Skip to content

Sancti Salvatoris de Elaes Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 8/5/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Delães (Sancti Salvatoris de Elaes)

Delães é uma freguesia do Minho da Comarca e concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito e arquidiocese de Braga. Mas nem sempre pertenceu a comarca de Vila Nova de Famalicão. Em 1839 aparece na comarca de Barcelos e só em 1852 insere-se na de Vila Nova de Famalicão.
Da sua toponímia diz-se que no principio da fundação da freguesia, o povo teria denominado esta região por «Divino Salvador Dallém D Ave», que depois se teria chamado «Dallém D Ave», mais tarde «Dallêns» e hoje Delães. Só a partir do Século XIII é que aparece em documentos escrita e sob diversas variantes da actual designação: «Alães»,«Dailanes», «Dalões», «Deelãees», «Deelaes», «Elaes», «Delaens» e «Delains». Nas inquirições de 1220 era citada com o nome de «Sancti Salvatoris de Elaes» e também nas de 1258, entao.

Esta freguesia terá fortes tradições históricas, relacionadas: com os primeiros séculos da Nacionalidade. Mas o povoamento de Delães é muito anterior à chegada dos primeiros povos, que não praticavam a agricultura e apenas se dedicavam à recolecção de plantas e frutos.
A cultura castreja também teve forte implantação em Delães. Uma população pobre que habitava em toscas casas, construídas em pedra e cobertas de colmo ou ramos de arvores, dedicava-se a pastorícia e a uma agricultura incipiente.
Segundo Pinho Leal(1), houve aqui, em tempos remotos um convento de freiras beneditinas de que hoje não há sinais, assim como no alto do.monte há vestigios da distância de uma cidade, cujo nome se ignore, e que foi arrasada com as guerras da Idade Média.
0 Padre António Carvalho da Costa, na «Coreografia Portuguesa». de 1706, dizia que: «S. Salvador de Delães, Abbadia da Mira, rende cento e cincoenta mil reis, tem cincoenta vifinhos(2). Efte efta igreja no alto de S. Miguel do Monte, e se há tradição nos tempos paffados fora Cidade:(ao menos.devia ter fortificação pelo que nos mofrão os vestígios)..»

Assim é dada notícia de uma cidade que ocupou a zona em que hoje se situa Delães. Nesta data (1706) ainda eram visíveis os vestígios eras muralhas no alto de S. Miguel. Pensa-se que esta cidade devia estender-se pelo Monte de S. Miguel (tem a sua origem Ruivães e vai até Mogege) onde há a certeza de ter estado a Fortaleza e de onde foi removida a igreja paroquial de «S. Salvador de Delaens».
Aquele último autor, refere ainda a existência de um Solar dos Novaes, família que procedia de D. Pedro de Novaes, o Velho, um fidalgo galego pobre. Vindo a Portugal para tentar enriquecer, acabou cativo dos mouros, que o levaram para África. Resgatou a sua libertação graças ao dinheiro emprestado por «alfaqueques» (emissários encarregues de resgatar :cativos ou de propor. a paz entre facções desavindas). Chegado à Peninsula lbérica, D.Pedro de Novaes viveu de esmolas até conseguir pagar a sua libertação. Juntou tanto dinheiro que se fez negociante de trigo e enriqueceu com tal comércio. Foi tal a importância que atingiu, que durante o reinado de D. Sancho II (1223-1247), foi nomeado Alcaide-Mor de Vila Nova de Cerveira. Deste D. Pedro de Novaes descendem muitas famílias nobres, vivendo a major parte delas em Guimarães. As suas armas são em campo azul cinco novelos de prata postos em santos; timbre em aspa azul entre dois novelos com o escudo.Em 1551, Delães então chamada de «Abes Sam Salvador» - estava anexa a São Miguel do Monte, pertencia ao termo de Barcelos e era sua donatária a Casa de Bragança.

A CACHE:
A cache é um contentor micro e contém no seu interior o logbook,lápis e dá para trocar objectos de pequena dimensão.

Atenção aos Muggles Séniores que costumam frequentar a zona, principalmente no verão.

Façam C.I.T.O. se possível







Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

Cevzrveb cnffb: Anf pbbeqranqnf cebphene b cnenyryb fbygb, qronvkb qryr rapbagenf b dhr cerpvfnf cnen ergvene n pnpur. Frthaqb cnffb: ergvene n pnpur qb crdhrab pvamragb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)