Skip to content

OpFZ#02 Com Raça Traditional Geocache

Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Este Power Trail pretende dar a conhecer algumas das muitas Operações dos Fuzileiros portugueses, nas antigas colónias portuguesas, durante a Guerra do Ultramar. Esta foi a zona escolhida para este “PT” porque, durante muitos anos, foi uma das principais zonas de instrução e exercícios operacionais dos Fuzileiros Portugueses.



Operação "Com Raça" - Guiné Outubro 1971

Missão: Actuar ofensivamente nas regiões de Caboiana/Churo, com vista à captura e aniquilamento do inimigo, destruir-lhes as instalações e/ou meios de vida criando-lhes condições de insegurança e capturando população.

do relatório da operação... Ao sair da mata densa cerca das 1900h um numeroso grupo IN, muitíssimo bem armado havia montado uma emboscada esperando que o destacamento continuasse pela orla da mata ou ficasse onde estava. Como a saída foi feita numa direcção perpendicular à orla o DFE ficou numa posição paralela à emboscada apresentando portanto uma frente de fogo grande que o inimigo n contava. O ataque foi violentíssimo tendo o IN montado armas de apoio nos extremos fazendo fogo cruzado e estando colocados ao longo da linha vários RPG2 e RPG7 que bateram o comprimento de todo o destacamento nessa altura a andar com distâncias mais curtas entre os homens por causa da escuridão. Uma das MG’s que seguia na frente do DFE fez calar as armas de apoio permitindo que o resto da coluna saísse da mata e todo o pessoal pudesse ripostar ao fogo.

Uma praça caiu debaixo de fogo ainda dentro da mata fechada. Esta praça tentava alcançar a orla por forma a poder ripostar ao fogo IN, quando uma granada de RPG o atingiu causando-lhe vários ferimentos. No entanto, manteve uma calma e um domínio impressionantes, evitando gritar para que o IN não localizasse e voltasse a flagelar os camaradas que ele sabia imobilizados por sua causa.


Additional Hints (No hints available.)