Skip to content

Vale de Santarém [Pombal] Traditional Geocache

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
Hidden : 4/13/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Vale de Santarém [Pombal]



Vale de Santarém




 


Breve História


      A zona onde atualmente se encontra o Vale de Santarém, em tempos idos era conhecido simplesmente por “Venda” ou “Vendas do Valle”, o que poderá sugerir uma evolução a partir de um qualquer estabelecimento comercial posicionado na importante via de comunicação que liga Lisboa a Santarém.

     No século XIV este surge referenciado como “Valle de Sueiro”, “Valle de Sueiro Môr”, "Valle de Soeiro Pisão" ou "Valle do Soeiro Tição", denominação que encontramos ainda no século XVIII. Estes nomes evoluíram para o nome atual já em medos do século XIX.

     As suas gentes desde sempre se dedicaram à agricultura. Nos férteis campos inundados de fertilidade pelo Tejo faziam a sua vida. Diz-se hoje como se dizia antes que "O Vale é verde".

     Almeida Garrett na obra “Viagens na Minha Terra”, não esqueceu o Vale de Santarém, descrevendo como ninguém as suas belezas naturais e imaginada uma Joaninha de olhos verdes, que não passava de D. Maria Rita, senhora muito formosa, pertencente a uma das mais importantes famílias da terra.

     Aqui viveu um dos maiores românticos portugueses, Luís Augusto Rebelo da Silva, numa quinta afamada, Quinta do Desembargador ou Quinta das “Rebelas”, visitada por Almeida Garrett e Alexandre Herculano.

     O Vale de Santarém é uma freguesia essencialmente agrícola, mas onde a indústria e o comércio desempenham um papel fundamental para a economia da região.

     Situada na margem direita do rio Tejo, na transição da zona da “Lezíria” para a zona do “Bairro”, a sudoeste da cidade de Santarém, a freguesia do Vale de Santarém (antiga paróquia de Nossa Senhora da Expectação) dista 7 km da sede do Concelho.



Área: 10,525 km2.

Nº de habitantes: 2920. Densidade: 287,7 hab/km2.

Distância à sede do Concelho: 7 km.

Atividades Económicas: A agricultura é dominante.


O Vale de Santarém ascendeu à categoria de Vila em 1995.

 

 

Junta Freguesia       Junta Freguesia

Brasão                          Bandeira



O Pombal


    O Pombal da Quinta das Rebelas, é um dos locais de interesse a visitar no Vale de Santarém, apesar de ser propriedade privada, é a junta que trata do espaço envolvente.



    O Pombal das Rebelas tem uma forma circular, as paredes e a cobertura são em pedra miúda, terra argilosa como ligante e reboco de argamassa de cal. O acesso ao interior do pombal, faz-se por uma pequena porta que era outrora de madeira e aquando a sua reconstrução foi substituída por uma porta metálica. já na cobertura existem plataformas de entrada e saída dos pombos – saídas de voo.
 
    Os pombais eram destinados à produção de pombos para alimentação humana e de estrume denominado por “pombinho” que era usado como fertilizante agrícola.

    A partir da década de 60, a população rural emigrou, levando ao abandono de muitas práticas agrícolas tradicionais, nomeadamente o cultivo de cerais. Os agricultores progressivamente modernizaram as suas explorações, mecanizando-as, reduzindo a mão- de-obra recorrendo a agro-químico inorgânicos importados. Face a essas mudanças drásticas os pombais viram desaparecer quase por completo a sua utilidade no contexto da economia rural. Dada a redução do cultivo cereais e pela introdução de novas práticas e técnicas culturais, tal como o fluxo demográfico humano para os meios urbanos, os pombos, perante a falta de alimento e proteção dos montes e vales, desapareceram.


A Cache

 
   Este local foi escolhido aleatoriamente como um dos muitos a visitar no Vale de Santarém.
 
   Neste local há abundância de muggles principalmente durante o fim de semana à noite! Por favor não coloque fotos do container e boa sorte!!


Deixe tudo como encontrou ou melhor ainda!


NÃO SE ESQUEÇA:



Seja MUITO discreto na procura da cache!

Additional Hints (Decrypt)

N pnpur aãb rfgá qrageb qb Cbzony.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)