Skip to content

LAGOA DAS EMPADADAS EarthCache

Hidden : 7/4/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Lagoa das Empadadas fica na ilha de S. Miguel, Região Autónoma dos Açores, Portugal.

A lagoa divide-se por dois lençóis de água com origem em duas crateras vulcânicas unidas entre si e situa-se na zona da Serra Devassa. Grande parte da zona envolvente é ocupada por matas de criptoméria e o caminho em redor das lagoas encontra-se ajardinado com azáleas e nas margens da lagoa as plantas aquáticas são muito abundantes.

Lagoa das Empadadas Norte:
Comprimento/ Length: 250 m
Largura / Width: 85 m
Profundidade/ Depth: 5,3 m

Lagoa das Empadadas Sul:
Comprimento/ Length: 85 m
Largura / Width: 80 m
Profundidade/ Depth: 3 m
 

Antigamente, a água destas lagoas abastecia os fontanários públicos de Ponta Delgada para onde era conduzida através de um longo aqueduto de pedra chamado o Muro das Nove Janelas.

 

Origem

As ilhas que constituem o arquipélago dos Açores correspondem a vulcões submarinos, estando vários deles activos ainda, isto é, são vulcões que entram em erupção com alguma frequência, ou que entraram em erupção recentemente. Além do vulcanismo principal existem também manifestações de vulcanismo secundário, como as fumarolas, nascentes termais e géiseres.

As mais recentes manifestações vulcânicas nos Açores, datam de 1998 e 1999 com a entrada em erupção do vulcão da Serreta a 10km NW da ilha Terceira. Esta actividade manifestou-se com a elevação de uma coluna de vapor a cerca de 30m de altura e o aparecimento de pedaços de lava a flutuar nas águas.

Quando a actividade vulcânica é extinta ou quando os vulcões estão adormecidos, é frequente que se formem lagoas nas suas crateras, à custa das águas das chuvas.

Estas lagoas, denominadas caldeiras, formam-se quando se dá o colapso ou abatimento da parte superior do cone vulcânico, como resultado do esvaziamento da câmara magmática se, após a erupção não voltar a haver recarga da mesma. Desta forma, a falta de pressão exercida pelo conteúdo magmático causa a insustentabilidade do edifício e consequente colapso.

As caldeiras podem ter variadas dimensões e a forma delas tende a ser circular ou elíptica, à semelhança da cratera vulcânica, como sucede com estas dois lençóis de água que constituem a belíssima Lagoa das Empadadas.

Estas lagoas podem ser visitadas de segunda a sexta, das 08:30 às 15:00 e sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 19:00.

A Cache

O GZ situa-se num miradouro existente no recinto das lagoas que vale a pena visitar pois a vista é magnífica.

Para poderem logar esta cache vão ter que nos enviar um email com uma descrição, por palavras vossas, da origem da Lagoa das Empadadas.

 

 

English

 

 

Additional Hints (No hints available.)