Skip to content

Bem-vindos a Ferreira do Zêzere Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reativação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 8/10/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Ferreira do Zêzere é um dos concelhos que se situa mais a Norte no distrito de Santarém. No total, abrange uma área de 184,92 km2 e é constituído por nove freguesias: Águas Belas, Areias, Bêco, Chãos, Dornes, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova do Sobral, Paio Mendes e Pias. Com os Censos de 2011 foram contabilizados 8647 habitantes, dos quais 4545 mulheres e 4102 homens.


Banhado pelo Rio Zêzere numa grande percentagem da sua “fronteira”, o concelho é limitado a Sudeste pelo concelho de Abrantes, a Sul por Tomar e a Oeste por Ourém (do distrito de Santarém), a Noroeste por Alvaiázere e a Norte por Figueiró dos Vinhos (distrito de Leiria), a Nordeste pela Sertã e a Este pelo concelho de Vila de Rei (distrito de Castelo Branco).

O ano de 1159 marca a primeira data de referência à região e local do actual concelho de Ferreira (do Rio Zêzere). Vinte anos decorridos sobre a fundação da nacionalidade, o primeiro Rei de Portugal fazia doação desta zona à secular Ordem dos Templários - era o local do Castelo de Ceras. Em 1319, passa para a Ordem de Cristo, dividida em diversas "Comendas".
Já em 1190, D. Sancho I tinha feito doação a Pedro Ferreiro, o fundador de Ferreira do Zêzere, de uma herdade em Vale de Orjais que este povoou e mais tarde constituiu o morgado de Águas Belas, pelo facto de Pedro Ferreiro se ter distinguido muito em Montemor.
Em 1222 Pedro Ferreiro e sua mulher Maria Vasques deram carta de foral aos povoadores da sua herdade que de novo se chama Vila Ferreiro ou Ferreira.
Em 1362, D. Nuno Rodrigues, Mestre da Ordem de Cristo, coloca a primeira pedra para a construção dos paços na actual vila de Ferreira, que a esta categoria passara por ordem de D. João III (em 1531).
Com uma forte dispersão das localidades em inúmeros lugarejos, esta região conheceu sempre grandes impasses no seu desenvolvimento, como a grande peste dos fins do séc. XVI e as invasões francesas.
O concelho de Ferreira do Zêzere foi criado com a sua configuração actual pela reforma administrativa de Rodrigo da Fonseca Magalhães, em 1836.

Nos anos de 1940 e 1950, sofreu este concelho algumas alterações com a construção da Barragem de Castelo do Bode que, embora tenha trazido vantagens nos campos da produção de energia eléctrica e turismo, motivou, com a subida das águas do leito do Rio Zêzere, a deslocação de muitas centenas de pessoas que se viram na necessidade de alterar substancialmente os seus modos de vida.
Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este concelho.
Por outro lado Alfredo Keil, autor de "A Portuguesa", o hino nacional, passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a ópera Serrana, a orquestração de “A Portuguesa” e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa.




Hoje em dia Ferreira do Zêzere é um local extremamente agradável para se estar ou simplesmente para se visitar. Com boas acessibilidades e diversos locais de interesse em vários pontos do concelho, Ferreira do Zêzere é um dos bons destinos turísticos de Portugal. Visite-nos! Certamente será bem recebido!


Informação baseada no que consta no “Boletim da Junta da Província do Ribatejo” e no livro “Lugares e Lugarejos do Concelho de Ferreira do Zêzere”.


A CACHE:

Trata-se de uma micro-cache (uma pequena caixa de um rolo de fotografia, de 35mm) relativamente bem escondida e que é conveniente que a deixem no seu local, bem arrumadinha! ;-)

free counters
Free counters

free counters
Free counters

Additional Hints (Decrypt)

Fragn-gr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)