Skip to content

Igrela Paroquial "Ossela" Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 7/2/2013
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ossela é uma freguesia semi-urbana portuguesa do concelho de Oliveira de Azeméis, com 14,82 km² de área e 2 208 habitantes (2011). Densidade: 149 hab/km².

A paisagem rural de Ossela e o Rio Caima fazem desta terra uma das mais belas de toda a região.

Ossela é conhecida no mundo inteiro pelo facto de ser a terra natal do imortal escritor Ferreira de Castro. É uma das mais antigas freguesias de Portugal, sendo já paróquia no tempo dos godos, mas de onde lhe veio exactamente o nome, ainda não se sabe ao certo. Pinho Leal, no seu "Portugal Antigo e Moderno", refere que "Há mesmo quem assevere que foi uma cidade, com o nome de Ossa, dado pelos gregos, seus fundadores. Sendo assim, tinha esta cidade sido fundada pelos anos 2700 do mundo, ou 1304 antes de Jesus Cristo, isto é, há 3180 anos!". Esta é uma das versões para o nome Ossela. Outra versão associa o nome às grandes batalhas travadas em 150 a.C. entre lusitanos e romanos, de que resultaram muitos ossos, resultado da decomposição dos cadáveres. O que parece mais verosímil é ter havido aqui, no ano 996, uma grande batalha entre cristãos, comandados pelo conde D. Forjaz Vermoiz e os mouros comandados por Almansor, rei de Cordova. Há, segundo a tradição, a opinião de que Ossela terá sido o berço natal de D. Martinho, prior de Soure e contemporâneo do primeiro rei de Portugal.

Após a visita à Casa-Museu Ferreira de Castro e à Biblioteca do escritor de "A Selva", merecem destaque as Capelas do Mosteiro, do Senhor da Fonte, de S. Frutuoso, de Santo António, das Senhoras da Lapa e da Graça e a Igreja Paroquial.

Com este conjunto de caches quero dar a conhecer algumas destas igrejas e capelas.

As caches podem ser feitas individualmente, pois não tem qualquer ligação entre si.

Igreja Paroquial

Foi construída em 1909 e ficou conhecida por ser a nova Igreja Paroquial de Ossela, devido a antiga igreja estar em muito mau estado.

Tudo começou em 1872 com um peditório por toda a freguesia para angariar fundos para esta obra, mas mesmo com toda a gente a contribuir o dinheiro recolhido no final não dava nem para erguer 2 paredes.

Em 1881 e já com uma planta da igreja nova, o presidente da junta da altura requereu um subsidio ao governo para efetuar a obra. O governo contribui-o com 500 reis e então é nessa data que se da inicio a construção.

Porem com todas as ajudas o dinheiro faltou e obrigou mesmo a paragem da obra por cerca de 20 anos. A mesma só voltou a arrancar devido a extraordinária generosidade de José Bento Pereira em 1903.

Ele próprio pagou para colocar telhado, alçar a torre sineira, esculpir as imagens, bem como todos os acabamentos necessários para a conclusão da obra.

A primeira missa celebrada nesta igreja foi no dia 29 de Junho de 1909, por ser o dia do padroeiro São Pedro. Quanto ao estilo esta Nova Igreja é de traça oitocentista, elegante, muito iluminada através de 17 janelas retangulares, 6 de cada lado e 5 na fachada, espaçosa, com uma nave de 12X40 metros, alçado principal de 26 metros de altura. Quanto a orientação, contraria as normas medievas e clássicas, da antiga igreja, pois está voltada para nascente e o alçado posterior para poente. O seu altar-mor é de talha singela, a ouro e branco, e ostenta ao centro, a servir de trono, um belo painel alusivo à adoração da Eucaristia; e, à direita, uma moderna imagem do padroeiro São Pedro e a esquerda uma imagem de São José. Mas, melhor que as palavras é fazerem esta cache para visitar esta bela igreja.

A cache

Esta cache esta um pouco deslocada da igreja, pois esta igreja tem muito movimento.

Additional Hints (Decrypt)

Pnzhsynqn cryn anghermn...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)