Skip to content

#09 - Couros (Rio de) v.2 Multi-cache

This cache has been archived.

matrixamp: Fim de um ciclo.
Obrigado a todos pelas visitas, e que tenham desfrutado do local.
Um obrigado especial aos que ajudaram a manter esta cache, preservando a sua integridade durante todo este tempo, permitindo que outros também a pudessem ter encontrado.
Abraço.

More
Hidden : 12/28/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Couros a "Fez" portuguesa.
Do grande apogeu ao declinio, as traseiras da Ordem de São Francisco dão para a zona da cidade que até muitos vimaranenses desconhecem - a zona dos curtumes, junto ao rio dos Couros, até há poucos anos centro de intenso labor da curtimenta das peles, cujo cheiro pouco agradável afastava as pessoas. Eu proprio vi várias vezes este rio com côres azuis, vermelhas, verdes, carmins. Nada agradável de ser ver por sinal.

Com os antigos edifícios fabris abandonados e eu ruínas ou reutilizados para novas indústrias (e não só, como é o caso da pousada da juventude), os pelames transformados em lixeiras e o saneamento por fazer, tem sido difícil sobrepor a estes aspectos o valor histórico e estético que este conjunto de facto tem.

"Vagueando pelo solo anónimo do território ou conduzido pela geometria da mão humana, o rio de Couros corre como sempre correu: à procura do seu sol, miragem de um sorriso de criança plasmado na transparência suas águas limpas.

E este é o seu fado: o regresso sem retorno às águas limpas que o projecto agora em causa, feito de desenhos e palavras, intenções e cálculos, promete ajudar a escrever e sentir!

Enquadramento: O Projecto de Revitalização e Valorização da Ribeira da Costa/Couros surge no âmbito do projecto CampUrbis que nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Emerge da necessidade de se criar uma plataforma capaz de induzir actividade económica baseada numa ligação entre inovação, tecnologia e artes, ancorada num intenso esforço de formação de recursos humanos.
Apesar de estarmos perante um Projecto muito direccionado para a recuperação arquitectónica (de salientar infraestruturas como o Complexo Multifuncional, do Cybercentro e da Pousada da Juventude), deverá ser sublinhado o carácter estruturante que o estudo do sistema ribeirinho deverá assumir, uma vez que é o principal valor natural presente na área de intervenção.
Deste modo a Revitalização e Valorização da Ribeira da Costa/ Couros apresenta-se como um complemento essencial no processo de revitalização desta área urbana, uma vez que, combina a recuperação/ valorização das zonas naturais, como o Parque da Cidade e a zona da Veiga, e das zonas artificializadas, Hortas, Couros, Alameda Mariano Felgueiras.

Trabalhos Preliminares: Os trabalhos preliminares de recolha de informação/diagnóstico foram realizados exaustivamente e mostraram que são várias as problemáticas associadas a este sistema fluvial, que vão desde a qualidade da água, às cheias no centro da cidade, bem como, problemas de erosão de margens nas zonas mais naturais e assoreamento do leito.
O Projecto de Revitalização e Valorização da Ribeira da Costa/Couros pretende consolidar o espaço urbano, ao mesmo tempo que potencia o usufruto do espaço pela população tornando-se uma mais valia quer em termos urbanísticos quer em termos ambientais. Só com a conjugação destas duas componentes (urbana e ambiental) é possível uma integração sustentável do espaço ribeirinho com a população.
Terá portanto que se garantir, no espaço urbano, o funcionamento dos cursos de água através de medidas apropriadas, sendo que o sistema ribeirinho deve ser visto como um regulador do regime hídrico e depuração biológica das águas de escorrência superficiais.
Devemos também ter presente que a despoluição do curso de água, a regeneração das margens (sempre que possível), e a segurança do leito pela estabilização da galeria ripícola proporcionam uma maior valorização paisagística, lúdica e ecológica, valorizando o espaço público, de modo a torná-lo mais atractivo e qualificado. " Fonte

Como curiosidade, falta apenas dizer que a série televisia "A Viúva do Enforcado", de 10 episódios veiculada em 1993 pela SIC, da autoria de Paulo Filipe Monteiro (uma adaptação da novela homónima de Camilo Castelo Branco inserida na obra "Novelas do Minho") foi filmada parcialmente nestas ruas de Couro adaptadas para o efeito tapando janelas mais recentes com lama por exemplo e dando o aspecto da época em que o livro foi publicado: 1877.


Mapa orientativo da zona de Couros e sua Arqueologia Industrial

Legenda:
Pontos Amarelos:
stages da multi-cache
Pontos Roxos: outros pontos de interesse (vários tanques, Alminhas, outro tanques)
P: parque gratuito

Como fazer esta multi-cache
Procurem o vosso melhor parque e "percam-se" por Guimarães . Recomendo este para estacionar, por ser grátis: 41° 26.340'N 8° 17.588'W.
Por aqui estarão próximo das respostas a este listing e da cache final. A caminhada total será inferior a 300mts.

As coordenadas publicadas são o ponto de partida desta multi-cache.

STAGE 1:
Neste local, um ramal do rio Couro, existe uma pequena ponte e um tanque em curva tão pouco usual.

Pergunta: quantos pilares suportam a ponte? (nr par)
A resposta será (A)

Apartir da coordenadas N publicada, efectuar a seguinte conta: Coordenada publicada N 41º26.(349 +(A*25))


STAGE 2:
Neste local, renovado para a CEC12 e concluido aposteriori, encontra-se um monumento em cimento e latão com um poema e frases que passa despercebido e que faz de barreira para não cair ao Rio de Couros. No ponto 3 existe um mapa em baixo relevo da Zona de Couros. Tentem encontrar-se. Este é o novo ponto da versão desta cache que deverão observar. Consultar desenho 1 e responder:

Para obter a coordenada W, procurem com a ajuda destes numeros da figura (não está á escala), a sequência de texto correcta:

Horas de Trabalho /  Rio Couros / Trabalho

Será: 

3 - 7 - 8 = W 8° 17.619

1 - 4 - 6 = W 8° 17.612

2 - 5 - 6 = W 8° 17.572


Objectivo deste "Passeio por Guimarães:
Com este conjunto de caches, propusemo-nos a criar um percurso que vos vai fazer percorrer alguns dos locais mais emblemáticos de Guimarães, recentes ou com mais história, sem querer ficar presos ao "clichés" habituais de uma visita turistica, mas que encerram história, arquitectura, cultura, património e beleza em simultaneo.

O conteúdo escrito destes listings não pretende ser um apontamento de estudo, ou abarcar a história total de cada lugar que vão visitar. Pretendemos apenas fazer com que visitem o local, e saibam minimamente algo sobre o mesmo. Para mais informações recomendamos visitem o espólio da Biblioteca Municipal, onde inclusivé vai existir nas imediações uma cache com o nome "Convento de Sta. Clara".


A cache:
A cache é uma embalagem de plástico e contém logbook. Não colem autocolantes por favor. Tenham imenso cuidado para que não caia, senão vai-se perder concerteza (depois entenderão porquê ). Recomendo muita precaução em chegar ao contentor final.

Nos vossos logs, não se queixem do local final por favor, lolol, não vale a pena mas é uma das formas para "apreciarem melhor" o Rio Couro.

Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.

Esperamos que gostem.

Mais uma cache by:

ENJOY!



free counters

Additional Hints (Decrypt)

CG/RA: Fcbvyre

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)