Skip to content

Observatório Astronómico de Coimbra Multi-cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 9/25/2011
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

PT Esta cache pretende dar a conhecer o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, local de interesse da cidade que promove actividades sempre que ocorrem fenómenos astronómicos.
EN This cache intends to show you the Astronomical Observatory of the University of Coimbra, landmark of the city that promotes activities whenever astronomical phenomena occur.

A criação do Observatório Astronómico inseriu-se num projecto mais vasto, durante o reinado de D. José I, que ficou conhecido por Reforma da Universidade de Coimbra ou Reforma Pombalina, dada a indelével marca deixada neste processo pelo Marquês de Pombal.
O processo de edificação do Observatório, tanto físico como científico, sofreu algumas vicissitudes, que só no fim do séc. XVIII são ultrapassadas. O projecto inicial, uma majestoso edifício, foi abandonado em Setembro de 1775, provavelmente, devido ao previsível exagerado custo. Em definitivo começou a ser erigido, em 1790, um edifício no Pátio da Universidade "mais singelo mas de elegante construção." (1872, Castro Freire - Imprensa da Universidade de Coimbra).
As obras terminaram em 1799 e numa carta do Príncipe Regente D. João VI (1767-1826) ao Reitor da Universidade de 4 de Dezembro do mesmo ano é ractificada a vocação do Observatório Astronómico "(...) o Estabelecimento do Observatório dessa Universidade e atendendo a que ele não somente deve servir para demonstrações práticas da Astronomia, mas também para se trabalhar assiduamente nas observações mais apuradas, e exactas (...)". Permitimo-nos destacar aqui a insistência na palavra "assiduidade" que terá enorme repercussão no tipo de trabalho desenvolvido pelo Observatório Astronómico. Estamos a referir, por exemplo, à publicação de efemérides astronómicas iniciadas em 1802.
Esta obra e as edições seguintes tiveram um impacto considerável na Astronomia da época. Vários foram os astrónomos de renome como Barão de von Zach ou o francês Delambre que se referiram às efemérides de Coimbra com elogio. Na realidade tal como Rudolfo Guimarães afirma as efemérides de Coimbra estavam longe de ser uma cópia de almanaques estrangeiros (1909 - Imprensa da Universidade de Coimbra). Nos seus primeiros anos as Efemérides de Coimbra foram uma constante fonte de novidades científicas: determinação de eclipses (volumes para os anos 1804 e 1807); posições de Marte (1804); determinação da longitude geográfica (1804 e 1805); métodos de interpolação (1808 e 1809); etc. A publicação das Efemérides do Observatório Astronómico manteve-se, quase ininterruptamente, até aos dias de hoje.
Neste processo de estabelecimento do Observatório Astronómico como instituição científica há uma figura que se destaca: José Monteiro da Rocha, que foi o seu primeiro Director. No nosso último artigo incluiremos algumas notas sobre a personagem de Monteiro da Rocha. No entanto é incontornável referi-lo nesta oportunidade já que uma parte importante da sua vida científica se confunde com os primeiros anos do Observatório. Desde já Monteiro da Rocha participou de forma activa na Reforma da Universidade em particular no que concerne as Faculdades de Matemática e Filosofia. Foi ainda o grande impulsionador da publicação das Efemérides, incluindo trabalhos seus nos primeiros volumes. Francisco Costa Lobo, um marco da Astronomia nacional do séc. XX, não hesita apelidar Monteiro da Rocha como um astro de primeira grandeza.
Importa agora referir alguns aspectos mais organizativos e técnicos dos primeiros tempos do Observatório de Coimbra. Foi criado um quadro composto por um Director, que tinha que ser um lente jubilado, dois astrónomos (sendo o primeiro o lente da cadeira de Astronomia), quatro ajudantes, um guarda, um praticante de guarda e um porteiro.
Este quadro de pessoal traduz a natural ligação do Observatório ao ensino prático da Astronomia. A Reforma da Universidade instituíra uma cadeira de Astronomia no quarto ano do curso da Faculdade de Matemática, do qual foi primeiro professor Miguel António Ciera, engenheiro italiano que veio para Portugal a meados do séc. XVIII com o objectivo de ajudar à demarcação geográfica. O programa da cadeira de Astronomia traduzia a real vontade de colocar o ensino português em consonância com o que se fazia de melhor na época. O professor deveria ensinar os movimentos dos planetas de acordo com a teoria de Newton tendo o Sol como centro: No que concerne o equipamento o Observatório Astronómico recebeu uma parte importante do espólio do Real Colégio dos Nobres, em Lisboa, fruta da abolição dos estudos matemáticos nessa instituição em 1772.
Mas as exigências de observações precisas necessitavam de equipamento suplementar. Sobre a direcção de Monteiro da Rocha podemos encontrar "(...) dois bons quartos de círculo de Adams, pendulas de Magalhães e Carnshaw, (...) um quadrante de Troughton, o óculo de passagens de Dollond, e a bela pendula de Berthoud, instrumentos mais perfeitos com os quais se começaram as observações de alturas e passagens meridianas." (1872, Castro Freire - Imprensa da Universidade de Coimbra).
É inquestionável o valor da criação do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra para evolução do estudo da Astronomia em Portugal. Foi o primeiro grande Observatório nacional e traduziu a vontade da época em aliar o conhecimento teórico ao prático com reais vantagens para a Ciência portuguesa.
O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra funcionou local inicial durante cerca de 150 anos. Já no século XX, no início dos anos quarenta, o novo plano da Cidade Universitária previa a demolição do Observatório do Terreiro, no intuito de lhe destinar novas instalações mais consentâneas e de modo a desanuviar o pátio da Universidade.
Assim, o Observatório foi transferido para o Alto de Santa Clara em 1951. Desde então o Observatório tem funcionado nestas instalações. Actualmente, ali desenvolve actividades científicas, de ensino e divulgação em Astronomia.

