Poço do Bezerro Traditional Geocache

Hidden : 9/7/2011

Tradução

A nossa aventura leva-nos a conhecer o bonito ribeiro do Poço do Bezerro. Existem várias formas de aqui chegar.

A forma mais fácil será caminhar pela Levada do Furado. Este é um passeio que se estende ao longo de dez quilómetros e que pode ser feito por qualquer pessoa, visto não apresentar nenhuma dificuldade ou risco. Oito quilómetros do percurso são feitos em solo plano, ou seja, desde o Ribeiro Frio até a casa da Divisão das Águas, pela esplanada da Serra do Faial, pode passear despreocupadamente por entre árvores e plantas sem ter de se preocupar em fazer descidas ou subidas. Os restantes dois quilómetros são feitos a descer até ao Miradouro da Portela.

A caminhada começa abaixo do Posto Florestal do Ribeiro Frio que, aliás, é um excelente lugar para observar algumas plantas endémicas da Madeira, sem esquecer os famosos viveiros de trutas, é claro! O acesso à levada é garantido por uma vereda à direita da estrada. Nesta levada são habituais as plantas que nascem em ambientes húmidos e de pouca claridade. A Órquidea da Serra, os Gerânios, o Isoplexis, o Massaroco, os Ranúnculos, as Estreleiras, os Goivos da Serra e as Leitugas são algumas das espécies que, na Primavera e no Verão, dão o ar da sua graça, tingindo esta levada das mais variadas cores. O Loureiro, a Faia das Ilhas, o Folhado ou a Urze Molar são as árvores que conferem o tom verde a esta tela já colorida pelas flores. Ao espectáculo visual juntam-se os sons emitidos pelos Bis-bis, Melros Pretos, Tendilhões e Lavandeiras.

A Casa da Divisão das águas surge e, agora, é tempo de abandonar a levada e descer cerca de 200 metros até ao Posto Florestal dos Lamaceiros. Se quiser recarregar baterias, este é o local ideal para fazer um piquenique. Recompostas as energias, é altura de seguir pelo caminho de terra que se abre em frente. Tenha atenção às placas que ajudam a encontrar o fim deste passeio, o Miradouro da Portela.

Para os amantes do desporto aventura, mais propriamente do Canyoning, esta cache fará uma excelente conjugação. O canyoning que termina junto à zona da cache chama-se Poço do Bezerro e tem início na zona dos corrais do Chão das Feiteiras. É um Canyon simples com um desnível de 320m, a fazer aproximadamente em 4h a 4:30 (+ 45min até ao Ribeiro Frio na Levada do Furado). O rapel maior tem cerca de 15m. ATENÇÃO: Só deverá utilizar esta forma para chegar à geocache se for experiente ou estiver acompanhado por pessoas competentes para o efeito.

Outra das formas que poderá utilizar para chegar à geocache é iniciar a sua caminhada pela Levada do Faial que cruza com a Levada do Furado junto à casa das águas ou ainda descer a levada que liga o Chão das Feiteiras à levada do Furão.

Cache:Quando chegar à ponte que atravessa o ribeiro siga a levada da direita até à zona onde esta vai tomar a água. Suba mais 20 metros por entre o leito do ribeiro e procure no lado direito do poço. Se vem no Canyon, basta procurá-la após o último rapel. Boa Sorte!