Skip to content

09: Ilustres da Figueira da Foz Mystery Cache

This cache has been archived.

CT2HKY: Por motivos óbvios vai para arquivo. Obrigado a todos quantos a visitaram, assim como aos autores do projectos e a todos os Owners a quem esta cache pertenceu até assim terminar. Abraço a todos.

More
Hidden : 9/16/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O9 - Joaquim de Carvalho

Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz, 10 de Junho de 1892 — Coimbra, 27 de Outubro de 1958) foi um distinto professor de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leccionou a disciplina de Filosofia Moderna (e também Moral, Filosofia Antiga, História da Pedagogia) em ligação às disciplinas de História da Educação e Pedagogia que leccionou no Curso Normal Superior de Coimbra.

 

Filho de Manuel José de Carvalho e de Ana Ferreira dos Santos Carvalho.

Instaurou as bases modernas da história da cultura portuguesa, campo em que alcançou grande projecção nacional, nomeadamente através dos textos que dedicou a Platão, Hegel, Husserl, Leibniz e, sobretudo, a Bento de Espinoza, cuja lição hermenêutica o tornou num especialista de reputação internacional, mormente secretariando a prestigiada Sociedade Spinoziana Neerlandesa (Vereniging Het Spinozahuis3 , Haia), por indicação de Carl Gebhardt e Léon Brunschvicg, dois dos então maiores especialistas na obra e no pensamento do Autor de Ética. Neste sentido, é exemplar a sua leitura no posfácio da edição que organizou desta obra e que em parte traduziu (1950), tal como o estudo Oróbio de Castro e o Espinosismo.

Foi director Biblioteca Geral da Universidade, da Revista da Universidade e da Imprensa da Universidade de Coimbra, tendo promovido a publicação de centenas de livros nas suas colecções, muitas versando a edição crítica de fontes e documentos, e encorajado diversas linhas de investigação, em particular na história da ciência e dos pensadores portugueses, em conexão com grandes quadros da própria história ou ensaística literária que não descurou

Republicano histórico e frequentemente não-alinhado, obediente à sua própria consciência, seria tenazmente perseguido por Salazar, «esquecendo» este que, em 1919, Carvalho fora uma das raras vozes que se insurgira contra a purga jacobina dos professores «germanófilos». O que não estranha, pois sendo uma «ditadura da memória», o Estado Novo salazarista promoveu o esquecimento (dos outros) como autêntica arma de arremesso da politique d´abord. Mas no seu tempo, os próprios colegas universitários mais conservadores se referiam a Carvalho como o sábio. Talvez seja a melhor maneira de caracterizar o vastíssimo interesse intelectual que o motivou ao longo da vida.

Fonte: Wikipedia

 

A cache:

Para descobrir as coordenadas finais, responda a seguinte questão: Por que área é mais conhecida esta personalidade?

 

1-  Atleta Olimpico N45 77.090 W09 77.232

2- Educação N40 17.690 W08 48.327

 

Additional Hints (No hints available.)