in (visit link)

PT A cache não se encontra nas coordenadas dadas, estas sao do primeiro WP que vos vai permitir chegar às coordenadas finais. Agradecemos o máximo cuidado no manuseamento da cache e que a recoloquem tal como a encontraram de modo a manter o mistério e preservar a mesma.

Para chegar às coordenadas finais é precisar observar o que vos rodeia e fazer alguns cálculos:
A - Nº de portões na entrada principal
B - Nº de pontas da estrela
C - Nº de consoantes em "Observatório Astronómico"
D - Nº de letras em "Universidade de Coimbra"
E - Nº de consoantes em "Universidade de Coimbra"
F - Nº de vogais em "Observatório Astronómico"

Coordenadas Finais:
N 40º 11. B B [E-B+A]'
W 8º 26. [F-B+A] [B-A] [D-C]'

NOTA: A cache encontra-se fora do muro que circunda o Observatório, a cerca de 160m do ponto inicial.

EN The cache is not at the given coordinates, these are from the first WP that will allow you to reach the final coordinates. We thank the utmost care when handling the cache and please place it as found in order to maintain the mystery and ensure it's preservation.

To get to the final coordinates you need to observe what's around you and do some calculations:
A - Number of gates at the main entrance
B - Number of points of the star
C - Number of consonants in "Observatório Astronómico"
D - Number of letters in "Universidade de Coimbra"
E - Number of consonants in "Universidade de Coimbra"
F - Number of vowels in "Observatório Astronómico"

Final Coordinates:
N 40º 11. B B [E-B+A]'
W 8º 26. [F-B+A] [B-A] [D-C]'

NOTE: The cache is outside the wall that surrounds the Observatory, at about 160 meters of the initial location.

POR FAVOR: No final, deixar a Carlota bem tapadinha, para ela não apanhar frio ;)

Additional Hints (Decrypt)

JC - CG N rfgeryn aãb rfgá ab péh | RA Gur fgne vf abg va gur fxl Svany - CG N Pneybgn (ndhryn dhr R.O. Juvgr abf qrh n pbaurpre) thneqn b frterqb | RA Gur frperg yvrf jvgu Puneybggr (Gur bar gung RO Juvgr gbyq hf nobhg)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)