurcação onde se deve voltar à esquerda para o Pico da Vara. A partir deste ponto começa-se a observar a costa Sul de São Miguel. Após cerca de 500m encontrará uma marca que indica o local onde caiu um avião Francês em 1949. A partir desse ponto ficam a faltar 1 500m para chegar ao Pico da Vara. Já perto do seu destino encontrará um primeiro desvio à esquerda que indica Santo António, mas não siga por esse caminho pois ele não apresenta condições de segurança. Mais è frente encontrará então um segundo desvio também à esquerda que desce para a Lomba da Fazenda. Visite primeiro o Pico da Vara, onde se encontra um marco geodésico, e depois prossiga então a sua descida para o destino que lhe for mais conveniente.

Este percurso passa numa Zona de protecção especial onde se pode, com alguma sorte, observar o priolo, Phyrrula murina, (ave em risco de extinção). É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.

Informações do Trilho

Dificuldade: Dificil.

Extensão: 3.5 Km.

Tempo: 5h 00m.

AQUI COLOCA O NOME DA FOTO

Conservação da Turfeira no Planalto dos Graminhais

A turfeira é um habitat prioritário que, para além da sua riqueza biológica, é fundamental para garantir a manutenção dos recursos hídricos da região.

A área de turfeira existente no Planalto dos Graminhais ocupa cerca de 100 ha e encontra-se atualmente ameaçada pela presença de espécies exóticas invasoras, nomeadamente, o Gigante (Gunnera tinctoria), Cletra (Clethra arborea) e o Feto-arbóreo (Sphaeropteris cooperi).

Para os concelhos de Nordeste e Povoação, a conservação deste habitat é vital para a qualidade de vida da população, uma vez que garante a disponibilidade de água de boa qualidade e em quantidade durante as estações mais secas. Por este motivo, a eliminação das espécies invasoras está a ser realizada, igualmente, nestas áreas, com vista a melhorar a qualidade deste habitat e garantir o bom funcionamento ecológico do mesmo.

An onfr qb neohfgb gncnqb pbz crqenf.