Skip to content

Capela de São Pedro - Arganil Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 8/27/2013
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Capela de São Pedro


Constantemente considerada uma obra arcaica, periférica e limitada, um "exemplo típico da permanência de uma estética retrógrada nas zonas rurais do interior de todo o território a norte do Tejo" (DIAS, 1986, vol.4, p.47), a capela de São Pedro de Arganil deve, igualmente, ser entendida como uma realização de algum fulgor e de inovação nos contextos regional e funcional. Com efeito, se os diversos estudos têm acentuado o estatuto modesto do templo, no quadro de uma arquitectura gótica vincadamente urbana e volumetricamente complexa, outras características existem que lhe conferem um lugar de destaque no quadro da recepção da nova arte no interior do país e, especialmente, na evolução dos lugares de sepultura da Baixa Idade Média portuguesa.

A sua construção ficou a dever-se a D. Marinha Afonso e a D. Fernão Rodrigues Redondo, senhores de Arganil durante o reinado de D. Dinis e responsáveis pela construção de um paço senhorial na vila, de que, na actualidade, nada resta, à excepção do topónimo (ANACLETO, 1996, p.17). A intenção do casal era sepultar-se na capela mas, por razões que se desconhecem (possivelmente por nunca terem tido filhos), ambos acabaram por optar por templos de Santarém, terra onde D. Fernão tinha várias propriedades.

A igreja-capela sepulcral de São Pedro de Arganil é, desta forma, uma das poucas construções de carácter funerário que recorrem a um modelo planimétrico dito paroquial, com corpo de três naves e cabeceira tripartida. À luz desta funcionalidade privada, podemos começar a entender melhor algumas daquelas características "arcaizantes" que a distinguem, como a escassa iluminação ou a ausência de decoração.

Ao analisar o templo, é clara a tentativa de implementação de um modelo que se afirmara ao longo de todo o século XIII e que havia sido experimentado nas principais obras do reino: fachada principal ad triangulum, com corpo central a dois registos, rasgado axialmente por portal principal sobrepujado por rosácea; corpo de três naves escalonadas e cabeceira tripartida. Ora, o que diferencia o templo de Arganil do conjunto de monumentos mendicantes de Santarém, ou do monumento-modelo de Santa Maria do Olival, de Tomar, é a minimização de recursos técnicos e decorativos que aqui vemos empregues: ao contrário das cabeceiras cobertas com abóbadas, encontramos texto de madeira; o portal, normalmente enquadrado por várias arquivoltas assentes em capitéis decorados, deu lugar a um vão de arco único, sem qualquer decoração, ladeado por dois poderosos contrafortes que marcam a divisão interior, e sobrepujado por um apertado óculo, distante das grandes rosáceas; no interior, onde deveriam existir altas frestas laterais e, eventualmente, um tramo poligonal com janelas a rematar a capela-mor, aparecem minúsculas frestas que pouco ou nada iluminam o interior.

Estes elementos, a par de outros considerados como arcaizantes, devem motivar a interrogação acerca da sua existência numa obra de patrocínio nobre, em data relativamente tardia, e onde é de presumir alguma relação com os evoluídos estaleiros de Santarém, como se depreende pelo aparelho utilizado (à base de pedra miúda de talhe deficiente) e pela própria ligação do casal à cidade do Tejo.

Pensamos que tal deve-se à função funerária do monumento (como sugeriu já ANACLETO, 1996, p.92), mais propícia ao despojamento decorativo que à exuberância experimentalista que caracteriza o Gótico. Uma função funerária que, apesar de nunca ter sido efectivada, marcou profundamente o templo, a ponto de, nos séculos da Modernidade, não ter sido alvo de grandes campanhas de obras, de retabulária, azulejaria e, mesmo, arquitectura.

Restaurada na primeira metade do século XX, a capela de São Pedro permanece como uma obra deficientemente entendida. Ao contrário da rudeza tardo-românica (que alguns autores lhe atribuem), ela é uma realização plenamente gótica e dotada de personalidade própria, à semelhança e medida dos seus promotores.

 

A Cache:

Trata-se de um container pequeno, onde contem material de escrita, logbook, nota informativa, com possiblidade de troca de objectos e TB´s.
Pede-se a especial atenção porque o local é muito movimentado.

Additional Hints (Decrypt)

Ncebirvgn cnen qrfpnafne

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)