Skip to content

GeoTour VNGaia - Vilar do Paraíso Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá firminog,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Com o seu centro situado a 8 km da cidade do Porto, tem uma população aproximada aos 13.000 habitantes, a que corresponde cerca de 11.000 eleitores, e dispõe de uma superfície de 419, 6.870 km. Tal superfície é pouco acidentada, com excepção do Monte de S. Caetano, cuja cota ultrapassa os 100m.

Até há uns anos atrás, a agricultura era a sua actividade principal. Hoje, a situação é diferente. Algumas indústrias de pequena e média dimensão fazem de Vilar do Paraíso uma terra porventura mais urbana.

Com um historial milenar, pertenceu ao antigo Couto da Tarouquela, que chegou a ser propriedade de D. Afonso Henriques e mais tarde do Mosteiro de Grijó, reminiscência deste antigo Couto e do seu Mosteiro, é a Capelinha das «Alminhas» de Tarouquela, que ostenta magníficos painéis de azulejos da extinta Fábrica do Agueiro.

No foral manuelino, a freguesia é citada como «Parayso» e, nas Constituições Sinodaes, é um «Curado». O «Julgado de Gaya», nas Inquirições de D. Dinis, refere-se a «Sam Pedro de Parayso».

O património é vasto e rico. Desde o natural (de que o Parque de «S. Caetano» e a Quinta da Formiga são expoentes) ao arquitectónico.

A Igreja Matriz, para além da renovada Capela de S. Martinho e da Capela (Ermida) de S. Caetano, é a peça mais distinta do património religioso e, afinal, do demais património, pela simples razão de que a sua capela-mor está classificada de monumento nacional. A Quinta do «Menino d´Ouro», a Quinta da Formiga, a «Vila Alice», a Quinta da Condessa de S. Tiago de Lobão, a Quinta do Albaninho e a Quinta das Freiras, são exemplos notáveis de casas senhoriais.

De assinalar, também, as fontes e «alminhas» existentes, quase todas com elementos decorativos incorporados.

No campo sociocultural, há um forte espírito associativo, que se estende por algumas actividades. Eis os nomes das respectivas instituições: Associação Columbófila de Vilar do Paraíso; Associação Cultural e Recreativa «Os Amigos Vilarenses»; Associação Recreativa «Entre-Parentes»; Associação Recreativa de S. Martinho d' Além; Centro Ciclista de Vilar do Paraíso; Grupo Desportivo da Ilha; Grupo Dramático de Vilar do Paraíso; e Rancho Folclórico de Vilar do Paraíso.

Existem também outras instituições, embora de índole diferente, mas de igual modo com uma implantação notável no meio: referimo-nos à Academia Musical de Vilar do Paraíso e ao Agrupamento de Escuteiros nº 321 (Corpo Nacional de Escutas), o primeiro a ser criado em V. N. de Gaia, já lá vão oitenta anos.

 

Curiosidade:

No tempo dos cruzados havia um conde chamado conde de lobão, que um dia, quando vinha de uma das cruzadas, foi até ao mercado e viu uma feirante e achou-a muito bonita. Perguntou-lhe se ela queria ir viver com ele, mas ela aceitou com uma condição: casarem.

Como o marido era cruzado, andava muitas vezes fora de casa. Entretanto ele morreu e ela ficou sozinha com os criados e o mordomo. Passados alguns anos, ela morreu, mas antes disso tinha escondido o seu grande tesouro onde ninguém sabia. Então começaram a procurar, mas não encontraram nada. Depois o mordomo morreu. Ao longo dos anos, foram morando algumas pessoas, mas saíram porque diziam que 'ouviam' ou 'viam' a condessa.

A casa foi vista e revista de cima a baixo, mas nada… Reza a lenda que o tesouro escondido continua lá na casa.

Esta cache faz parte de um conjunto de 24 caches, que têm como objectivo dar a conhecer o Concelho de Vila Nova de Gaia. 

Arcozelo - http://coord.info/GC43AM8

Avintes - http://coord.info/GC42WRC

Canelas - http://coord.info/GC42WT4

Canidelo - http://coord.info/GC42WTY

Crestuma - http://coord.info/GC43207

Grijó - http://coord.info/GC42WV5

Gulpilhares - http://coord.info/GC42Y8T

Lever - http://coord.info/GC43AMX

Madalena - http://coord.info/GC43B3V

Mafamude - http://coord.info/GC43B46

Olival - http://coord.info/GC42YA8

Oliveira do Douro - http://coord.info/GC42YB4

Pedroso - http://coord.info/GC42YBZ

Perosinho - http://coord.info/GC43215

Sandim - http://coord.info/GC4324X

Santa Marinha - http://coord.info/GC43461

S. Pedro da Afurada - http://coord.info/GC43AKH

São Félix da Marinha - http://coord.info/GC4347B

Seixezelo - http://coord.info/GC43DK9

Sermonde - http://coord.info/GC43AK8

Serzedo - http://coord.info/GC43AHX

Valadares - http://coord.info/GC43DK0

Vilar de Andorinho - http://coord.info/GC42Z6A

Vilar do Paraíso - http://coord.info/GC42Z5M

 


This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Aãb é cerpvfb rfgentne anqn. Qrvkrz b pbagnvare orz rfpbaqvqb cnen dhr n fhn ybatrivqnqr rfgrwn tnenagvqn. Onfgnagr sápvy, aãb cerpvfn qr qvpnf ;)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)