Skip to content

A Cegonha do Cantoneiro Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 4/16/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Os ninhos de Cegonha-Branca são património da paisagem alentejana.

A Cegonha do Cantoneiro



 
(Ciconia ciconia)

 Aí vem ela...
A Cegonha-branca é uma ave muito esbelta.
Aparentemente pintada a preto e branco, mostra muito caprichosa o seu longo bico e as suas finas pernas num vermelho muito vivo, dos quais se auxilia para pescar anfíbios e pequenos peixes em ribeiras e albufeiras.
O pescoço é comprido e branco, tal como quase toda a sua plumagem. Exceção feita aos bordos das asas, que são pretos.
  ...está quase...
Quando a pé, caminha elegantemente por entre os campos, caçando gafanhotos e escaravelhos.
Quando em voo, raramente bate as suas longas asas, aproveitando desta forma as correntes de ar quente para se elevar facilmente nos céus.
Da ponta de uma asa à ponta da outra, pode medir quase dois metros (1,65m - 1,90m), enquanto o seu comprimento pode chegar ao 1 metro e 15 centímetros.
 
Não se pode dizer que seja gorda, com um peso médio de 3,5 Kg.
Aliás, a sua elegância nota-se à distância.
Perguntar a idade a uma cegonha é sempre feio! Por isso acredita-se que possa viver mais ou menos 26 longos anos.
Calcula-se isso porque a anilha mais antiga que se recolheu de uma cegonha tinha essa idade.
Parece estar tudo bem.
Muitas cegonhas migram até África, embora muitas já por cá fiquem o ano inteiro.
São casais monogâmicos que voltam sempre ao mesmo ninho, que restauram ano após ano. Neste, criam de 2 a 4 filhotes que fazem o seu primeiro voo entre os 58 e os 64 dias de vida.
A sua proximidade ao homem fez com que tornasse as chaminés das casas tradicionais alentejanas, o seu pouso preferido para a construção dos seus ninhos.
 Hum! Adoro esta vista...
Quem não ouviu já a velha história de que são as cegonhas que trazem os bebés no bico? Essa ideia ternurenta, é muitas vezes contada às crianças pequeninas,  para que elas percebam melhor como surgiu o mano ou a mana mais nova. Velhos tempos...
  Por aqui caçam e pescam...
Já agora para a família, deixo aqui uma história pedagógica que publiquei há uns bons anos: http://www.icn.pt/o-voo-da-bonelli/index_cegonha.htm e http://www.icn.pt/o-voo-da-bonelli/cegonha_19.htm
 
Boas caches.
 
Nota Muito Importante: Não se aproximem muito, nem façam demasiado barulho junto do ninho. A nossa cegonha precisa de privacidade e sossego, especialmente na época da nidificação. Aproveitem para a observar de longe... da berma da estrada.

O desafio do notbook, passa para além de um comentário; deixa-se o desafio de elaborar um bonito desenho... vamos lá, não custa nada.
Cache

Additional Hints (No hints available.)