Skip to content

Canto Inferior Direito 2 (Vila Real S Antonio) Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 7/13/2011
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Frágil! Rodar a tampa sem mover o container do sitio!
Levar calçado apropriado ao terreno, que é bastante irregular (rochas). Ter atenção às marés, evitar ir com o mar alteroso.

Fragile! Just turn the cache lid open - without moving the container!
Recommend shoes fit for unregular terrain (rocks). Watch out for high tide, avoid bad sea.


cache header foto

Bem-vindo(a) à segunda versão desta cache, que o leva ao ponto mais sudeste de Portugal Continental, a Ponta de Santo António.
foto pc marques de pombal  Está em Vila Real de St. António, uma muita antiga vila de pescadores, situada na fronteira com a Espanha, junto à foz do Rio Guadiana, na sua margem direita. Esta vila foi desde a sua origem – provavelmente nos tempos dos Fenícios - um pequeno porto de pesca (até 1755 tinha o nome de Vila de Santo António de Arenilha). Depois do grande terramoto de 1755, a vila foi totalmente projectada, construída e fundada em 1774 pelo Marquês de Pombal, um influente ministro de D. José I, Rei de Portugal (1750-1777),e que aqui teve um papel semelhante ao da baixa de Lisboa ao construir quase toda a vila em ruas rectilíneas e perpendiculares, com muitas semelhanças à baixa de Lisboa.
A cidade constitui um testemunho histórico importante devido ao facto de ter sido construída de raíz em apenas dois anos, com base num processo de pré-fabrico e estandardização, técnicas que a Casa do Risco das Obras Públicas empregava desde a reconstrução de Lisboa.





foto farol O final do séc. XIX e as décadas seguintes foram de prosperidade para Vila Real de Santo António. A presença de sardinhas e de atum nas águas do litoral algarvio transformaram a vila num importante centro conserveiro, enquanto o seu porto era demandado pelos barcos que subiam o Guadiana para carregar o minério extraído nas minas de São Domingos (no porto do Pomarão). A comprovar o seu dinamismo e riqueza refira-se que foi a primeira localidade do Algarve a ter iluminação a gás (1886).

A história do concelho não começa, porém, com a fundação de Vila Real de Santo António. Esta área do litoral foi habitada desde tempos recuados, como comprovam a anta e “tholos” em Nora, perto de Cacela. Os romanos, e mais tarde os árabes, fizeram de Cacela povoação importante. Tomado o seu castelo, em 1240, por D. Paio Peres Correia, mestre da Ordem de Sant'Iago, Cacela foi o ponto de partida para a reconquista de todo o Algarve.


air fotoO rigor arquitectónico do Marquês de Pombal está ainda hoje integralmente presente e integrado no eixo urbano. A Praça Marquês de Pombal em conjunto com as históricas ruas pombalinas tece a principal área comercial da cidade. Na Praça encontramos um obelisco central, quatro torreões delimitando os vértices e o edifício da Câmara Municipal e Igreja Matriz.

Junto ao rio, o edifício da Alfândega, primeiro a ser concluído, a par com os antigos edifícios da Sociedades das Pescarias, divide a cidade em duas metades simétricas, sendo o conjunto rematado por dois torreões que serviam de vigia à vila.





map of Vila Real Sto Antonio Algarve mapaPara além da sede do concelho, Vila Real de Santo António inclui ainda o aglomerado urbano de Hortas, estendendo-se ao longo do troço da Ex-Estrada Nacional 125 que liga Vila Real à vila de Monte Gordo e as freguesias de Monte Gordo, uma importante estância balnear, e Vila Nova de Cacela.

Esse aglomerado está, em termos administrativos, "dividido" entre as freguesias de Vila Real de Santo António e Monte Gordo. Esta última inclui ainda o aglomerado urbano da Aldeia Nova, no troço da Estrada Nacional 125 que liga Monte Gordo à freguesia de Altura, no concelho de Castro Marim.  

Uma curiosidade interessante na geografia do concelho de Vila Real de Santo António é justamente o facto da freguesia de Vila Nova de Cacela surgir "separada" das outras duas freguesias do concelho pela freguesia de Altura (aqui ao lado a verde), que constitui a "saída para o litoral" do concelho de Castro Marim, cuja sede se situa já no barrocal algarvio, a cerca de três quilómetros de Vila Real de Santo António.

A visitar
Ainda dentro desta vila deve visitar a Zona Histórica Pombalina , a Praça Marquês de Pombal e o Obelisco, e o Farol .  

foto igrejaO património natural contempla a Reserva Natural do Sapal de Vila Real de Santo António, a Reserva Natural da Mata de Vila Real de Santo António ( mata entre V.R. St. António e Monte Gordo ) e a Ponta de Santo António – Assim chamada por nas imediações ter existido a Vila de Santo António de Arenilha, hoje caminho para a cache!

Do outro lado do Guadiana encontra-se a cidade de Ayamonte. O Ferry faz a ligação entre V.R.St.António e esta cidade espanhola. Recomenda-se esse passeio! Se preferir pode ir pela nova ponte sobre o Guadiana a cerca de 6km a norte de V.R.St.António.  

