Skip to content

Capela de Santo Amaro Multi-cache

This cache has been archived.

David Santos 87: Após bastante ponderação decidi arquivar, estando eu a viver longe destas geocaches a cerca de 3 anos e apesar de fazer manutenção sempre que volto cá, a verdade é que fazer manutenção uma ou 2 vezes por ano se torna pouco no sentido que a minha vontade é ter sempre as geocaches a 100% como sempre tive quando estava perto delas.
Cada vez que recebo um email em que algo não está de acordo como deveria estar e vejo-me na impossibilidade de tratar do assunto fico bastante desapontado e como tal não me deixa outra alternativa.
Sendo assim se alguém pretender ficar com algum dos containers que se encontram nos gzs sinta-se a vontade para tal, uma vez que só irei fazer a sua recolha em Agosto.

More
Hidden : 1/14/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Geocache by


Translation

Capela de Santo Amaro

A lenda de Santo Amaro

 

O Santo Amaro é o padroeiro dos Filhós, uma aldeia da freguesia de Bugalhos e concelho de Alcanena. É por isso que a festa da terra é no dia 15 de Janeiro e faz-se uma linda procissão.

Pensa-se que este santo, chamado Mauro, nasceu em Roma no século VI e era filho de um senador romano.

Os seus pais mandaram-no para a escola de São Bento de Núrcia, situada no Monte Cassiano, o qual tinha como director S. Bento. Como era um aluno exemplar S. Bento promoveu-o a professor.

Um certo dia, o menino Plácido caiu no lago da escola e o professor Mauro salvou-o, caminhando pela água dentro como se andasse na terra (sem se afogar).

Mais tarde o S. Bento enviou o S. Amaro para França a fim de fundar o mosteiro de Granfeuil em Saint-Maur-Loire nos primeiros anos do século VII.

Atendendo a que ele foi uma pessoa muito boa e que salvou o menino do lago daquela forma começaram a considerá-lo santo.

Aqui na nossa localidade até há uma lengalenga por ele ter uma espécie de buraco na cabeça:

 

«Santo Amaro dos Filhós

Serrador de pau de pinho

Tem um coco na cabeça

Onde as mulheres bebem o vinho.»

Texto feito pelos alunos do 1º Ciclo dos Filhós em 2009.

 
Nesta Capela são celebradas as festas de Santo Amaro que se realizam se a 15 de Janeiro.
 
Os Festejos realizados em Filhós, em honra de Santo Amaro, padroeiro da aldeia, realizavam-se ao ar livre, com as condições possíveis, e sujeitos à adversidade do tempo.
Atravessaram-se períodos críticos de alguma turbulência.
Todavia, a persistência de um grupo de jovens, pela continuidade dos festejos de Santo Amaro, torneios de futebol e bailes de divertimento, permitiu angariar fundos e fazer nascer o Salão Café – espaço de Convívio e Lazer.
Louvável terá sido o empenho, esforço e dedicação de buscar sempre, juntamente com o auxílio da Câmara Municipal de Alcanena e Junta de Freguesia de Bugalhos, melhores condições para a prática Desportiva, que culminou com a construção do Pavilhão Desportivo.

A Cache

Nas coordenadas iniciais terão que ver a data do lado direito da porta da capela considerando que estão de frente para a capela.

oordenadas finais N 39° 25.(2610-data) W 008° 39.(2208-data)

 

Não coloquem fotos onde se veja a data pretendida.

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)