Skip to content

Homenagem a Diogo Cão Multi-cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 11/28/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



O Navegador
Diogo Cão foi um navegador português do século XV. Escudeiro e depois Cavaleiro da Casa do Infante D. Henrique, enviado por D. João II de Portugal, realizou duas viagens de descobrimento da costa sudoeste africana, entre 1482 e 1486. Chegou à foz do Zaire e avançou pelo interior do rio, tendo deixado uma inscrição comprovando a sua chegada às cataratas de Ielala, perto de Matadi. Ao chegar à foz do rio Zaire, Diogo Cão julgou ter alcançado o ponto mais a sul do continente africano (Cabo da Boa Esperança), que na verdade foi dobrado por Bartolomeu Dias pouco tempo depois, e ao qual inicialmente chamara Cabo das Tormentas. Estabeleceu as primeiras relações com o Reino do Congo.

Diogo Cão, Navegador Português.
Em 1485 chegou ao Cabo da Cruz (actual Namíbia). Introduziu a colocação de pilares de pedra com uma cruz, gravados com as armas portuguesas e uma inscrição. Esses pilares, destinados a afirmar a soberania portuguesa sobre as terras em que eram erigidos, seriam designados por padrões.
Teve mercê de Armas Novas por Carta de 14 de Abril de 1484. As Armas que lhe foram concedidas são: de verde, com duas colunas de prata, rematadas cada uma por uma cruz de azul e firmadas sobre dois montes, moventes de um terreiro, tudo de sua cor; timbre: as duas colunas do escudo passadas em aspa e atadas de verde.


Diogo Cão ergue o padrão de Stº Agostinho no cabo de Stª Maria.
O esforço é grande e o homem é pequeno
Eu, Diogo Cão, navegador, deixei

Este padrão ao pé do areal moreno
E para diante naveguei.
A alma é divina e a obra imperfeita.
Este padrão sinala ao vento e aos céus
Que, da obra ousada, é minha a parte feita:
O por-fazer é só com Deus.
E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.
E a cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.
Mensagem, Fernando Pessoa
A Casa
A Casa de Diogo Cão é uma casa existente na freguesia de São Dinis, distrito de Vila Real. Terá sido construída na segunda metade do século XV, uma vez que é este o local onde terá nascido o famoso navegador transmontano.
Localizada bem no centro da cidade, possui uma traça que se enquadra na arquitectura civil edificada na vila na segunda metade do século XV e primeira metade do século XVI. O actual edifício tem dois pisos, com escadaria exterior de pedra lançada sob uma alçada. No entanto, encontra-se muito desvirtuado da sua traça original, não só pelas obras quinhentistas e seiscentistas que tiveram como objectivo o enobrecimento do edifício, mas também pelas campanhas de restauro realizadas no século XX, que alteraram muito a estrutura existente.
A Casa de Diogo Cão encontra-se classificada como imóvel de interesse público.

A Casa de Diogo Cão, Vila Real.
A Praça
A Praça Diogo Cão situa-se no coração da cidade de Vila Real. Possui mesas, bancos e possibilita a prática de desporto.
Neste local encontra-se o Monumento a Diogo Cão, inaugurado em 1954, obra do escultor Canto da Maia, dedicado ao navegador português que, no reinado D. João II, chegou à foz do Rio Zaire, colocando padrões pela costa angolana.

Monumento a Diogo Cão, Vila Real.
A Cache
A cache não se encontra nas coordenadas publicadas!
Esta multi-cache pretende prestar uma singela homenagem a Diogo Cão, navegador português. É constituída por três etapas! Para conseguir obter a localização da cache deverá seguir os pontos descritos posteriormente.
Ponto 1 (Virtual) N 41º 17.701 W 007º 44.806
Junto à Casa de Diogo Cão, na Travessa das Amoreiras, recolha os números das portas, todos números pares. Ordene-os de forma decrescente e obterá A,B e C.
Ponto 2 (Virtual) N 41º 18.114 W 007º 44.645
Quantos bancos de pedra existem no largo da Praça Diogo Cão? O resultado que procura será D.
Ponto Final (Físico) N 41º 18.(D-B)(C-1)(A-D) W 007º 44.(B+C)(A-1)(C+A)
Depois de recolher todos os dados, substitua na fórmula e obterá as coordenadas da localização da cache.
Trata-se de uma cache tipicamente urbana, que está colocada num local onde a afluência de pessoas é bastante elevada, pelo que a discrição na procura, recolha e reposição da mesma é imperativa.
A cache possui apenas logbook e não permite a troca de trackables e brindes. É necessário levar material de escrita.
Não publique fotos do contentor e quando fizer o log, se se referir à cache, faça-o de forma cuidada para não a desmascarar.

THE LOST

Additional Hints (Decrypt)

Snçn b snibe qr byune cnen pvzn!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)