A 3km para norte encontra-se a vila de Castro Marim, com o seu imponente castelo de origem árabe. Aqui decorre anualmente no ultimo fim de semana de Agosto uma importante feira medieval, a não perder!  

foto marinaA 4km para Oeste encontra o antigo centro piscatório e agora grande centro turístico : Monte Gordo. Situada entre um vasto pinhal e o mar foi pioneira na exploração turística no Algarve, com a construção de um dos primeiros hotéis da região nos anos 60. Com uma extensa e bela praia, um clima ameno e várias zonas pedonais, em calçada portuguesa,

Deve visitar também Cacela Velha mais a oeste e a sua Fortaleza, a zona mais antiga do concelho.   

A cache- está na Ponta de St. António e pode ir de carro até lá. Depois é uma caminhada até à cache, em pleno molhe, e pode se considerar a pessoa mais a sudeste em Portugal continental! :).
A cache é um container small. Está escondida num local sensível ao estado do mar, por isso seja cuidadoso na sua reposição, deixe-a bem fechada. Obrigado!




header 2 foto English - This cache is located at the most south-eastern point of Continental Portugal, the "Ponta de Santo António".

You are in Vila Real de St. Antonio, a very old village of fishermen, located near the Portugal/spanish border, at the mouth of the Guadiana River, in the right margin. This town was from origin - probably in the days of Phoenicians - a small fishing port (up to 1755 had the name of Villa de San Antonio de Arenilha). After the great earthquake of 1755, the town was completely re-designed, built and founded in 1774 by the Marquis of Pombal. He was an influential minister of king D. Joseph I (1750-1777), and had here a role similar to that of downtown Lisbon, where he designed almost all the town in straight and perpendicular streets, with many similarities to downtown Lisbon.

The city is an important historical testimony because it was built from scratch in just two years, according to pre-production and standardization technics used by the "House of Public Works" since the reconstruction of Lisbon.
The end of 19th century and following decades were of prosperity to Vila Real de Santo António. The presence of sardines and tuna in the waters off the Algarve coast turned the town into a major canning center, while the harbour was busy with boats going up the Guadiana River to load the ore in the mines of Santo Domingo (in the port of Pomarão, Mértola). VRSA is the first town in the Algarve to have gas lighting (1886).
 
The history of the county does not begin, however, with the founding of Vila Real de Santo António. This area of coast has been inhabited since ancient times, as some pre historic findings show (at Nora, Cacela). The Romans and later the Arabs, have made  Cacela an important village. Taken its castle, in 1240, by D. Paio Peres Correia, Master of the Order of Sant'Iago, Cacela was the starting point for the reconquest of all the Algarve.    
The architectural rigor of the Marquis of Pombal is still present and fully integrated into the urban axis. The Marquis de Pombal Square, together with the historic "Pombal" style streets, is the main shopping area of the city. At th Square there is an obelisk , four turrets delimiting the vertices and the Town Hall and main Church.
 
Along the river, the Customs building, first to be completed, along with the old buildings of Fisheries Societies, divides the city into two symmetrical halves, and finishes the set by two towers that were used to guard the village.

Places to Visit

The Historic Area Pombalina, the Marquis de Pombal Square and Obelisk, and the lighthouse near the cache.
The natural heritage includes the Natural Reserve of Sapal de Vila Real de Santo António, the Natural Reserve of Mata de Vila Real de Santo António (between VRSA and Monte Gordo) and Ponta de Santo António - named after the (now gone) village of St. Anthony of Arenilha, on the path to the cache!
Across the Guadiana is the town of Ayamonte, the Ferry is the connection. If you prefer you can drive through the new bridge over the Guadiana, about 6km north of VRSt.António.
3km to the north is the town of Castro Marim with its imposing castle of Arab origin. Every last of August a major medieval fair, not to be missed!
4km to the west of VRSA is the old fishing center and now major tourist center: Monte Gordo. Situated between a large pine forest and the sea, it was a pioneer in farm tourism in the Algarve, with the construction of one of the first hotels in the region, in the 60s. There are long and beautiful golden beaches, a mild climate and several pedestrian zones.
A few more kms to the west, you should also visit Cacela Velha and its fortress, the oldest area of the county.

The cache is at Ponta de Santo António. Drive until 500 meters from the cache and walk. At the cache you will be considered the person most in the southeast continental Portugal!:).
It is a small container, hidden in a location sensitive to the state of the sea, so be careful and close it carefully. Thank you!

logo geocaching@pt

Additional Hints (Decrypt)

[POR]Ynqb qb Evb. Ragene an tehgn r, à qvervgn, rfgvpne b oençb cryb ohenpb rager nf crqenf. Ebqne ncranf n gnzcn, frz zbire n pnpur qb fvgvb! [ENG]Evire fvqr. Ragre gur fznyy pnir. Ba evtug fvqr, fgergpu lbhe nez va gur ubyr orgjrra gur ebpxf. Whfg ghea gur yvq bcra, qba'g zbir gur pnpur!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)