Skip to content

São Manços Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 6/29/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

São Manços é uma freguesia do concelho de Évora, com 108,34 km² de área e 938 habitantes (2011). Densidade: 8,7 h/km². Esta cache leva-nos a visitar a vila, cujo nome está ligado a um mártir cristão e que se situa a menos de 20 km de Évora, a sul.

This cache takes us to visit São Manços, a small village south of Évora, whose name comes from a Christian martyr made saint.

A aldeia fez parte do Morgado de São Manços instituído por Vasco Martins de Pavia e sua mulher Dona Maria Fernandes Cogominho. Segundo a lenda, terá sido no local onde se ergue a igreja paroquial desta freguesia que foi martirizado São Manços, que a tradição diz ter sido o primeiro Bispo de Évora. A sede da freguesia foi elevada à categoria de vila pela lei n.º 1519, de 29 de Dezembro de 1923.

O Santo Mártir de Évora


São Manços é um santo com origem em lendas e tradições que, de acordo com várias fontes historiográficas e hagiográficas, nos transmitem uma complexa teia de factos por detrás dos mitos e “estórias” do mártir.

Em biografias antigas, são os judeus os infligidores de maus-tratos a um cristão humilde sem condição social de relevo. São Manços surge em sonhos a um “fidalgo”, “rico homem” ou “homem bom” que lhe ergue um templo onde sepulta os restos mortais e as relíquias.
Nas crónicas medievais, da época de Afonso X, é a autoridade romana que o condena oficialmente, com a concordância e participação dos Judeus. É no “Livro e Legenda”, de 1513, que se inicia uma ascendente condição social do santo, onde este já figura entre os discípulos de Cristo. De humilde servo de uma família judia, Manços passa a ser um líder apostólico.
Segundo André de Resende, em “Breviário Eborense” (1548) e “Antiguidades de Évora” (1553), os judeus afastam-se e são apenas os romanos que o martirizam. O santo aparece já com a condição de bispo, talvez em sentido figurado por ser o evangelizador da cidade de Évora, como símbolo de primeiro líder cristão numa cidade onde o domínio judeu proliferava.

Existem ainda lendas populares contadas oralmente pela população de São Manços.
Uma delas encontra-se associada a um vestígio arqueológico pétreo, uma rocha marcada pelos rodados de um carroção de bois e pelas marcas das patas dos animais. Estas marcas surgiram quando foi erguida a basílica ao santo e a carroça que transportava as pedras para a edificação sofreu um acidente, em que os bois se exaltaram, causando a sua queda.
Uma outra lenda, talvez de origem fonética, associa São Manços a “mansos”. Contava-se ser frequente os pais de crianças endiabradas deslocarem-se à região para “amansarem” os filhos. Algumas versões associam esse ato à coluna onde o santo foi supostamente açoitado. Atualmente pode ver-se a coluna de “amansamento” numa capela situada numa torre das Portas de Moura, em Évora.

São Manços encontra-se ainda relacionado com São Torpes, o mártir que segundo a lenda foi sepultado em Sines com a ajuda de Santa Celerina e São Manços, que lhe constroem um templo para abrigo das suas relíquias. Esse seria o primeiro templo cristão construído de raiz na Europa, reforçando a missão evangelizadora dos mártires.



A oeste da povoação, junto da Ribeira de São Manços, situa-se a Igreja Paroquial que, além de conter elementos arquitectónicos de várias épocas e retratar uma evolução cronológica na sua construção, encontra-se diretamente ligada aos acontecimentos descritos na Passio do santo mártir que deu nome à vila.

Fontes: Wikipédia e “São Manços: Da lenda à realidade arqueológica “, artigo de Patrícia Maximino publicado em 2010 no Boletim online do Museu de Évora.

Additional Hints (Decrypt)

Fhovh an ivqn Zbirq hc

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)