Skip to content

#04 - Oficina S. José Traditional Geocache

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
Hidden : 12/28/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Oficinas de S. José
Tantas vezes esquecida dos roteiros, as "oficinas de São José" são uma preciosidade esquecida. 

O Convento das Capuchinhas (ou Igreja da Madre de Deus) é um dos tesouros de Guimarães. Do primitivo convento, conserva-se a igreja de fachada rasgada por uma porta com verga saliente onde assenta um nicho ladeado de volutas e pináculos.

A conversão deste convento em lar para jovens com poucos recursos económicos ou sem ligações filiais, foi feita a partir de 1918 pela orientação e colaboração de D. Domingos da Silva Gonçalves, bispo da Guarda, fundador das Oficinas de S. José, em Guimarães, no ano de 1915.

O Centro Juvenil de S. José é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, originária das antigas Oficinas de S. José, fundadas no vetusto Convento das Capuchinhas. O edifício apresenta traços primitivos de 1681, tendo um colossal painel de azulejos na Capela-mor (Séc. XVIII) representativos dos passos e vida da Sagrada Família. No coro ainda se pode ver as grades das monjas que ao assistir á missa não podiam interagir com o povo. O seu interior é em quadrado, sendo os claustros abertos com o tipico jardim interior com fonte. Julgo que ainda se celebra eucaristia aos domingos de manhã. Uma excelente oportunidade para poder ver os referidos azulejos. No entanto tem uma secretaria em horario normal, onde se devem dirigir para quem quiser visitar.

O Centro Juvenil de S. José tem capacidade para acolher cerca de 50 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Ao atingir a maioridade são obrigados a deixar a instituição.

Enquanto vigilante nesta instituição por um curto periodo de tempo, fica aqui a minha singela homenagem.

Embora não saiba o tipo de formação que seguiu a instituição até aos dias de hoje (já lá vão 20 e muitos anos), posso salientar que existiam vários oficios que os meninos internos podiam aprender, e que num determinado momento da sua história chegou a ter grande renome em Guimarães e não só, que neste caso eram os serviços de gráfica, imprimiam todo o tipo de situações (jornais, panfletos etc.), de alfaite então muito conceituados, de cozinheiro, de carpinteiro e de jardineiro, segundo me recordo. Em muito contribuiram para formar e ajudar tantas crianças.

Objectivo deste "Passeio por Guimarães:
Com este conjunto de caches, propusemo-nos a criar um percurso que vos vai fazer percorrer alguns dos locais mais emblemáticos de Guimarães, recentes ou com mais história, sem querer ficar presos ao "clichés" habituais de uma visita turistica, mas que encerram história, arquitectura, cultura, património e beleza em simultaneo.

O conteúdo escrito destes listings não pretende ser um apontamento de estudo, ou abarcar a história total de cada lugar que vão visitar. Pretendemos apenas fazer com que visitem o local, e saibam minimamente algo sobre o mesmo. Para mais informações recomendamos visitem o espólio da Biblioteca Municipal, onde inclusivé vai existir nas imediações uma cache como nome "Convento de Sta. Clara"

Missão:
A missão, que seria a de retirar do logbook o numero correspondente para encontrar a cache final fica sem efeito por questões logisticas. Pedimos desculpa pelo incomodo, porque conforme o projecto foi avançando foram aparecendo mais spot merecedores de caches. Dai o projecto das 17 se ter tornado pequeno.

A cache:
A cache é uma embalagem pequena de plástico que podia ser magnética mas não é (por isso pedimos cuidado ao manusear) e contém logbook e stashnote. Disfarçem dos mugglers que podem aparecer de repente lá em baixo. A máquina fotográfica é uma boa ajuda... para o disfarce

Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.

Esperamos que gostem.

Mais uma cache by:

ENJOY!


free counters

Additional Hints (Decrypt)

CG: an rfdhvan ngeáf qb neohfgb. Zrgre n zãb.. AÂB È CERPVFB FHOVE NB WNEQVZ! RA: va gur pbeare oruvaq gur ohfu. Chg lbhe unaq. AB ARRQ GB RAGRE GUR TNEQRA!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)