Skip to content

Igreja Paroquial de S. Lourenço da Montaria Traditional Geocache

This cache has been archived.

JI_Team: Arquivada!

More
Hidden : 1/20/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Designação
Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria

Localização
Viana do Castelo, São Lourenço da Montaria, Lugar da Igreja

Protecção
Inexistente


Enquadramento
Rural e isolado. Situa-se no centro de um adro, limitado por um muro de alvenaria rebocada e marcado por pináculos nos cunhais, pavimentado com lajeado de granito e com espaços relvados.
O acesso efectua-se por 3 entradas, situadas axial e lateralmente, marcadas por cunhais rematados com esferas sobre pedestal.


Tipologia
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja maneirista de planta longitudinal e nave única, com frontispício marcado por duplas pilastras coroadas com pináculos e terminada em frontão triangular, com nicho no tímpano, no alinhamento do portal, emoldurado por pilastras e entablamento, e janelão, coroado por frontão de volutas; Interior de características barrocas, com retábulos em talha dourada, de estilo nacional, azulejos da nave de albarradas, e da capela-mor, figurativos, do chamado ciclo dos Mestres, telas dos Evangelistas com molduras de talha, etc.


Características Particulares
Igreja de transição do maneirismo para o barroco, com nave flanqueda por 2 sacristias, colocadas simetricamente e fachada principal maneirista marcada por eixo central de nítida verticalidade.
No interior, destaca-se: na nave, as capelas colaterais, de arco pleno pintado com elementos fitomórficos e retábulos de talha dourada com igual estrutura arquitectónica, mas variando em alguns elementos decorativos; na capela-mor, o sistema de iluminação indirecto, com janelas de rampa, bastante pronunciado, com mísulas em volutas integradas no capialço; e a pintura do tecto, barroca, com profunda influência maneirista nos "ferronerie" envolvendo cartela central.
Na sacristia do lado do Evangelho, conserva lambril de azulejos em ponta de diamante.


Descrição Complementar
Sobre o lintel do portal encontra-se a inscrição: "Ignº de Guizenro indignissimo Abbe desta Igrª mudou para este citio no anno de 1714"; sobre o friso colocado sobre o lintel encontra-se a inscrição "Semper Dom dilexi decoremdo mustuae locum habitationis glrue".
Sobre o cunhal NE. da torre está um relógio de sol, em granito. No interior, os retábulos colaterais, do lado do Evangelho, são dedicados a São Miguel Arcanjo e à Sagrada Família; do lado da Epístola, a Nossa Senhora do Rosário e ao Sagrado Coração de Jesus. No supedâneo da capela-mor, teia de madeira decorada com ferragens de metal amarelo.

Utilização inicial e actual
Cultual

Propriedade
Privada: Igreja Católica


Época Construção
Séc. XVIII

Arquitecto | Construtor | Autor
Carpinteiro: Francisco Gonçalves Balinha (1713).

Cronologia
1713, 31 Outubro - execução do forro da igreja por 117$000 pelo carpinteiro Francisco Gonçalves Balinha;
1714 - data sobre o lintel do portal indicando a data de construção da igreja;
1960 - Comissão Fabriqueira pede à Fundação Calouste Gulbenkian subsídio para obras de restauro.


Additional Hints (No hints available.)