Skip to content

GESSO Traditional Geocache

This cache has been archived.

AIRUC: Como o local em que a cache se encontrava foi terraplanado, parece que para ser urbanizado ou outra ação, vai ser arquivada.
Obrigado

More
Hidden : 5/27/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A CACHE

Contem stashnote, logbook, lápis, apara-lápis e pequenas prendas para troca.

A cache não se encontra em terrenos pertencentes á mina de gesso. A entrada para o local da extração da gipsita tem as seguintes coordenadas: N39 22.572 W009 09.402


Mina - Avarela - Óbidos - extração da gipsita

EXTRAÇÃO E FABRICO DE GESSO

Após a extracção em mina ou céu aberto da gipsita ou pedra de gesso, composto basicamente de sulfato de cálcio di-hidratado, este material é britado, ou seja, é fragmentado mecanicamente formando pequenos pedaços de pedra.



Britagem

É feita em seguida a calcinação desses mesmos fragmentos num forno rotativo a cerca de 160°C. Neste processo o material perde água, formando assim sulfato de cálcio semi-hidratado (CaSO4 ½ H2O).


Armazenamento

Uma vez calcinado, o material é moído


Calcinação

formando o característico pó branco como é comercializado.
O gesso, conhecido á milhares de anos, já era utilizado como ligante pelos povos da Antiguidade, tais como do Egipto e Fenícia.

UTILIZAÇÃO

Na construção civil.

O gesso é um material muito utilizado em construção devido às suas propriedades de aderência. A sua maleabilidade fazem da argamassa deste ligante um bom material para a execução de pormenores decorativos em paredes e tectos, assim como fazer o estuque que reveste as paredes. É um bom isolante térmico e acústico devido ao facto de ter uma baixa condutividade térmica e um elevado Coeficiente de absorção|coeficiente de absorção acústica. Contudo, a sua fraca resistência quando posto em contacto com água, faz do gesso um mau material para ser utilizado em exteriores. É também utilizado como barreira corta-fogo, pois como tem um baixo coeficiente de conductibilidade térmica, impede que o fogo alastre a outras zonas do local onde o gesso está aplicado, normalmente em habitações; para além do baixo coeficiente de conductibilidade térmica possui ainda a característica de libertar água quando exposto ao calor do fogo (calcinação a 160°C).

Na Medicina.

O gesso é frequentemente utilizado no auxílio do tratamento de fracturas ortopédicas. Alguns críticos opõem-se a esta prática defendendo que o gesso pode constituir um potencial perigo para a saúde ao aparentemente potencializar o desenvolvimento de microrganismos.

Na enologia.

O gesso é utilizado na produção de vinho com o efeito de fazer precipitar materiais em suspensão na mistura. Há evidências do surgimento de sua utilização em vinícolas na Europa , com maior incidência em sítios arqueológicos datados de aproximadamente 6.500 a.C. Alguns escritos gregos do filósofo Plínio, o Velho descrevem como a população da época utilizava o gesso parcialmente desidratado e um tipo de cal com o propósito de diminuir a acidez da bebida. O escritor grego Teofrasto é a mais antiga fonte conhecida a descrever esta prática de vinificação entre os gregos antigos.

Na Cerâmica e na Arte.

O gesso é utilizado como fabricação de moldes e em estátuas de gesso.



Mina - Avarela - Óbidos

Additional Hints (No hints available.)